A ponte invisível : o arquétipo de transcendência em narrativas infantis sobre contos de fadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Viviane Dexheimer
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1831
Resumo: A presente tese tem como foco o estudo do arquétipo de transcendência em narrativas infantis sobre contos de fadas. A pesquisadora escolheu uma escola particular, situada num bairro de classe média, objetivando a realização de uma pesquisa de campo com crianças de nove a 11 anos, as quais são estimuladas a escrever uma narrativa sobre o conto de fadas de que mais gostam. Com o objetivo de compreender como a ficção opera no imaginário dos leitores, este estudo inicia com a teoria de Wolfgang Iser. A faixa etária das crianças, nove a 11 anos, exige uma abordagem mais detalhada, pois as características são específicas e influenciam na forma de narrar as histórias. Para tanto, a teoria de Jean Piaget é escolhida para dar conta dessa fase. O arquétipo de transcendência é conceituado a partir dos estudos do psicanalista Carl Jung. A teoria de Gaston Bachelard é também incluída de forma a ampliar o conceito do símbolo. Os contos selecionados para a investigação seguiram o critério de preferência, conforme esta ordem: Os três porquinhos, Cinderela, Pinóquio e Chapeuzinho Vermelho. O estudo consta de uma análise das histórias originais e adaptações escolhidas, seguida de comparações analíticas das narrativas, com ênfase no arquétipo de transcendência, o qual sofre oscilações, sendo que em algumas narrativas são mantidos ou substituídos, porém em outras são suprimidos. A variação do arquétipo de transcendência ocorre, principalmente, segundo as formas de divulgação dos contos de fadas, o que demonstra os graus de aproximação das crianças com a literatura. Verifica-se, assim, a importância dos contos de fadas na infância, sobretudo quando é estimulado o contato com a literatura original, de forma que as histórias mantenham os passos necessários para auxiliar as crianças em seu processo de individuação.
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