Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Carlos Miguel Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372
Resumo: Este trabalho de pesquisa envolveu alunos e professores do Ensino Fundamental, em especial turmas de Ciências de 7ª série, e procurou permitir que o pesquisador se inteirasse sobre os pré-conhecimentos acerca dos danos à saúde humana causadas pelos disruptores endócrinos (desreguladores hormonais) dispersos no ambiente e sua relação com os sistemas biológicos, principalmente com o sistema hormonal, e descobrir como seria possível promover uma ação interdisciplinar para a ampliação desses conhecimentos. Os simuladores hormonais podem se ligar diretamente aos receptores celulares designados especificamente aos hormônios, bloquear esses sítios de ligação de maneira que os verdadeiros hormônios não possam fazer esta ligação, induzir o organismo à criação de novos sítios de receptores celulares, alterar a mensagem bioquímica dos hormônios verdadeiros, e modificar substancialmente a quantidade de hormônios circulantes no sangue, entre outros distúrbios orgânicos. Portanto, diante de um tema pouco explorado pela mídia e de importância ecológica, social e para a saúde pública, identificamos a necessidade de se trazer à tona o assunto, no intuito de resgatar nos alunos o espírito científico, ético, reflexivo e de criticidade, para o melhor desenvolvimento da sua cidadania. Buscou-se trazer também para o ambiente escolar metodologias de ensino capazes de integrar o conhecimento científico, através de propostas de trabalho de caráter interdisciplinar, visando a ruptura de conhecimentos estanques e compartimentalizados, muito comum em uma sociedade cuja cultura privilegia a superespecialização. Este trabalho de pesquisa procurou contextualizar e problematizar a questão do uso racional do plástico e os riscos a que nós seres humanos estamos expostos por meio de atividades didáticas interdisciplinares com alunos e professores de uma escola estadual de Porto Alegre- RS.
id P_RS_9878aed67faf3b80a29ecf047a2ee40d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3372
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Rocha Filho, João Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:63205963091http://lattes.cnpq.br/4726446671219058Leite, Carlos Miguel Silva2015-04-14T14:12:37Z2011-04-282009-08-31LEITE, Carlos Miguel Silva. Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419330.pdf: 2707705 bytes, checksum: c9acda4f0390091f8e585aeb1dfbff6d (MD5) Previous issue date: 2009-08-31Este trabalho de pesquisa envolveu alunos e professores do Ensino Fundamental, em especial turmas de Ciências de 7ª série, e procurou permitir que o pesquisador se inteirasse sobre os pré-conhecimentos acerca dos danos à saúde humana causadas pelos disruptores endócrinos (desreguladores hormonais) dispersos no ambiente e sua relação com os sistemas biológicos, principalmente com o sistema hormonal, e descobrir como seria possível promover uma ação interdisciplinar para a ampliação desses conhecimentos. Os simuladores hormonais podem se ligar diretamente aos receptores celulares designados especificamente aos hormônios, bloquear esses sítios de ligação de maneira que os verdadeiros hormônios não possam fazer esta ligação, induzir o organismo à criação de novos sítios de receptores celulares, alterar a mensagem bioquímica dos hormônios verdadeiros, e modificar substancialmente a quantidade de hormônios circulantes no sangue, entre outros distúrbios orgânicos. Portanto, diante de um tema pouco explorado pela mídia e de importância ecológica, social e para a saúde pública, identificamos a necessidade de se trazer à tona o assunto, no intuito de resgatar nos alunos o espírito científico, ético, reflexivo e de criticidade, para o melhor desenvolvimento da sua cidadania. Buscou-se trazer também para o ambiente escolar metodologias de ensino capazes de integrar o conhecimento científico, através de propostas de trabalho de caráter interdisciplinar, visando a ruptura de conhecimentos estanques e compartimentalizados, muito comum em uma sociedade cuja cultura privilegia a superespecialização. Este trabalho de pesquisa procurou contextualizar e problematizar a questão do uso racional do plástico e os riscos a que nós seres humanos estamos expostos por meio de atividades didáticas interdisciplinares com alunos e professores de uma escola estadual de Porto Alegre- RS.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10932/419330.