Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massia, Rodrigo de Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271
Resumo: A presente dissertação pretende compreender parte da cultura visual em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950, abordando o ofício da fotografia. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais de fotógrafos que atuaram no período, que fazem parte do acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e um livro, intitulado Respingos de Revelador e Rabiscos escrito pelo fotógrafo Sioma Breitman. Procurou-se compreender quais eram os usos sociais que eram feitos das fotografias e quais as possibilidades de atuação dos fotógrafos. A fotografia neste período passou por uma fase de transformações, na qual os tradicionais estúdios fotográficos davam lugar à novas possibilidades de utilização da fotografia. Surgiam associações de fotógrafos como a Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul (1946-1954), o Foto Cine Clube Gaúcho (1951) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematógrafos do Rio Grande do Sul (1956). Estes espaços eram mecanismos de valorização social da atividade, além de apontar os caminhos da especialização, que se aprofundou nas décadas subseqüentes. As máquinas portáteis ofereciam uma extensa possibilidade de inserção da fotografia, como no jornalismo, na publicidade, na arquitetura. As secretarias de estado também passaram a fazer uso de imagens fotográficas, como objeto de planejamento e controle urbano. Sioma Breitman e João Alberto foram fotógrafos importantes no período e suas trajetórias são fortes evidências destes novos lugares da fotografia em Porto Alegre. João Alberto (1920) ingressou na fotografia como laboratorista do Serviço Geográfico do Exército onde trabalhou com levantamentos aéreos. Após isso, trabalhou na secretaria de obras públicas. No início dos anos 1950 montou um estúdio onde desenvolveu trabalhos para a arquitetura e publicidade. Sioma Breitman (1903-1980) começou a trabalhar na fotografia fazendo retoques em fotografias. Abriu cinco estúdios pelas cidades do interior do estado e capital. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, onde organizou salões de arte fotográfica e trabalhou para a constituição de cursos regulares de formação e capacitação em fotografia. Pretende-se compreender o contexto de atuação destes fotógrafos sob a perspectiva das transformações na fotografia em níveis nacionais e internacionais
id P_RS_9518839aa0ce69cab8d8f4323b58f65d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2271
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Monteiro, CharlesCPF:54086043068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3CPF:92412181004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731675Z3Massia, Rodrigo de Souza2015-04-14T13:46:37Z2008-12-032008-08-21MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271Made available in DSpace on 2015-04-14T13:46:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407442.pdf: 8264921 bytes, checksum: c935c13c9c3b4e31a080d2410241515e (MD5) Previous issue date: 2008-08-21A presente dissertação pretende compreender parte da cultura visual em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950, abordando o ofício da fotografia. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais de fotógrafos que atuaram no período, que fazem parte do acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e um livro, intitulado Respingos de Revelador e Rabiscos escrito pelo fotógrafo Sioma Breitman. Procurou-se compreender quais eram os usos sociais que eram feitos das fotografias e quais as possibilidades de atuação dos fotógrafos. A fotografia neste período passou por uma fase de transformações, na qual os tradicionais estúdios fotográficos davam lugar à novas possibilidades de utilização da fotografia. Surgiam associações de fotógrafos como a Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul (1946-1954), o Foto Cine Clube Gaúcho (1951) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematógrafos do Rio Grande do Sul (1956). Estes espaços eram mecanismos de valorização social da atividade, além de apontar os caminhos da especialização, que se aprofundou nas décadas subseqüentes. As máquinas portáteis ofereciam uma extensa possibilidade de inserção da fotografia, como no jornalismo, na publicidade, na arquitetura. As secretarias de estado também passaram a fazer uso de imagens fotográficas, como objeto de planejamento e controle urbano. Sioma Breitman e João Alberto foram fotógrafos importantes no período e suas trajetórias são fortes evidências destes novos lugares da fotografia em Porto Alegre. João Alberto (1920) ingressou na fotografia como laboratorista do Serviço Geográfico do Exército onde trabalhou com levantamentos aéreos. Após isso, trabalhou na secretaria de obras públicas. No início dos anos 1950 montou um estúdio onde desenvolveu trabalhos para a arquitetura e publicidade. Sioma Breitman (1903-1980) começou a trabalhar na fotografia fazendo retoques em fotografias. Abriu cinco estúdios pelas cidades do interior do estado e capital. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, onde organizou salões de arte fotográfica e trabalhou para a constituição de cursos regulares de formação e capacitação em fotografia. Pretende-se compreender o contexto de atuação destes fotógrafos sob a perspectiva das transformações na fotografia em níveis nacionais e internacionaisapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9642/407442.