Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa envolveu alunos e professores do Ensino Fundamental, em especial turmas de Ciências de 7ª série, e procurou permitir que o pesquisador se inteirasse sobre os pré-conhecimentos acerca dos danos à saúde humana causadas pelos disruptores endócrinos (desreguladores hormonais) dispersos no ambiente e sua relação com os sistemas biológicos, principalmente com o sistema hormonal, e descobrir como seria possível promover uma ação interdisciplinar para a ampliação desses conhecimentos. Os simuladores hormonais podem se ligar diretamente aos receptores celulares designados especificamente aos hormônios, bloquear esses sítios de ligação de maneira que os verdadeiros hormônios não possam fazer esta ligação, induzir o organismo à criação de novos sítios de receptores celulares, alterar a mensagem bioquímica dos hormônios verdadeiros, e modificar substancialmente a quantidade de hormônios circulantes no sangue, entre outros distúrbios orgânicos. Portanto, diante de um tema pouco explorado pela mídia e de importância ecológica, social e para a saúde pública, identificamos a necessidade de se trazer à tona o assunto, no intuito de resgatar nos alunos o espírito científico, ético, reflexivo e de criticidade, para o melhor desenvolvimento da sua cidadania. Buscou-se trazer também para o ambiente escolar metodologias de ensino capazes de integrar o conhecimento científico, através de propostas de trabalho de caráter interdisciplinar, visando a ruptura de conhecimentos estanques e compartimentalizados, muito comum em uma sociedade cuja cultura privilegia a superespecialização. Este trabalho de pesquisa procurou contextualizar e problematizar a questão do uso racional do plástico e os riscos a que nós seres humanos estamos expostos por meio de atividades didáticas interdisciplinares com alunos e professores de uma escola estadual de Porto Alegre- RS. |
id |
P_RS_9878aed67faf3b80a29ecf047a2ee40d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3372 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha Filho, João Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:63205963091http://lattes.cnpq.br/4726446671219058Leite, Carlos Miguel Silva2015-04-14T14:12:37Z2011-04-282009-08-31LEITE, Carlos Miguel Silva. Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419330.pdf: 2707705 bytes, checksum: c9acda4f0390091f8e585aeb1dfbff6d (MD5) Previous issue date: 2009-08-31Este trabalho de pesquisa envolveu alunos e professores do Ensino Fundamental, em especial turmas de Ciências de 7ª série, e procurou permitir que o pesquisador se inteirasse sobre os pré-conhecimentos acerca dos danos à saúde humana causadas pelos disruptores endócrinos (desreguladores hormonais) dispersos no ambiente e sua relação com os sistemas biológicos, principalmente com o sistema hormonal, e descobrir como seria possível promover uma ação interdisciplinar para a ampliação desses conhecimentos. Os simuladores hormonais podem se ligar diretamente aos receptores celulares designados especificamente aos hormônios, bloquear esses sítios de ligação de maneira que os verdadeiros hormônios não possam fazer esta ligação, induzir o organismo à criação de novos sítios de receptores celulares, alterar a mensagem bioquímica dos hormônios verdadeiros, e modificar substancialmente a quantidade de hormônios circulantes no sangue, entre outros distúrbios orgânicos. Portanto, diante de um tema pouco explorado pela mídia e de importância ecológica, social e para a saúde pública, identificamos a necessidade de se trazer à tona o assunto, no intuito de resgatar nos alunos o espírito científico, ético, reflexivo e de criticidade, para o melhor desenvolvimento da sua cidadania. Buscou-se trazer também para o ambiente escolar metodologias de ensino capazes de integrar o conhecimento científico, através de propostas de trabalho de caráter interdisciplinar, visando a ruptura de conhecimentos estanques e compartimentalizados, muito comum em uma sociedade cuja cultura privilegia a superespecialização. Este trabalho de pesquisa procurou contextualizar e problematizar a questão do uso racional do plástico e os riscos a que nós seres humanos estamos expostos por meio de atividades didáticas interdisciplinares com alunos e professores de uma escola estadual de Porto Alegre- RS.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10932/419330.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALDISRUPTORES ENDÓCRINOSHORMÔNIOSINTERDISCIPLINARIDADEECOLOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODisruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL419330.pdf.jpg419330.pdf.jpgimage/jpeg4418http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/3/419330.pdf.jpg792451e1c9e99d551fcb04e110e5805dMD53TEXT419330.pdf.txt419330.pdf.txttext/plain118383http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/2/419330.pdf.txt0ce4cd0087c63134030c5a9ff7872335MD52ORIGINAL419330.pdfapplication/pdf2707705http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/1/419330.pdfc9acda4f0390091f8e585aeb1dfbff6dMD51tede/33722015-04-17 15:59:56.923oai:tede2.pucrs.br:tede/3372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências |
