Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8235 |
Resumo: | Realidade virtual é uma tecnologia que permite aos seus usuários visualizar e interagir com ambientes virtuais (AV) 3D em tempo real. Um ambiente virtual colaborativo (AVC) é um tipo de AV que permite que dois ou mais usuários estejam juntos no mesmo ambiente virtual. Ambientes virtuais colaborativos têm algumas dificuldades que AV comuns não têm. Por exemplo, diferentes técnicas são necessárias a fim de permitir a dois usuários a manipulação (mover ou girar) conjunta de um objeto virtual. Algumas dessas técnicas podem levar os usuários a realizarem movimentos não naturais. Este trabalho avalia o retorno háptico para deixar os usuários cientes de movimentos errados durante a manipulação colaborativa de objetos. A técnica SkeweR foi utilizada como teste. Esta técnica é baseada em crushing points, onde os usuários pegam o objeto pela primeira vez para simultaneamente mover e girar o objeto. Uma vez que os usuários mantêm a posição da mão sobre o crushing point durante a manipulação do objeto, a interação se torna mais natural, no sentido de que se torna mais similar ao processo real de segurar um objeto. Entretanto, devido à falta de restrições físicas de movimento, frequentemente, durante a interação, a mão do usuário se move para fora do crushing point. Para solucionar este problema, este trabalho propõe o uso de retorno tátil para informar os usuários sobre a distância entre a posição da mão e o crushing point. O retorno tátil é fornecido por um minimotor de vibração preso no polegar do usuário. Para validar o método, fez-se um estudo com usuários em que estes deveriam realizar a manipulação 3D de um objeto virtual. Este objeto precisava ser transladado e girado através de um caminho virtual ao longo de um fio virtual, do início deste até o fim. Durante a interação, os usuários manipularam um rastreador de posição com três graus de liberdade (3DOF) e deveriam manter a posição do rastreador na mesma posição do crushing point. Durante as rodadas do experimento, os participantes testaram três modalidades de interação: sem nenhum retorno, com retorno visual e com retorno tátil. O resultado dos testes mostrou que usuários realizaram manipulações mais naturais quando estavam usando o retorno tátil. |
id |
P_RS_b34be5ede36627b5217050b51da934f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/8235 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinho, Márcio Sarrogliahttp://lattes.cnpq.br/9183721973235194http://lattes.cnpq.br/2068995692765161Oliveira, Thomas Volpato de2018-08-02T12:38:03Z2017-08-23http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8235Realidade virtual é uma tecnologia que permite aos seus usuários visualizar e interagir com ambientes virtuais (AV) 3D em tempo real. Um ambiente virtual colaborativo (AVC) é um tipo de AV que permite que dois ou mais usuários estejam juntos no mesmo ambiente virtual. Ambientes virtuais colaborativos têm algumas dificuldades que AV comuns não têm. Por exemplo, diferentes técnicas são necessárias a fim de permitir a dois usuários a manipulação (mover ou girar) conjunta de um objeto virtual. Algumas dessas técnicas podem levar os usuários a realizarem movimentos não naturais. Este trabalho avalia o retorno háptico para deixar os usuários cientes de movimentos errados durante a manipulação colaborativa de objetos. A técnica SkeweR foi utilizada como teste. Esta técnica é baseada em crushing points, onde os usuários pegam o objeto pela primeira vez para simultaneamente mover e girar o objeto. Uma vez que os usuários mantêm a posição da mão sobre o crushing point durante a manipulação do objeto, a interação se torna mais natural, no sentido de que se torna mais similar ao processo real de segurar um objeto. Entretanto, devido à falta de restrições físicas de movimento, frequentemente, durante a interação, a mão do usuário se move para fora do crushing point. Para solucionar este problema, este trabalho propõe o uso de retorno tátil para informar os usuários sobre a distância entre a posição da mão e o crushing point. O retorno tátil é fornecido por um minimotor de vibração preso no polegar do usuário. Para validar o método, fez-se um estudo com usuários em que estes deveriam realizar a manipulação 3D de um objeto virtual. Este objeto precisava ser transladado e girado através de um caminho virtual ao longo de um fio virtual, do início deste até o fim. Durante a interação, os usuários manipularam um rastreador de posição com três graus de liberdade (3DOF) e deveriam manter a posição do rastreador na mesma posição do crushing point. Durante as rodadas do experimento, os participantes