Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassol, Ivone Maria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4478
Resumo: Os meios de comunicação de massa no Brasil estariam atuando como partidos políticos. Essa suposição tem sido repetida na sociedade brasileira nos últimos anos. Antes que essa espécie de consciência coletiva seja elevada à categoria de verdade, esta pesquisa pretende investigar o que acontece na mídia e no mundo político atual para fazer prosperar a idéia. Então, a mídia seria o grande partido brasileiro do século 21? Buscar respostas à pergunta é objetivo do estudo desenvolvido a partir de uma visão hermenêutica, com fundamentação teórica baseada nos conceitos de John B. Thompson, Govanni Sartori, Mauro Wolf, Nelson Traquina, Afonso de Albuquerque e Márcia Ribeiro Dias. São objetos da análise os noticiários do Jornal Nacional, da Rede Globo, da Folha de São Paulo e da revista Veja.
id P_RS_9da999ab691dc940aa11a477516e78a1
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4478
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Dornelles, Beatriz Corrêa PiresCPF:29257190072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704418U9CPF:18420753068Cassol, Ivone Maria2015-04-14T14:41:29Z2007-01-302007-01-09CASSOL, Ivone Maria. Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política. 2007. 223 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4478Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386659.pdf: 1280486 bytes, checksum: 3d16384c698ade506f503df92c98afe7 (MD5) Previous issue date: 2007-01-09Os meios de comunicação de massa no Brasil estariam atuando como partidos políticos. Essa suposição tem sido repetida na sociedade brasileira nos últimos anos. Antes que essa espécie de consciência coletiva seja elevada à categoria de verdade, esta pesquisa pretende investigar o que acontece na mídia e no mundo político atual para fazer prosperar a idéia. Então, a mídia seria o grande partido brasileiro do século 21? Buscar respostas à pergunta é objetivo do estudo desenvolvido a partir de uma visão hermenêutica, com fundamentação teórica baseada nos conceitos de John B. Thompson, Govanni Sartori, Mauro Wolf, Nelson Traquina, Afonso de Albuquerque e Márcia Ribeiro Dias. São objetos da análise os noticiários do Jornal Nacional, da Rede Globo, da Folha de São Paulo e da revista Veja.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14163/386659.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO DE MASSAMÍDIAMEIOS DE COMUNICAÇÃOPARTIDOS POLÍTICOSCOMUNICAÇÃO E POLÍTICAPODERCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL386659.pdf.jpg386659.pdf.jpgimage/jpeg3942http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4478/3/386659.pdf.jpgdc50f0b1ec7cd00826c062111cf5bbacMD53TEXT386659.pdf.txt386659.pdf.txttext/plain523862http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4478/2/386659.pdf.txt83fe780c7f9bccdafb21cd2d1131cf1eMD52ORIGINAL386659.pdfapplication/pdf1280486http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4478/1/386659.pdf3d16384c698ade506f503df92c98afe7MD51tede/44782015-04-30 08:15:41.843oai:tede2.pucrs.br:tede/4478Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política
title Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política
spellingShingle Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política
Cassol, Ivone Maria
COMUNICAÇÃO DE MASSA
MÍDIA
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PARTIDOS POLÍTICOS
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
PODER
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política
title_full Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política
title_fullStr Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política
title_full_unstemmed Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política
title_sort Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política
author Cassol, Ivone Maria
author_facet Cassol, Ivone Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dornelles, Beatriz Corrêa Pires
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29257190072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704418U9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:18420753068
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassol, Ivone Maria
contributor_str_mv Dornelles, Beatriz Corrêa Pires
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO DE MASSA
MÍDIA
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PARTIDOS POLÍTICOS
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
PODER
topic COMUNICAÇÃO DE MASSA
MÍDIA
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
PARTIDOS POLÍTICOS
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
PODER
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Os meios de comunicação de massa no Brasil estariam atuando como partidos políticos. Essa suposição tem sido repetida na sociedade brasileira nos últimos anos. Antes que essa espécie de consciência coletiva seja elevada à categoria de verdade, esta pesquisa pretende investigar o que acontece na mídia e no mundo político atual para fazer prosperar a idéia. Então, a mídia seria o grande partido brasileiro do século 21? Buscar respostas à pergunta é objetivo do estudo desenvolvido a partir de uma visão hermenêutica, com fundamentação teórica baseada nos conceitos de John B. Thompson, Govanni Sartori, Mauro Wolf, Nelson Traquina, Afonso de Albuquerque e Márcia Ribeiro Dias. São objetos da análise os noticiários do Jornal Nacional, da Rede Globo, da Folha de São Paulo e da revista Veja.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-01-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:41:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASSOL, Ivone Maria. Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política. 2007. 223 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4478
identifier_str_mv CASSOL, Ivone Maria. Mídia, partido do século 21? : uma visão hermenêutica do jornalismo e da política. 2007. 223 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4478/3/386659.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4478/2/386659.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4478/1/386659.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dc50f0b1ec7cd00826c062111cf5bbac
83fe780c7f9bccdafb21cd2d1131cf1e
3d16384c698ade506f503df92c98afe7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765300741144576