Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Cláudia Bromirsky
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397
Resumo: Atualmente, a Comunicação, que temos no Brasil, é realizada através dos Meios de Comunicação, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou não ser apresentado à população. No país, a Mídia parece servir como principal fonte de informação, opinião e entretenimento, uma vez que outras instituições, como a Educação e o Estado, podem não cumprir, adequadamente, esta função. O propósito do presente estudo é compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, veículo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), comandada pela família Sirotsky e que detém 64% dos Meios de Comunicação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunicação da Região Sul do país. Nosso objetivo é estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta é uma história real, em anúncios de Televisão, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, através dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estereótipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como método, a Dialética Histórico Estrutural DHE, tendo, como técnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiológica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideológico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encrático do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas relações de Poder, que mantém a Ideosfera vigente.
id P_RS_a65dab7392cb72a21583bfcf63af151d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4397
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Roberto JoséCPF:22087168091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3CPF:70180326015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180804E0Trindade, Cláudia Bromirsky2015-04-14T14:41:04Z2006-12-272006-12-05TRINDADE, Cláudia Bromirsky. Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385832.pdf: 1182570 bytes, checksum: d03e991918dddfad2d951bb8c51f4509 (MD5) Previous issue date: 2006-12-05Atualmente, a Comunicação, que temos no Brasil, é realizada através dos Meios de Comunicação, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou não ser apresentado à população. No país, a Mídia parece servir como principal fonte de informação, opinião e entretenimento, uma vez que outras instituições, como a Educação e o Estado, podem não cumprir, adequadamente, esta função. O propósito do presente estudo é compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, veículo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), comandada pela família Sirotsky e que detém 64% dos Meios de Comunicação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunicação da Região Sul do país. Nosso objetivo é estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta é uma história real, em anúncios de Televisão, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, através dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estereótipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como método, a Dialética Histórico Estrutural DHE, tendo, como técnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiológica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideológico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encrático do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas relações de Poder, que mantém a Ideosfera vigente.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13859/385832.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO SOCIALCAMPANHAS PUBLICITÁRIASZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONALPROPAGANDA INSTITUCIONALSEMIOLOGIAJORNAIS - PORTO ALEGRECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL385832.pdf.jpg385832.pdf.jpgimage/jpeg3661http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/3/385832.pdf.jpg0aa0181ce71d08f48c00a238b35ed68cMD53TEXT385832.pdf.txt385832.pdf.txttext/plain364440http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/2/385832.pdf.txt0e4904c45e50f60c92a47c68c21fa643MD52ORIGINAL385832.pdfapplication/pdf1182570http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/1/385832.pdfd03e991918dddfad2d951bb8c51f4509MD51tede/43972015-04-30 08:15:41.498oai:tede2.pucrs.br:tede/4397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
title Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
spellingShingle Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
Trindade, Cláudia Bromirsky
COMUNICAÇÃO SOCIAL
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
SEMIOLOGIA
JORNAIS - PORTO ALEGRE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
title_full Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
title_fullStr Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
title_full_unstemmed Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
title_sort Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
author Trindade, Cláudia Bromirsky
author_facet Trindade, Cláudia Bromirsky
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Roberto José
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:22087168091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:70180326015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180804E0
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Cláudia Bromirsky
contributor_str_mv Ramos, Roberto José
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO SOCIAL
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
SEMIOLOGIA
JORNAIS - PORTO ALEGRE
topic COMUNICAÇÃO SOCIAL
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL
PROPAGANDA INSTITUCIONAL
SEMIOLOGIA
JORNAIS - PORTO ALEGRE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Atualmente, a Comunicação, que temos no Brasil, é realizada através dos Meios de Comunicação, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou não ser apresentado à população. No país, a Mídia parece servir como principal fonte de informação, opinião e entretenimento, uma vez que outras instituições, como a Educação e o Estado, podem não cumprir, adequadamente, esta função. O propósito do presente estudo é compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, veículo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), comandada pela família Sirotsky e que detém 64% dos Meios de Comunicação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunicação da Região Sul do país. Nosso objetivo é estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta é uma história real, em anúncios de Televisão, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, através dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estereótipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como método, a Dialética Histórico Estrutural DHE, tendo, como técnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiológica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideológico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encrático do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas relações de Poder, que mantém a Ideosfera vigente.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRINDADE, Cláudia Bromirsky. Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397
identifier_str_mv TRINDADE, Cláudia Bromirsky. Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/3/385832.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/2/385832.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/1/385832.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0aa0181ce71d08f48c00a238b35ed68c
0e4904c45e50f60c92a47c68c21fa643
d03e991918dddfad2d951bb8c51f4509
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765300053278720