title |
Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências |
spellingShingle |
Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências Leite, Carlos Miguel Silva CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL DISRUPTORES ENDÓCRINOS HORMÔNIOS INTERDISCIPLINARIDADE ECOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências |
title_full |
Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências |
title_fullStr |
Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências |
title_sort |
Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências |
author |
Leite, Carlos Miguel Silva |
author_facet |
Leite, Carlos Miguel Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha Filho, João Bernardes da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:35061278020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:63205963091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4726446671219058 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Carlos Miguel Silva |
contributor_str_mv |
Rocha Filho, João Bernardes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL DISRUPTORES ENDÓCRINOS HORMÔNIOS INTERDISCIPLINARIDADE ECOLOGIA |
topic |
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL DISRUPTORES ENDÓCRINOS HORMÔNIOS INTERDISCIPLINARIDADE ECOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho de pesquisa envolveu alunos e professores do Ensino Fundamental, em especial turmas de Ciências de 7ª série, e procurou permitir que o pesquisador se inteirasse sobre os pré-conhecimentos acerca dos danos à saúde humana causadas pelos disruptores endócrinos (desreguladores hormonais) dispersos no ambiente e sua relação com os sistemas biológicos, principalmente com o sistema hormonal, e descobrir como seria possível promover uma ação interdisciplinar para a ampliação desses conhecimentos. Os simuladores hormonais podem se ligar diretamente aos receptores celulares designados especificamente aos hormônios, bloquear esses sítios de ligação de maneira que os verdadeiros hormônios não possam fazer esta ligação, induzir o organismo à criação de novos sítios de receptores celulares, alterar a mensagem bioquímica dos hormônios verdadeiros, e modificar substancialmente a quantidade de hormônios circulantes no sangue, entre outros distúrbios orgânicos. Portanto, diante de um tema pouco explorado pela mídia e de importância ecológica, social e para a saúde pública, identificamos a necessidade de se trazer à tona o assunto, no intuito de resgatar nos alunos o espírito científico, ético, reflexivo e de criticidade, para o melhor desenvolvimento da sua cidadania. Buscou-se trazer também para o ambiente escolar metodologias de ensino capazes de integrar o conhecimento científico, através de propostas de trabalho de caráter interdisciplinar, visando a ruptura de conhecimentos estanques e compartimentalizados, muito comum em uma sociedade cuja cultura privilegia a superespecialização. Este trabalho de pesquisa procurou contextualizar e problematizar a questão do uso racional do plástico e os riscos a que nós seres humanos estamos expostos por meio de atividades didáticas interdisciplinares com alunos e professores de uma escola estadual de Porto Alegre- RS. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Carlos Miguel Silva. Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372 |
identifier_str_mv |
LEITE, Carlos Miguel Silva. Disruptores endócrinos : uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciências. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/3/419330.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/2/419330.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3372/1/419330.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
792451e1c9e99d551fcb04e110e5805d 0ce4cd0087c63134030c5a9ff7872335 c9acda4f0390091f8e585aeb1dfbff6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292996362240 |