Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/426 |
Resumo: | O movimento que visa a inclusão social das Pessoas Com Deficiência, teve como fator determinante o reconhecimento de que somos todos constituídos de características naturalmente diferentes. Desse modo propomos processo de pesquisa, buscando, investigar de que maneira as Políticas vem contribuindo para o processo da Inclusão Social das Pessoas Com Deficiência objetivando subsidiar iniciativas que possibilitem o fortalecimento das ações Inclusivas. Também buscamos verificar as estratégias utilizadas para Incluir as Pessoas com Deficiência, buscando fortalecer o processo de Inclusão. Neste caso, para desvendarmos como vem sendo conduzidos os Processos Educacionais Inclusivos, realizamos pesquisa qualitativa, indo a campo na Rede Educacional de Carazinho RS, abordando gestores, professores família e usuários. Utilizamos as Categorias, Totalidade, Historicidade e Contradição, que constituem o Método Dialético Crítico, numa perspectiva de entender, explicar e potencializar a realidade que compreende a Educação Inclusiva no espaço pesquisado. Os resultados apontam para a necessidade de um aprimoramento da rede de atendimento, onde saúde educação e assistência social fortaleçam a inclusão das Pessoas Com Deficiência. O campo da Inclusão fundamenta-se na concepção das diferenças. Sejam pessoas com deficiência, ou qualquer pessoa que por algum motivo encontra-se segregada dos espaços que lhes são de direito. É preciso também que todos sejam educados para conceber o diferente, livre de qualquer possibilidade de exclusão, ao contrário, estaremos cultivando o preconceito arraigado das experiências do passado. |
id |
P_RS_bc75419d09429482f1acfcf726d0319b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/426 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grossi, Patricia KriegerCPF:50074938053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788521J3CPF:82159041068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130299D7Silva, Jocenir de Oliveira2015-04-14T13:20:07Z2009-02-092009-01-13SILVA, Jocenir de Oliveira. Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/426Made available in DSpace on 2015-04-14T13:20:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408706.pdf: 1955495 bytes, checksum: 585f53d7653ff02d1f36eb9cb6478dd3 (MD5) Previous issue date: 2009-01-13O movimento que visa a inclusão social das Pessoas Com Deficiência, teve como fator determinante o reconhecimento de que somos todos constituídos de características naturalmente diferentes. Desse modo propomos processo de pesquisa, buscando, investigar de que maneira as Políticas vem contribuindo para o processo da Inclusão Social das Pessoas Com Deficiência objetivando subsidiar iniciativas que possibilitem o fortalecimento das ações Inclusivas. Também buscamos verificar as estratégias utilizadas para Incluir as Pessoas com Deficiência, buscando fortalecer o processo de Inclusão. Neste caso, para desvendarmos como vem sendo conduzidos os Processos Educacionais Inclusivos, realizamos pesquisa qualitativa, indo a campo na Rede Educacional de Carazinho RS, abordando gestores, professores família e usuários. Utilizamos as Categorias, Totalidade, Historicidade e Contradição, que constituem o Método Dialético Crítico, numa perspectiva de entender, explicar e potencializar a realidade que compreende a Educação Inclusiva no espaço pesquisado. Os resultados apontam para a necessidade de um aprimoramento da rede de atendimento, onde saúde educação e assistência social fortaleçam a inclusão das Pessoas Com Deficiência. O campo da Inclusão fundamenta-se na concepção das diferenças. Sejam pessoas com deficiência, ou qualquer pessoa que por algum motivo encontra-se segregada dos espaços que lhes são de direito. É preciso também que todos sejam educados para conceber o diferente, livre de qualquer possibilidade de exclusão, ao contrário, estaremos cultivando o preconceito arraigado das experiências do passado.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6585/408706.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialPUCRSBRFaculdade de Serviço SocialPESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - ASPECTOS SOCIAISINCLUSÃO SOCIAL - BRASILPOLÍTICAS SOCIAISCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALProcessos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-50423368294395805405006001550256503942391725info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL408706.pdf.jpg408706.pdf.jpgimage/jpeg2467http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/426/3/408706.pdf.jpgd75f4e311d7f319832c5dd21addfbc59MD53TEXT408706.pdf.txt408706.pdf.txttext/plain335610http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/426/2/408706.pdf.txta636765498c41dd708e4f08a953f716fMD52ORIGINAL408706.pdfapplication/pdf1955495http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/426/1/408706.pdf585f53d7653ff02d1f36eb9cb6478dd3MD51tede/4262016-11-29 15:50:45.887oai:tede2.pucrs.br:tede/426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2016-11-29T17:50:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional |
title |
Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional |
spellingShingle |
Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional Silva, Jocenir de Oliveira PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - ASPECTOS SOCIAIS INCLUSÃO SOCIAL - BRASIL POLÍTICAS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
title_short |
Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional |
title_full |
Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional |
title_fullStr |
Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional |
title_full_unstemmed |
Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional |
title_sort |
Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional |
author |
Silva, Jocenir de Oliveira |
author_facet |
Silva, Jocenir de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grossi, Patricia Krieger |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:50074938053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788521J3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:82159041068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130299D7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jocenir de Oliveira |
contributor_str_mv |
Grossi, Patricia Krieger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - ASPECTOS SOCIAIS INCLUSÃO SOCIAL - BRASIL POLÍTICAS SOCIAIS |
topic |
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA - ASPECTOS SOCIAIS INCLUSÃO SOCIAL - BRASIL POLÍTICAS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
description |
O movimento que visa a inclusão social das Pessoas Com Deficiência, teve como fator determinante o reconhecimento de que somos todos constituídos de características naturalmente diferentes. Desse modo propomos processo de pesquisa, buscando, investigar de que maneira as Políticas vem contribuindo para o processo da Inclusão Social das Pessoas Com Deficiência objetivando subsidiar iniciativas que possibilitem o fortalecimento das ações Inclusivas. Também buscamos verificar as estratégias utilizadas para Incluir as Pessoas com Deficiência, buscando fortalecer o processo de Inclusão. Neste caso, para desvendarmos como vem sendo conduzidos os Processos Educacionais Inclusivos, realizamos pesquisa qualitativa, indo a campo na Rede Educacional de Carazinho RS, abordando gestores, professores família e usuários. Utilizamos as Categorias, Totalidade, Historicidade e Contradição, que constituem o Método Dialético Crítico, numa perspectiva de entender, explicar e potencializar a realidade que compreende a Educação Inclusiva no espaço pesquisado. Os resultados apontam para a necessidade de um aprimoramento da rede de atendimento, onde saúde educação e assistência social fortaleçam a inclusão das Pessoas Com Deficiência. O campo da Inclusão fundamenta-se na concepção das diferenças. Sejam pessoas com deficiência, ou qualquer pessoa que por algum motivo encontra-se segregada dos espaços que lhes são de direito. É preciso também que todos sejam educados para conceber o diferente, livre de qualquer possibilidade de exclusão, ao contrário, estaremos cultivando o preconceito arraigado das experiências do passado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-02-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:20:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Jocenir de Oliveira. Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/426 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jocenir de Oliveira. Processos de inclusão social ilusórios : um novo olhar frente à diversidade no contexto educacional. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-5042336829439580540 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
1550256503942391725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/426/3/408706.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/426/2/408706.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/426/1/408706.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d75f4e311d7f319832c5dd21addfbc59 a636765498c41dd708e4f08a953f716f 585f53d7653ff02d1f36eb9cb6478dd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765272319492096 |