Acadêmicos de educação física : perfil, motivações e o valor atribuído aos componentes formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Rafael Eduardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3670
Resumo: O estudo, de caráter exploratório-descritivo e baseado nos métodos quantitativos, analisa o valor atribuído por acadêmicos de Educação Física para diversas áreas de estudo que compõem sua formação acadêmica, além de identificar o perfil desses estudantes sob diversos aspectos. O embasamento teórico fundamenta-se no contexto formativo da área, a partir de uma perspectiva histórico-crítica, bem como, na temática da motivação acadêmica, com base em teorias motivacionais contemporâneas e estudos realizados em contextos universitários. O campo de investigação compreendeu três instituições de ensino superior localizadas na região metropolitana de Porto Alegre/RS. A amostra foi composta por 428 acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, provenientes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento próprio, denominado Escala de Valorização das Áreas de Estudo, o qual investigou a percepção de importância para 52 áreas de estudo contidas no processo formativo. Os resultados, ao apontarem aspectos relacionados ao perfil dos estudantes, demonstraram concordância com as tendências históricas observadas no campo da Educação Física, na qual as áreas biológicas constituem-se como os componentes mais valorizados, em contraste com as áreas humanas que demonstram ser as menos valorizadas. Considerando as áreas de estudo investigadas, identificaram-se oito dimensões formativas, segundo a percepção dos acadêmicos, as quais se agruparam por critérios de afinidade epistemológica. Análises comparativas observaram expressivas variabilidades em função do gênero e das modalidades de curso, verificando que as mulheres atribuem maior valor aos estudos, mostram-se mais motivadas e apresentam maior dedicação às atividades acadêmicas, quando comparadas com os homens. Resultados semelhantes foram observados na comparação entre licenciandos e bacharelandos. Entretanto, as maiores variabilidades ocorreram quando comparados estudantes com diferentes pretensões de atuação futura. As perspectivas futuras quanto ao campo de atuação profissional demonstram ser um importante componente motivacional, que interfere no valor atribuído às áreas de estudo. As contribuições proporcionadas buscam dialogar com a comunidade acadêmica da Educação Física, a qual necessita refletir sobre formas de revalorizar as áreas humanas no interior dos currículos de formação.
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