As trincheiras, as vazantes, as correntes... segredos que ninguém ensina: a construção do perfil psicológico feminino no drama de Chico Buarque de Holanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortolan, Leandro Henrique
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1997
Resumo: A tese aborda a questão do feminino em duas peças dramáticas de Chico Buarque de Hollanda, Calabar: o elogio da traição (1973) e Gota d água (1975), sob os postulados da teoria crítica de Carl Gustav Jung e de teóricos pós-junguianos, mediante os conceitos de inconsciente coletivo e dos arquétipos do animus e da anima nele inseridos. A análise do gênero no drama de Chico Buarque é desenvolvida a partir do pressuposto de que a constituição psíquica da mulher é formada também por uma contraparte masculina animus -, que possibilita a ela, através dessa sua ―virilidade‖, um melhor desenvolvimento (ou não) de sua personalidade total. Analogamente, o varão também possui em sua psique uma contraparte feminina anima -, que lhe possibilita uma melhor aproximação (ou não) com seu outro lado mais sensível e receptivo. Nesse sentido, ver-se-á de que maneira esses dois arquétipos se manifestam respectivamente em personagens femininas principalmente Bárbara, da peça Calabar e Joana, da peça Gota d água e também em personagens masculinas, já que ambos, mulher e homem, estão intimamente ligados.
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