Empirical studies about collaboration in competitive software crowdsourcing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Letícia dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8256
Resumo: Software Crowdsourcing (SW CS) é uma estratégia emergente de desenvolvimento de software onde um grande número de pessoas tem se engajado para contribuir em várias atividades de software. Tal estratégia (baseada na multidão), tem sido utilizada pelas empresas que estão buscando aumentar a velocidade de seus esforços em desenvolvimento de software. SW CS está geralmente estruturado em torno de plataformas que permitem que um solicitante submeta uma tarefa e conecte-a com uma multidão de pessoas que irá prôver soluções para a tarefa. Essas plataformas geralmente exploram uma abordagem competitiva para realização da tarefa: membros da multidão, independentemente, criam uma solução para a tarefa enquanto competem uns contra os outros em busca de uma premiação financeira ao final da tarefa entregue. Uma vez que a competição pode reduzir a colaboração, recentes estudos, surpreendentemente, indicam que a colaboração existe em plataformas de SW CS. Estes estudos têm focado em dois aspectos. O primeiro, em problemas de colaboração entre plataforma e solicitante com relação a atribuição da multidão e as tarefas a serem desenvolvidas nos desafios de competição (alocação e submissão de tarefas) e, o segundo aspecto, relacionado ao impacto da colaboração entre membros da multidão e a qualidade das soluções submetidas. Outros aspectos referentes a colaboração entre os membros da multidão ainda são amplamente inexplorados. Nessa tese, nosso objetivo é identificar barreiras e características de colaboração enfrentadas pelos membros da multidão em SW CS competitivo. Para alcançar este objetivo, nós conduzimos múltiplos estudos utilizando diferentes métodos de pesquisa divididos em duas fases: exploratória e avaliatoria. Para a fase exploratória, os dados coletados foram obtidos a partir de: (i) partes envolvidas em projetos de SW CS (solicitante, multidão e plataforma) através de entrevistas semi-estruturadas com profissionais e empresas, (ii) estudos selecionados através da revisão da literatura e; (iii) estudo empírico sobre como desenvolvedores colaboram entre si em uma plataforma de SW CS competitivo – TopCoder. A barreira de colaboração mais frequente encontrada está associada a falta de comunicação apropriada entre as partes. Baseado nessa barreira decidimos na fase avaliatória conduzir uma (iv) análise qualitativa do principal canal de comunicação utilizado pela multidão: fórums hospedados na plataforma TopCoder e, finalmente, (v) realizamos um survey destinado aos desenvolvedores que competiram na TopCoder para avaliar a influência da colaboração no desempenho da tarefa. Os resultados obtidos nos estudos avaliatórios sugerem que a colaboração entre os membros da multidão está correlacionada com a entrega de soluções de software vencedoras nos desafios de SW CS.
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Essas plataformas geralmente exploram uma abordagem competitiva para realização da tarefa: membros da multidão, independentemente, criam uma solução para a tarefa enquanto competem uns contra os outros em busca de uma premiação financeira ao final da tarefa entregue. Uma vez que a competição pode reduzir a colaboração, recentes estudos, surpreendentemente, indicam que a colaboração existe em plataformas de SW CS. Estes estudos têm focado em dois aspectos. O primeiro, em problemas de colaboração entre plataforma e solicitante com relação a atribuição da multidão e as tarefas a serem desenvolvidas nos desafios de competição (alocação e submissão de tarefas) e, o segundo aspecto, relacionado ao impacto da colaboração entre membros da multidão e a qualidade das soluções submetidas. Outros aspectos referentes a colaboração entre os membros da multidão ainda são amplamente inexplorados. Nessa tese, nosso objetivo é identificar barreiras e características de colaboração enfrentadas pelos membros da multidão em SW CS competitivo. Para alcançar este objetivo, nós conduzimos múltiplos estudos utilizando diferentes métodos de pesquisa divididos em duas fases: exploratória e avaliatoria. Para a fase exploratória, os dados coletados foram obtidos a partir de: (i) partes envolvidas em projetos de SW CS (solicitante, multidão e plataforma) através de entrevistas semi-estruturadas com profissionais e empresas, (ii) estudos selecionados através da revisão da literatura e; (iii) estudo empírico sobre como desenvolvedores colaboram entre si em uma plataforma de SW CS competitivo – TopCoder. A barreira de colaboração mais frequente encontrada está associada a falta de comunicação apropriada entre as partes. Baseado nessa barreira decidimos na fase avaliatória conduzir uma (iv) análise qualitativa do principal canal de comunicação utilizado pela multidão: fórums hospedados na plataforma TopCoder e, finalmente, (v) realizamos um survey destinado aos desenvolvedores que competiram na TopCoder para avaliar a influência da colaboração no desempenho da tarefa. Os resultados obtidos nos estudos avaliatórios sugerem que a colaboração entre os membros da multidão está correlacionada com a entrega de soluções de software vencedoras nos desafios de SW CS.Software Crowdsourcing (SW CS) is an emergent software development strategy where a large number of people have been engaged to contribute in several software activities. Such strategy (based on the crowd), has been used for companies who are seeking to increase the speed of their software development efforts. This strategy is usually structured around platforms that allow a requester submit a task to be performed and connect with the crowd that assigned and provide a solution for the task. These platforms usually explore a competitive approach: members of the crowd independently create a solution while compete against each other by monetary rewards for task completion. While competition usually reduces collaboration, some recent studies surprisingly indicate that there is collaboration in SW CS platforms. These studies have focused on two aspects. First, collaboration concerns between platform and requester in terms of crowd’s assignment to the challenges (task allocation and submission) and second, the impact of the collaboration among crowd members in the quality of the submitted solutions. Other aspects of the collaboration among crowd members have been largely unexplored. In this thesis, our goal is to identify collaboration’s characteristics and barriers faced by crowd members in competitive software crowdsourcing. To achieve this goal, we have conducted multiple studies, using mixed research methods divided in two phases: one exploratory and one evaluatory. For the exploratory phase, we used data collected from: (i) the three involved parties in SW CS projects (requester, crowd and platform) through semi structured interviews with practitioners and companies, (ii) studies selected via literature review; and (iii) an empirical study about how developer collaborated with each other in a SW CS competitive platform – TopCoder. The most frequent collaboration barrier was associated to lack of proper communication among the parties. Based on this barrier we decided, in the evaluatory phase, to conduct a (iv) qualitative analysis of the main communication channel used by the crowd: forums hosted on TopCoder platform and (v) a survey aimed at developers who had competed on TopCoder to assess the influence of collaboration in task performance. Our results from these evaluatory studies suggest that collaboration among crowd members is correlated with delivering winning solutions in SW CS challenges.Submitted by PPG Ciência da Computação (ppgcc@pucrs.br) on 2018-08-22T17:04:33Z No. of bitstreams: 1 LETICIA_SANTOS_MACHADO_TES.pdf: 7715415 bytes, checksum: 7658ad49d27e7fdfea1a76aeee1ca834 (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2018-08-24T18:53:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LETICIA_SANTOS_MACHADO_TES.pdf: 7715415 bytes, checksum: 7658ad49d27e7fdfea1a76aeee1ca834 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-24T19:23:50Z (GMT). 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