testaram três modalidades de interação: sem nenhum retorno, com retorno visual e com retorno tátil. O resultado dos testes mostrou que usuários realizaram manipulações mais naturais quando estavam usando o retorno tátil.Virtual reality is a technology that allows users to view and interact with a 3D virtual environment (VE) in real time. A collaborative virtual environment (CVE) is a type of VE that allows two or more users to be in the same virtual environment together. Collaborative virtual environments have some issues that simple VEs do not have. For example, different techniques are required in order to allow two users to manipulate (move or rotate) a virtual object together. Some of these techniques can lead users to do unnatural movements. This study evaluates haptic feedback to let users aware of wrong movements during a cooperative object manipulation. The SkeweR technique was used as a testbed. This technique is based on the use of crushing points, where the users grab the object for the first time, to simultaneously move/rotate an object. Once the users have their hands positioned on the crushing point during the object manipulation, the interaction becomes more natural, in the sense that it is more similar to the real process. However, due to the lack of any physical constraint to the users’ movements, it is often noticed that the users’ hands move away from the crushing point during the interaction. To solve this problem, this work proposes the usage of tactile feedback to inform the user about the distance between his hand and the crushing point. The tactile feedback is provided by a vibration micromotor attached to the user’s thumb. To validate the method, a user study based on the 3D manipulation of a virtual object was performed. The virtual object had to be translated and rotated through a virtual path along a virtual wire, from the beginning to the end of it. During the interaction, users manipulated a three degrees of freedom (3DOF) position tracker and were requested to keep this tracker in the same position of the crushing point. During the trials, the participants used three modalities of interaction: without any feedback, with a visual feedback and with tactile feedback. Results showed that the users do more natural manipulations when using tactile feedback.Submitted by PPG Ciência da Computação (ppgcc@pucrs.br) on 2018-07-26T19:57:26Z No. of bitstreams: 1 THOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdf: 2340160 bytes, checksum: a77fc7c024da22cb1ea18eec69501d7e (MD5)Approved for entry into archive by Sheila Dias (sheila.dias@pucrs.br) on 2018-08-02T12:22:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 THOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdf: 2340160 bytes, checksum: a77fc7c024da22cb1ea18eec69501d7e (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-02T12:38:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdf: 2340160 bytes, checksum: a77fc7c024da22cb1ea18eec69501d7e (MD5) Previous issue date: 2017-08-23application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/172943/THOMAS%20VOLPATO%20DE%20OLIVEIRA_DIS.pdf.jpgengPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoPUCRSBrasilEscola PolitécnicaAwareness FeedbackHaptic Feedback3D ManipulationsVirtual RealityRetorno HápticoManipulação 3DRealidade VirtualCIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOUsage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environmentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação1974996533081274470500500-862078257083325301info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILTHOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdf.jpgTHOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdf.jpgimage/jpeg5718http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8235/4/THOMAS+VOLPATO+DE+OLIVEIRA_DIS.pdf.jpg1fa650f2adaac9d23396c4d235938baaMD54TEXTTHOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdf.txtTHOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdf.txttext/plain83729http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8235/3/THOMAS+VOLPATO+DE+OLIVEIRA_DIS.pdf.txt101d4a7fa8d2a9e57ed1f1fc16240647MD53ORIGINALTHOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdfTHOMAS VOLPATO DE OLIVEIRA_DIS.pdfapplication/pdf2340160http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8235/2/THOMAS+VOLPATO+DE+OLIVEIRA_DIS.pdfa77fc7c024da22cb1ea18eec69501d7eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8610http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8235/1/license.txt5a9d6006225b368ef605ba16b4f6d1beMD51tede/82352018-08-02 12:00:44.823oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2018-08-02T15:00:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments |