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALDISRUPTORES ENDÓCRINOSHORMÔNIOSINTERDISCIPLINARIDADEECOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODisruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL419330.pdf.jpg419330.pdf.jpgimage/jpeg4418http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/3/419330.pdf.jpg792451e1c9e99d551fcb04e110e5805dMD53TEXT419330.pdf.txt419330.pdf.txttext/plain118383http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/2/419330.pdf.txt0ce4cd0087c63134030c5a9ff7872335MD52ORIGINAL419330.pdfapplication/pdf2707705http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/1/419330.pdfc9acda4f0390091f8e585aeb1dfbff6dMD51tede/33722015-04-17 15:59:56.923oai:tede2.pucrs.br:tede/3372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
title Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
spellingShingle Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
Leite, Carlos Miguel Silva
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
DISRUPTORES ENDÓCRINOS
HORMÔNIOS
INTERDISCIPLINARIDADE
ECOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
title_full Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
title_fullStr Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
title_sort Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
author Leite, Carlos Miguel Silva
author_facet Leite, Carlos Miguel Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Filho, João Bernardes da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:35061278020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:63205963091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4726446671219058
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Carlos Miguel Silva
contributor_str_mv Rocha Filho, João Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
DISRUPTORES ENDÓCRINOS
HORMÔNIOS
INTERDISCIPLINARIDADE
ECOLOGIA
topic CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
DISRUPTORES ENDÓCRINOS
HORMÔNIOS
INTERDISCIPLINARIDADE
ECOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho de pesquisa envolveu alunos e professores do Ensino Fundamental, em especial turmas de Ciências de 7ª série, e procurou permitir que o pesquisador se inteirasse sobre os pré-conhecimentos acerca dos danos à saúde humana causadas pelos disruptores endócrinos (desreguladores hormonais) dispersos no ambiente e sua relação com os sistemas biológicos, principalmente com o sistema hormonal, e descobrir como seria possível promover uma ação interdisciplinar para a ampliação desses conhecimentos. Os simuladores hormonais podem se ligar diretamente aos receptores celulares designados especificamente aos hormônios, bloquear esses sítios de ligação de maneira que os verdadeiros hormônios não possam fazer esta ligação, induzir o organismo à criação de novos sítios de receptores celulares, alterar a mensagem bioquímica dos hormônios verdadeiros, e modificar substancialmente a quantidade de hormônios circulantes no sangue, entre outros distúrbios orgânicos. Portanto, diante de um tema pouco explorado pela mídia e de importância ecológica, social e para a saúde pública, identificamos a necessidade de se trazer à tona o assunto, no intuito de resgatar nos alunos o espírito científico, ético, reflexivo e de criticidade, para o melhor desenvolvimento da sua cidadania. Buscou-se trazer também para o ambiente escolar metodologias de ensino capazes de integrar o conhecimento científico, através de propostas de trabalho de caráter interdisciplinar, visando a ruptura de conhecimentos estanques e compartimentalizados, muito comum em uma sociedade cuja cultura privilegia a superespecialização. Este trabalho de pesquisa procurou contextualizar e problematizar a questão do uso racional do plástico e os riscos a que nós seres humanos estamos expostos por meio de atividades didáticas interdisciplinares com alunos e professores de uma escola estadual de Porto Alegre- RS.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Carlos Miguel Silva. Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372
identifier_str_mv LEITE, Carlos Miguel Silva. Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/3/419330.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/2/419330.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/1/419330.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 792451e1c9e99d551fcb04e110e5805d
0ce4cd0087c63134030c5a9ff7872335
c9acda4f0390091f8e585aeb1dfbff6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292996362240