Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271 |
Resumo: | A presente dissertação pretende compreender parte da cultura visual em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950, abordando o ofício da fotografia. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais de fotógrafos que atuaram no período, que fazem parte do acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e um livro, intitulado Respingos de Revelador e Rabiscos escrito pelo fotógrafo Sioma Breitman. Procurou-se compreender quais eram os usos sociais que eram feitos das fotografias e quais as possibilidades de atuação dos fotógrafos. A fotografia neste período passou por uma fase de transformações, na qual os tradicionais estúdios fotográficos davam lugar à novas possibilidades de utilização da fotografia. Surgiam associações de fotógrafos como a Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul (1946-1954), o Foto Cine Clube Gaúcho (1951) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematógrafos do Rio Grande do Sul (1956). Estes espaços eram mecanismos de valorização social da atividade, além de apontar os caminhos da especialização, que se aprofundou nas décadas subseqüentes. As máquinas portáteis ofereciam uma extensa possibilidade de inserção da fotografia, como no jornalismo, na publicidade, na arquitetura. As secretarias de estado também passaram a fazer uso de imagens fotográficas, como objeto de planejamento e controle urbano. Sioma Breitman e João Alberto foram fotógrafos importantes no período e suas trajetórias são fortes evidências destes novos lugares da fotografia em Porto Alegre. João Alberto (1920) ingressou na fotografia como laboratorista do Serviço Geográfico do Exército onde trabalhou com levantamentos aéreos. Após isso, trabalhou na secretaria de obras públicas. No início dos anos 1950 montou um estúdio onde desenvolveu trabalhos para a arquitetura e publicidade. Sioma Breitman (1903-1980) começou a trabalhar na fotografia fazendo retoques em fotografias. Abriu cinco estúdios pelas cidades do interior do estado e capital. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, onde organizou salões de arte fotográfica e trabalhou para a constituição de cursos regulares de formação e capacitação em fotografia. Pretende-se compreender o contexto de atuação destes fotógrafos sob a perspectiva das transformações na fotografia em níveis nacionais e internacionais |
id |
P_RS_9518839aa0ce69cab8d8f4323b58f65d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2271 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monteiro, CharlesCPF:54086043068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3CPF:92412181004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731675Z3Massia, Rodrigo de Souza2015-04-14T13:46:37Z2008-12-032008-08-21MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271Made available in DSpace on 2015-04-14T13:46:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407442.pdf: 8264921 bytes, checksum: c935c13c9c3b4e31a080d2410241515e (MD5) Previous issue date: 2008-08-21A presente dissertação pretende compreender parte da cultura visual em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950, abordando o ofício da fotografia. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais de fotógrafos que atuaram no período, que fazem parte do acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e um livro, intitulado Respingos de Revelador e Rabiscos escrito pelo fotógrafo Sioma Breitman. Procurou-se compreender quais eram os usos sociais que eram feitos das fotografias e quais as possibilidades de atuação dos fotógrafos. A fotografia neste período passou por uma fase de transformações, na qual os tradicionais estúdios fotográficos davam lugar à novas possibilidades de utilização da fotografia. Surgiam associações de fotógrafos como a Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul (1946-1954), o Foto Cine Clube Gaúcho (1951) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematógrafos do Rio Grande do Sul (1956). Estes espaços eram mecanismos de valorização social da atividade, além de apontar os caminhos da especialização, que se aprofundou nas décadas subseqüentes. As máquinas portáteis ofereciam uma extensa possibilidade de inserção da fotografia, como no jornalismo, na publicidade, na arquitetura. As secretarias de estado também passaram a fazer uso de imagens fotográficas, como objeto de planejamento e controle urbano. Sioma Breitman e João Alberto foram fotógrafos importantes no período e suas trajetórias são fortes evidências destes novos lugares da fotografia em Porto Alegre. João Alberto (1920) ingressou na fotografia como laboratorista do Serviço Geográfico do Exército onde trabalhou com levantamentos aéreos. Após isso, trabalhou na secretaria de obras públicas. No início dos anos 1950 montou um estúdio onde desenvolveu trabalhos para a arquitetura e publicidade. Sioma Breitman (1903-1980) começou a trabalhar na fotografia fazendo retoques em fotografias. Abriu cinco estúdios pelas cidades do interior do estado e capital. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, onde organizou salões de arte fotográfica e trabalhou para a constituição de cursos regulares de formação e capacitação em fotografia. Pretende-se compreender o contexto de atuação destes fotógrafos sob a perspectiva das transformações na fotografia em níveis nacionais e internacionaisapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9642/407442.