Questão social : apreensão e intervenção no trabalho dos assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Wesley
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/396
Resumo: Este estudo discute a articulação entre os conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos na intervenção profissional dos assistentes sociais. O objetivo central deste estudo foi desvendar como os assistentes sociais, através dos processos de trabalho, apreendem a questão social e intervêm sobre ela na atualidade, com vistas a contribuir com subsídios para o aprimoramento do trabalho e da formação profissional. O estudo é relevante para o Serviço Social, pois ele possibilita a mediação entre teoria e prática a partir da realidade em que a profissão é exercida, no devir do real, em um movimento dialético em que a prática oferece subsídios à construção de conhecimentos teóricos para a implementação dos processos de trabalho, ao mesmo tempo em que a dimensão teleológica norteia a ação profissional. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, foram utilizadas as técnicas de entrevista semi-estruturada e observação assistemática para a coleta de informações, e a técnica de análise de conteúdo para o processo analítico. Os sujeitos pesquisados foram seis assistentes sociais do sexo feminino, que trabalham no município de Porto Alegre/RS, em diversos âmbitos de atuação da profissão. As entrevistas ocorreram no período de junho a agosto de 2007. O método adotado para a realização do estudo foi o dialético-crítico, que possui como categorias centrais a totalidade, a historicidade e a contradição. Os resultados do estudo revelam que as assistentes sociais pesquisadas fazem uso da dimensão teóricometodológica de modo frágil e inconsistente, há heterogeneidade de concepções acerca da questão social, possuem dificuldade de compreendê-la a partir de sua gênese comum (conflito capital trabalho) e de sua dimensão contraditória (desigualdade resistência). As entrevistadas têm um entendimento reducionista economicista da questão social, já que esta é reduzida à pobreza, o que impossibilita a apreensão do objeto profissional em sua totalidade. As profissionais recorrem às técnicas de intervenção de modo fragmentado da teoria e se apropriam do objeto institucional como se ele fosse o próprio objeto profissional. A sobrecarga de funções desempenhadas nas rotinas institucionais dificulta a reflexão teórica das assistentes sociais, que vivenciam a alienação, pois não conseguem compreender que a sua prática está inserida em um processo de trabalho que contém um objeto, meios e um produto. No entanto, os produtos do trabalho das assistentes sociais mostram uma contradição, pois mesmo apresentando fragilidades teóricas, elas conseguem contribuir com o fortalecimento da autonomia dos usuários, favorecendo a sua conscientização, a organização e a participação no processo de construção de uma sociedade menos desigual. As proposições deste estudo indicam a necessidade de um maior rigor na adoção da teoria social crítica no processo de formação profissional, a promoção de capacitação continuada dos assistentes sociais e o fomento à interlocução entre os trabalhadores do Serviço Social na sua totalidade, superando o isolamento entre aqueles que se dedicam à prática docente/à produção intelectual e os profissionais que trabalham diretamente nas instituições que prestam serviços a inúmeros usuários. A participação dos profissionais, a organização coletiva da categoria e o reconhecimento das contradições teórico-práticas presentes no trabalho dos assistentes sociais são fundamentais para que sejam construídos espaços de diálogo e superação.
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