Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397 |
Resumo: | Atualmente, a Comunicação, que temos no Brasil, é realizada através dos Meios de Comunicação, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou não ser apresentado à população. No país, a Mídia parece servir como principal fonte de informação, opinião e entretenimento, uma vez que outras instituições, como a Educação e o Estado, podem não cumprir, adequadamente, esta função. O propósito do presente estudo é compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, veículo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), comandada pela família Sirotsky e que detém 64% dos Meios de Comunicação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunicação da Região Sul do país. Nosso objetivo é estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta é uma história real, em anúncios de Televisão, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, através dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estereótipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como método, a Dialética Histórico Estrutural DHE, tendo, como técnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiológica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideológico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encrático do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas relações de Poder, que mantém a Ideosfera vigente. |
id |
P_RS_a65dab7392cb72a21583bfcf63af151d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4397 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Roberto JoséCPF:22087168091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3CPF:70180326015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180804E0Trindade, Cláudia Bromirsky2015-04-14T14:41:04Z2006-12-272006-12-05TRINDADE, Cláudia Bromirsky. Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385832.pdf: 1182570 bytes, checksum: d03e991918dddfad2d951bb8c51f4509 (MD5) Previous issue date: 2006-12-05Atualmente, a Comunicação, que temos no Brasil, é realizada através dos Meios de Comunicação, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou não ser apresentado à população. No país, a Mídia parece servir como principal fonte de informação, opinião e entretenimento, uma vez que outras instituições, como a Educação e o Estado, podem não cumprir, adequadamente, esta função. O propósito do presente estudo é compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, veículo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), comandada pela família Sirotsky e que detém 64% dos Meios de Comunicação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunicação da Região Sul do país. Nosso objetivo é estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta é uma história real, em anúncios de Televisão, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, através dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estereótipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como método, a Dialética Histórico Estrutural DHE, tendo, como técnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiológica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideológico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encrático do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas relações de Poder, que mantém a Ideosfera vigente.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13859/385832.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO SOCIALCAMPANHAS PUBLICITÁRIASZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONALPROPAGANDA INSTITUCIONALSEMIOLOGIAJORNAIS - PORTO ALEGRECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL385832.pdf.jpg385832.pdf.jpgimage/jpeg3661http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/3/385832.pdf.jpg0aa0181ce71d08f48c00a238b35ed68cMD53TEXT385832.pdf.txt385832.pdf.txttext/plain364440http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/2/385832.pdf.txt0e4904c45e50f60c92a47c68c21fa643MD52ORIGINAL385832.pdfapplication/pdf1182570http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/1/385832.pdfd03e991918dddfad2d951bb8c51f4509MD51tede/43972015-04-30 08:15:41.498oai:tede2.pucrs.br:tede/4397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica |
title |
Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica |
spellingShingle |
Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica Trindade, Cláudia Bromirsky COMUNICAÇÃO SOCIAL CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL PROPAGANDA INSTITUCIONAL SEMIOLOGIA JORNAIS - PORTO ALEGRE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica |
title_full |
Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica |
title_fullStr |
Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica |
title_full_unstemmed |
Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica |
title_sort |
Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica |
author |
Trindade, Cláudia Bromirsky |
author_facet |
Trindade, Cláudia Bromirsky |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Roberto José |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:22087168091 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:70180326015 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4180804E0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Cláudia Bromirsky |
contributor_str_mv |
Ramos, Roberto José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO SOCIAL CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL PROPAGANDA INSTITUCIONAL SEMIOLOGIA JORNAIS - PORTO ALEGRE |
topic |
COMUNICAÇÃO SOCIAL CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS ZERO HORA - CAMPANHA INSTITUCIONAL PROPAGANDA INSTITUCIONAL SEMIOLOGIA JORNAIS - PORTO ALEGRE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Atualmente, a Comunicação, que temos no Brasil, é realizada através dos Meios de Comunicação, que pertencem a grupos oligopolistas, que parecem determinar o que deve ou não ser apresentado à população. No país, a Mídia parece servir como principal fonte de informação, opinião e entretenimento, uma vez que outras instituições, como a Educação e o Estado, podem não cumprir, adequadamente, esta função. O propósito do presente estudo é compreender aspectos relevantes da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, veículo impresso mais representativo da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS), comandada pela família Sirotsky e que detém 64% dos Meios de Comunicação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o maior grupo de Comunicação da Região Sul do país. Nosso objetivo é estudar a Ideosfera da Campanha Institucional dos 40 Anos do Jornal Zero Hora, intitulada Esta é uma história real, em anúncios de Televisão, veiculados no ano de 2004, na RBS TV, através dos pressupostos de Roland Barthes e das categorias, a priori, Estereótipo, Fait Divers, Poder, Cultura, Ideosfera e Discurso, usando, como método, a Dialética Histórico Estrutural DHE, tendo, como técnica, a Semiologia, em uma Pesquisa Semiológica. Buscamos, ainda, compreender o papel ideológico do Fait Divers, como significante, invariante, do Discurso Encrático do Grupo RBS, intricado na Cultura e nas relações de Poder, que mantém a Ideosfera vigente. |
publishDate |
2006 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-12-27 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:41:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TRINDADE, Cláudia Bromirsky. Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397 |
identifier_str_mv |
TRINDADE, Cláudia Bromirsky. Comunicação : a campanha institucional dos 40 anos do jornal Zero Hora uma leitura semiológica. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/3/385832.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/2/385832.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4397/1/385832.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0aa0181ce71d08f48c00a238b35ed68c 0e4904c45e50f60c92a47c68c21fa643 d03e991918dddfad2d951bb8c51f4509 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765300053278720 |