Volver a cuándo : provocações ficcionais e teóricas sobre a empatia narrativa
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10330 |
Resumo: | Por pertencer à área académica de Escrita Criativa, esta tese é formada por um componente criativo e um crítico-reflexivo. O primeiro, o romance Volver a cuándo, conta a través de vários pontos de vista a história de Nina, que durante o agravamento da crise venezuelana em 2019 emigra para o Brasil, deixando sua filha Elisa aos cuidados da avó, Graciela, uma mulher em luto por seu marido Raúl, o país e a Revolução. Enquanto Nina tenta organizar sua precária vida de migrante para levar Elisa e Graciela com ela, Camilo, o ex-marido, aproveita sua ausência para se aproximar da garota e levá-la para fora do país. O que para ele é uma tentativa desesperada de recuperar sua família, para Nina nada mais é do que uma réplica íntima do autoritarismo nacional, esse que ele maneja tão bem e que ela não está mais disposta a aceitar. No conjunto de textos crítico-reflexivos nunca aprendí eso de viajar con poco equipaje, parto da revisão da bibliografia disponível e do exercício crítico da escrita do romance para levar adiante uma provocação, já presente nas entranhas do texto ficcional, sobre empatia e literatura. Para isso, abordarei como foram pensadas e definidas as estratégias e técnicas narrativas ao longo do processo criativo e com as mais diversas influências teóricas e vivencias, numa tentativa de potencializar a resposta empática dirigida às personagens. |
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Madarasz, Norman Rolandhttp://lattes.cnpq.br/1872154241367432http://lattes.cnpq.br/6057292420012637Morán Atencio, María Elena2022-06-29T13:17:51Z2022-02-23https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10330Por pertencer à área académica de Escrita Criativa, esta tese é formada por um componente criativo e um crítico-reflexivo. O primeiro, o romance Volver a cuándo, conta a través de vários pontos de vista a história de Nina, que durante o agravamento da crise venezuelana em 2019 emigra para o Brasil, deixando sua filha Elisa aos cuidados da avó, Graciela, uma mulher em luto por seu marido Raúl, o país e a Revolução. Enquanto Nina tenta organizar sua precária vida de migrante para levar Elisa e Graciela com ela, Camilo, o ex-marido, aproveita sua ausência para se aproximar da garota e levá-la para fora do país. O que para ele é uma tentativa desesperada de recuperar sua família, para Nina nada mais é do que uma réplica íntima do autoritarismo nacional, esse que ele maneja tão bem e que ela não está mais disposta a aceitar. No conjunto de textos crítico-reflexivos nunca aprendí eso de viajar con poco equipaje, parto da revisão da bibliografia disponível e do exercício crítico da escrita do romance para levar adiante uma provocação, já presente nas entranhas do texto ficcional, sobre empatia e literatura. Para isso, abordarei como foram pensadas e definidas as estratégias e técnicas narrativas ao longo do processo criativo e com as mais diversas influências teóricas e vivencias, numa tentativa de potencializar a resposta empática dirigida às personagens.Por pertenecer al área de Escritura Creativa, esta tesis está formada por un componente creativo y uno crítico-reflexivo. El primero, la novela Volver a cuándo, cuenta desde varios puntos de vista la historia de Nina, quien durante el agravamiento de la crisis venezolana en 2019 emigra para Brasil, dejando a su hija Elisa bajo los cuidados de la abuela, Graciela, una mujer en luto por su esposo Raúl, el país y la Revolución. Mientras Nina intenta organizar su precaria vida de migrante para poder llevar a Elisa y a Graciela consigo, Camilo, el exmarido, aprovecha su ausencia para acercarse a la niña y sacarla del país. Lo que para él es un intento desesperado de recuperar a su familia, para Nina no es más que una réplica íntima del autoritarismo nacional, ese que él maneja tan bien y que ella ya no está dispuesta a aceptar. En el conjunto de textos crítico-reflexivos Nunca aprendí eso de viajar con poco equipaje, parto de la revisión de la bibliografía disponible y del ejercicio crítico de la escritura de la novela para llevar adelante una provocación, ya presente en las entrañas del texto de ficción, sobre empatía y literatura. Para ello, abordaré cómo fueron pensadas y definidas las estrategias y técnicas narrativas, a lo largo del proceso creativo y con las más diversas influencias teóricas y vivenciales, en un intento de potenciar la respuesta empática dirigida a los personajes.Because it belongs to the Creative Writing area, this thesis is formed by a creative component and critical-reflective component. The first, the novel Volver a cuándo, tells from various points of view the story of Nina, who during the worsening of the Venezuelan crisis in 2019 emigrates to Brazil, leaving her daughter Elisa under the care of her grandmother, Graciela, a woman in mourning for her husband Raúl, the country and the revolution. While Nina tries to organize her precarious migrant life so that she can take Elisa and Graciela with her, Camilo, her ex-husband, takes advantage of her absence to approach the girl and take her out of the country. What for him is a desperate attempt to win back her family, for Nina it is nothing more than an intimate replica of national authoritarianism, that which he handles so well and which she is no longer willing to accept. The set of critical-reflective texts Nunca aprendí eso de viajar con poco equipaje is complementary to the novel. Through the review of the available bibliography and the critical exercise of writing, I carry out a provocation, already present in the bowels of the fictional text, about empathy and literature. To do this, I will address how narrative strategies and techniques were conceived and defined to enhance the empathic response directed at the characters, throughout the creative process and with the most diverse theoretical and experiential influences.Submitted by PPG Letras (letraspg@pucrs.br) on 2022-06-28T17:57:51Z No. of bitstreams: 1 Tese Versão final - María Elena Morán - Volver a cuándo.pdf: 4108684 bytes, checksum: a06d2d0c28e837967f974c0f6b1037e7 (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2022-06-29T13:08:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Versão final - María Elena Morán - Volver a cuándo.pdf: 4108684 bytes, checksum: a06d2d0c28e837967f974c0f6b1037e7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-29T13:17:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Versão final - María Elena Morán - Volver a cuándo.pdf: 4108684 bytes, checksum: a06d2d0c28e837967f974c0f6b1037e7 (MD5) Previous issue date: 2022-02-23Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/184633/TES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBrasilEscola de HumanidadesEscritura CreativaEmpatíaVenezuelaRevolución BolivarianaMigraciónLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASVolver a cuándo : provocações ficcionais e teóricas sobre a empatia narrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTrabalho será publicado como artigo ou livro60 meses29/06/2027407477848473845987500500500600-6557531471218110192-54094192628864980881802873727776104890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILTES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdf.jpgTES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdf.jpgimage/jpeg4122https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10330/4/TES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdf.jpgc70603edd33c22c4e23a58a9270fca7cMD54TEXTTES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdf.txtTES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdf.txttext/plain1703https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10330/3/TES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdf.txt6bf3f23e3fedfa1d044605edffce6922MD53ORIGINALTES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdfTES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdfapplication/pdf292602https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10330/2/TES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_CONFIDENCIAL.pdf8b130df818ac61151e68f18712660ea8MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10330/1/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD51tede/103302022-06-29 12:00:17.606oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2022-06-29T15:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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