title |
Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments |
spellingShingle |
Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments Oliveira, Thomas Volpato de Awareness Feedback Haptic Feedback 3D Manipulations Virtual Reality Retorno Háptico Manipulação 3D Realidade Virtual CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments |
title_full |
Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments |
title_fullStr |
Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments |
title_full_unstemmed |
Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments |
title_sort |
Usage of tactile feedback to aid cooperative object manipulation in virtual environments |
author |
Oliveira, Thomas Volpato de |
author_facet |
Oliveira, Thomas Volpato de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinho, Márcio Sarroglia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9183721973235194 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2068995692765161 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thomas Volpato de |
contributor_str_mv |
Pinho, Márcio Sarroglia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Awareness Feedback Haptic Feedback 3D Manipulations Virtual Reality |
topic |
Awareness Feedback Haptic Feedback 3D Manipulations Virtual Reality Retorno Háptico Manipulação 3D Realidade Virtual CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retorno Háptico Manipulação 3D Realidade Virtual |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO |
description |
Realidade virtual é uma tecnologia que permite aos seus usuários visualizar e interagir com ambientes virtuais (AV) 3D em tempo real. Um ambiente virtual colaborativo (AVC) é um tipo de AV que permite que dois ou mais usuários estejam juntos no mesmo ambiente virtual. Ambientes virtuais colaborativos têm algumas dificuldades que AV comuns não têm. Por exemplo, diferentes técnicas são necessárias a fim de permitir a dois usuários a manipulação (mover ou girar) conjunta de um objeto virtual. Algumas dessas técnicas podem levar os usuários a realizarem movimentos não naturais. Este trabalho avalia o retorno háptico para deixar os usuários cientes de movimentos errados durante a manipulação colaborativa de objetos. A técnica SkeweR foi utilizada como teste. Esta técnica é baseada em crushing points, onde os usuários pegam o objeto pela primeira vez para simultaneamente mover e girar o objeto. Uma vez que os usuários mantêm a posição da mão sobre o crushing point durante a manipulação do objeto, a interação se torna mais natural, no sentido de que se torna mais similar ao processo real de segurar um objeto. Entretanto, devido à falta de restrições físicas de movimento, frequentemente, durante a interação, a mão do usuário se move para fora do crushing point. Para solucionar este problema, este trabalho propõe o uso de retorno tátil para informar os usuários sobre a distância entre a posição da mão e o crushing point. O retorno tátil é fornecido por um minimotor de vibração preso no polegar do usuário. Para validar o método, fez-se um estudo com usuários em que estes deveriam realizar a manipulação 3D de um objeto virtual. Este objeto precisava ser transladado e girado através de um caminho virtual ao longo de um fio virtual, do início deste até o fim. Durante a interação, os usuários manipularam um rastreador de posição com três graus de liberdade (3DOF) e deveriam manter a posição do rastreador na mesma posição do crushing point. Durante as rodadas do experimento, os participantes testaram três modalidades de interação: sem nenhum retorno, com retorno visual e com retorno tátil. O resultado dos testes mostrou que usuários realizaram manipulações mais naturais quando estavam usando o retorno tátil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-02T12:38:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8235 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1974996533081274470 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-862078257083325301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8235/4/THOMAS+VOLPATO+DE+OLIVEIRA_DIS.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8235/3/THOMAS+VOLPATO+DE+OLIVEIRA_DIS.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8235/2/THOMAS+VOLPATO+DE+OLIVEIRA_DIS.pdf http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/8235/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fa650f2adaac9d23396c4d235938baa 101d4a7fa8d2a9e57ed1f1fc16240647 a77fc7c024da22cb1ea18eec69501d7e 5a9d6006225b368ef605ba16b4f6d1be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765334968762368 |