O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Mariana Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8485
Resumo: This research paper offers a reading perspective on the digital game Everything (David OReilly, Double Fine Presents, 2017) and aims to understand how the formal elements of the games, articulated in the gameplay experience contribute to the dissemination and understanding of an unconventional message in games. In order to contemplate this proposal, Fernández-Vara's (2015) block analysis methodology was adopted, in order to study the properties of digital games and other constituent elements. Thus, it is possible to understand how these elements articulated in the game experience act in the formation of a discourse outside the traditional patterns, whose digital text is formed from the articulation between the control with the machine, granting to it the role of player. In this way, the human agent not only plays on the machine, but also with the machine, in a proposal in line with the precepts of the philosopher Alan Watts. This unusual message to the medium promotes ruptures with its traditional structures.
id P_RS_92cf49d83423bb6b133b6cbf83c69dd0
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/8485
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pase, André Fagundeshttp://lattes.cnpq.br/9459123297426461http://lattes.cnpq.br/1621833420043708Fontoura, Mariana Gomes da2019-03-25T15:00:53Z2019-02-27http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8485This research paper offers a reading perspective on the digital game Everything (David OReilly, Double Fine Presents, 2017) and aims to understand how the formal elements of the games, articulated in the gameplay experience contribute to the dissemination and understanding of an unconventional message in games. In order to contemplate this proposal, Fernández-Vara's (2015) block analysis methodology was adopted, in order to study the properties of digital games and other constituent elements. Thus, it is possible to understand how these elements articulated in the game experience act in the formation of a discourse outside the traditional patterns, whose digital text is formed from the articulation between the control with the machine, granting to it the role of player. In this way, the human agent not only plays on the machine, but also with the machine, in a proposal in line with the precepts of the philosopher Alan Watts. This unusual message to the medium promotes ruptures with its traditional structures.Este trabalho de pesquisa oferece uma perspectiva de leitura acerca do jogo digital Everything (David OReilly, Double Fine Presents, 2017) e visa compreender de que modo os elementos formais dos jogos, articulados na experiência de gameplay, contribuem para a divulgação e compreensão de uma mensagem não-convencional em jogos eletrônicos. Para contemplar essa proposta, foi adotada a metodologia de análise de blocos de Fernández-Vara (2015), afim de estudar as propriedades dos jogos digitais e demais elementos constitutivos. Assim, é possível entender de que forma esses elementos articulados na experiência de jogo atuam na formação de um discurso fora dos padrões tradicionais, cujo texto digital é formado a partir da articulação entre o controle com a máquina, concedendo a ela o papel de jogador. Desta forma, o agente humano não apenas joga na máquina, mas também com a máquina, em uma proposta em sintonia com os preceitos do filósofo Alan Watts. Esta mensagem incomum para o meio promove rupturas com suas estruturas tradicionais.Submitted by PPG Comunicação Social (famecos-pg@pucrs.br) on 2019-03-18T20:34:39Z No. of bitstreams: 1 MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf: 3343534 bytes, checksum: 12bc4cb2da0982fac4e4850475614219 (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2019-03-25T14:52:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf: 3343534 bytes, checksum: 12bc4cb2da0982fac4e4850475614219 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-25T15:00:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf: 3343534 bytes, checksum: 12bc4cb2da0982fac4e4850475614219 (MD5) Previous issue date: 2019-03-27Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/174342/MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBrasilEscola de Comunicação, Arte e DesignComunicaçãoJogos DigitaisEverythingGameplayZero-Player GameCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everythinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação-8181374082451029683500500600-40560210555028745733590462550136975366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILMARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.jpgMARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.jpgimage/jpeg5650http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8485/4/MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.jpg0b1486655bb610826a2e94035f7026dbMD54TEXTMARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.txtMARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.txttext/plain343605http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8485/3/MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.txt60adc74c18ae973245187948c7295adaMD53ORIGINALMARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdfMARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdfapplication/pdf3343534http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8485/2/MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf12bc4cb2da0982fac4e4850475614219MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8485/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/84852019-03-25 20:00:48.659oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2019-03-25T23:00:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
title O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
spellingShingle O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
Fontoura, Mariana Gomes da
Comunicação
Jogos Digitais
Everything
Gameplay
Zero-Player Game
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
title_full O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
title_fullStr O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
title_full_unstemmed O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
title_sort O gameplay é a mensagem : um olhar sobre as formas de jogar propostas por everything
author Fontoura, Mariana Gomes da
author_facet Fontoura, Mariana Gomes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pase, André Fagundes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9459123297426461
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1621833420043708
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Mariana Gomes da
contributor_str_mv Pase, André Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Jogos Digitais
topic Comunicação
Jogos Digitais
Everything
Gameplay
Zero-Player Game
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Everything
Gameplay
Zero-Player Game
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research paper offers a reading perspective on the digital game Everything (David OReilly, Double Fine Presents, 2017) and aims to understand how the formal elements of the games, articulated in the gameplay experience contribute to the dissemination and understanding of an unconventional message in games. In order to contemplate this proposal, Fernández-Vara's (2015) block analysis methodology was adopted, in order to study the properties of digital games and other constituent elements. Thus, it is possible to understand how these elements articulated in the game experience act in the formation of a discourse outside the traditional patterns, whose digital text is formed from the articulation between the control with the machine, granting to it the role of player. In this way, the human agent not only plays on the machine, but also with the machine, in a proposal in line with the precepts of the philosopher Alan Watts. This unusual message to the medium promotes ruptures with its traditional structures.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-25T15:00:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8485
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8181374082451029683
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 3590462550136975366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação, Arte e Design
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8485/4/MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8485/3/MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8485/2/MARIANA_GOMES_DA_FONTOURA_DIS.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8485/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b1486655bb610826a2e94035f7026db
60adc74c18ae973245187948c7295ada
12bc4cb2da0982fac4e4850475614219
220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765338115538944