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XXPORTO ALEGRE - FOTOGRAFIASFOTÓGRAFOSFOTOGRAFIACULTURA - PORTO ALEGRECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAFotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1740700517806534787500600-4398000523014524731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407442.pdf.jpg407442.pdf.jpgimage/jpeg3616http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/3/407442.pdf.jpg11b55e05888f5c9a96fd9829c82bd8aeMD53TEXT407442.pdf.txt407442.pdf.txttext/plain393586http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/2/407442.pdf.txt6215196109e41b55f0bee62d73eba7ddMD52ORIGINAL407442.pdfapplication/pdf8264921http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/1/407442.pdfc935c13c9c3b4e31a080d2410241515eMD51tede/22712015-04-18 13:18:00.65oai:tede2.pucrs.br:tede/2271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-18T16:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950 |
title |
Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950 |
spellingShingle |
Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950 Massia, Rodrigo de Souza PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX PORTO ALEGRE - FOTOGRAFIAS FOTÓGRAFOS FOTOGRAFIA CULTURA - PORTO ALEGRE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950 |
title_full |
Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950 |
title_fullStr |
Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950 |
title_full_unstemmed |
Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950 |
title_sort |
Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950 |
author |
Massia, Rodrigo de Souza |
author_facet |
Massia, Rodrigo de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monteiro, Charles |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:54086043068 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:92412181004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731675Z3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massia, Rodrigo de Souza |
contributor_str_mv |
Monteiro, Charles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX PORTO ALEGRE - FOTOGRAFIAS FOTÓGRAFOS FOTOGRAFIA CULTURA - PORTO ALEGRE |
topic |
PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX PORTO ALEGRE - FOTOGRAFIAS FOTÓGRAFOS FOTOGRAFIA CULTURA - PORTO ALEGRE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
A presente dissertação pretende compreender parte da cultura visual em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950, abordando o ofício da fotografia. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais de fotógrafos que atuaram no período, que fazem parte do acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e um livro, intitulado Respingos de Revelador e Rabiscos escrito pelo fotógrafo Sioma Breitman. Procurou-se compreender quais eram os usos sociais que eram feitos das fotografias e quais as possibilidades de atuação dos fotógrafos. A fotografia neste período passou por uma fase de transformações, na qual os tradicionais estúdios fotográficos davam lugar à novas possibilidades de utilização da fotografia. Surgiam associações de fotógrafos como a Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul (1946-1954), o Foto Cine Clube Gaúcho (1951) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematógrafos do Rio Grande do Sul (1956). Estes espaços eram mecanismos de valorização social da atividade, além de apontar os caminhos da especialização, que se aprofundou nas décadas subseqüentes. As máquinas portáteis ofereciam uma extensa possibilidade de inserção da fotografia, como no jornalismo, na publicidade, na arquitetura. As secretarias de estado também passaram a fazer uso de imagens fotográficas, como objeto de planejamento e controle urbano. Sioma Breitman e João Alberto foram fotógrafos importantes no período e suas trajetórias são fortes evidências destes novos lugares da fotografia em Porto Alegre. João Alberto (1920) ingressou na fotografia como laboratorista do Serviço Geográfico do Exército onde trabalhou com levantamentos aéreos. Após isso, trabalhou na secretaria de obras públicas. No início dos anos 1950 montou um estúdio onde desenvolveu trabalhos para a arquitetura e publicidade. Sioma Breitman (1903-1980) começou a trabalhar na fotografia fazendo retoques em fotografias. Abriu cinco estúdios pelas cidades do interior do estado e capital. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, onde organizou salões de arte fotográfica e trabalhou para a constituição de cursos regulares de formação e capacitação em fotografia. Pretende-se compreender o contexto de atuação destes fotógrafos sob a perspectiva das transformações na fotografia em níveis nacionais e internacionais |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:46:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271 |
identifier_str_mv |
MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1740700517806534787 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4398000523014524731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/3/407442.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/2/407442.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/1/407442.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11b55e05888f5c9a96fd9829c82bd8ae 6215196109e41b55f0bee62d73eba7dd c935c13c9c3b4e31a080d2410241515e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1821771123257245696 |