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XXPORTO ALEGRE - FOTOGRAFIASFOTÓGRAFOSFOTOGRAFIACULTURA - PORTO ALEGRECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAFotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1740700517806534787500600-4398000523014524731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407442.pdf.jpg407442.pdf.jpgimage/jpeg3616http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/3/407442.pdf.jpg11b55e05888f5c9a96fd9829c82bd8aeMD53TEXT407442.pdf.txt407442.pdf.txttext/plain393586http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/2/407442.pdf.txt6215196109e41b55f0bee62d73eba7ddMD52ORIGINAL407442.pdfapplication/pdf8264921http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/1/407442.pdfc935c13c9c3b4e31a080d2410241515eMD51tede/22712015-04-18 13:18:00.65oai:tede2.pucrs.br:tede/2271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-18T16:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
title Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
spellingShingle Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
Massia, Rodrigo de Souza
PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX
PORTO ALEGRE - FOTOGRAFIAS
FOTÓGRAFOS
FOTOGRAFIA
CULTURA - PORTO ALEGRE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
title_full Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
title_fullStr Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
title_full_unstemmed Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
title_sort Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950
author Massia, Rodrigo de Souza
author_facet Massia, Rodrigo de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Charles
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:54086043068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784639Z3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92412181004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731675Z3
dc.contributor.author.fl_str_mv Massia, Rodrigo de Souza
contributor_str_mv Monteiro, Charles
dc.subject.por.fl_str_mv PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX
PORTO ALEGRE - FOTOGRAFIAS
FOTÓGRAFOS
FOTOGRAFIA
CULTURA - PORTO ALEGRE
topic PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX
PORTO ALEGRE - FOTOGRAFIAS
FOTÓGRAFOS
FOTOGRAFIA
CULTURA - PORTO ALEGRE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description A presente dissertação pretende compreender parte da cultura visual em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950, abordando o ofício da fotografia. As principais fontes utilizadas foram depoimentos orais de fotógrafos que atuaram no período, que fazem parte do acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e um livro, intitulado Respingos de Revelador e Rabiscos escrito pelo fotógrafo Sioma Breitman. Procurou-se compreender quais eram os usos sociais que eram feitos das fotografias e quais as possibilidades de atuação dos fotógrafos. A fotografia neste período passou por uma fase de transformações, na qual os tradicionais estúdios fotográficos davam lugar à novas possibilidades de utilização da fotografia. Surgiam associações de fotógrafos como a Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul (1946-1954), o Foto Cine Clube Gaúcho (1951) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematógrafos do Rio Grande do Sul (1956). Estes espaços eram mecanismos de valorização social da atividade, além de apontar os caminhos da especialização, que se aprofundou nas décadas subseqüentes. As máquinas portáteis ofereciam uma extensa possibilidade de inserção da fotografia, como no jornalismo, na publicidade, na arquitetura. As secretarias de estado também passaram a fazer uso de imagens fotográficas, como objeto de planejamento e controle urbano. Sioma Breitman e João Alberto foram fotógrafos importantes no período e suas trajetórias são fortes evidências destes novos lugares da fotografia em Porto Alegre. João Alberto (1920) ingressou na fotografia como laboratorista do Serviço Geográfico do Exército onde trabalhou com levantamentos aéreos. Após isso, trabalhou na secretaria de obras públicas. No início dos anos 1950 montou um estúdio onde desenvolveu trabalhos para a arquitetura e publicidade. Sioma Breitman (1903-1980) começou a trabalhar na fotografia fazendo retoques em fotografias. Abriu cinco estúdios pelas cidades do interior do estado e capital. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Associação dos Fotógrafos Profissionais do Rio Grande do Sul, onde organizou salões de arte fotográfica e trabalhou para a constituição de cursos regulares de formação e capacitação em fotografia. Pretende-se compreender o contexto de atuação destes fotógrafos sob a perspectiva das transformações na fotografia em níveis nacionais e internacionais
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-12-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:46:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271
identifier_str_mv MASSIA, Rodrigo de Souza. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1740700517806534787
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4398000523014524731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/3/407442.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/2/407442.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2271/1/407442.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11b55e05888f5c9a96fd9829c82bd8ae
6215196109e41b55f0bee62d73eba7dd
c935c13c9c3b4e31a080d2410241515e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765285377409024