O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3428 |
Resumo: | This written essay presents analysis about data generated by the studend‟s participatory-construction of a Science Museum, inside a private school in Cachoeirinha (RS). The main objective of this study is to understand the participatory-construction‟s contribution to student‟s scientific learning, awakening the naturalistic intelligence. Methodology was mainly qualitative. Seeing the direct implication of the researcher, who was also the teacher, we adopted the recherche-action metodology. The research tools were a diary about the meetings, pictures, interviews and research texts produced by students. The results indicate that Museu da Natureza proved to be a reliable tool to Science learning, once provided moments of scientific endeavour to students. Furthermore, the students posed the importance of this experience to criativity development, since they found themselves challenged to learn researching and also teaching. |
id |
P_RS_bdfa4c6f685077d4988eff767a37c350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3428 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:00543806006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260659Z4Barcellos, Guy Barros2015-04-14T14:12:52Z2012-06-262012-03-23BARCELLOS, Guy Barros. O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3428This written essay presents analysis about data generated by the studend‟s participatory-construction of a Science Museum, inside a private school in Cachoeirinha (RS). The main objective of this study is to understand the participatory-construction‟s contribution to student‟s scientific learning, awakening the naturalistic intelligence. Methodology was mainly qualitative. Seeing the direct implication of the researcher, who was also the teacher, we adopted the recherche-action metodology. The research tools were a diary about the meetings, pictures, interviews and research texts produced by students. The results indicate that Museu da Natureza proved to be a reliable tool to Science learning, once provided moments of scientific endeavour to students. Furthermore, the students posed the importance of this experience to criativity development, since they found themselves challenged to learn researching and also teaching.Esta dissertação apresenta a análise de dados gerados a partir da construção-participativa de um Museu de Ciências, com alunos Ensino Fundamental, em uma escola particular no município de Cachoeirinha (RS). O objetivo geral da pesquisa resume-se em compreender a contribuição da construção deste museu para a alfabetização científica dos alunos envolvidos, oportunizando o despertar da inteligência naturalística. A abordagem metodológica foi predominantemente qualitativa. Os instrumentos de pesquisa consistiram no registro diário das reuniões durante a montagem, fotografias, entrevistas com os alunos envolvidos e textos de pesquisa e divulgação dos alunos-curadores. Dado o envolvimento direto do pesquisador, que também foi o professor-orientador do projeto, a metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise descritiva interpretativa e análise textual discursiva. Antes de explicitar a análise, o texto apresenta o acompanhamento do trabalho, um diário que mostra como ocorreu a construção-participativa. Os resultados obtidos indicam que o Museu da Natureza mostrou-se uma ferramenta confiável para alfabetização científica, porque proporciona aprendizados significativos, momentos de pesquisa e convivências que fogem do ensino conteudista e instrutivista. Os participantes chamaram atenção para desenvolvimento de sua criatividade, uma vez que viram-se desafiados a aprender pesquisando e ensinando.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 439266.pdf: 2748028 bytes, checksum: ae224402dd34a5739562af6e8d20f0ea (MD5) Previous issue date: 2012-03-23application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12467/439266.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOALFABETIZAÇÃOCIÊNCIAS - ENSINOMUSEUS DE CIÊNCIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL439266.pdf.jpg439266.pdf.jpgimage/jpeg2823http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/3/439266.pdf.jpg44da11a09fbd183a0e57e635c81d9c0dMD53TEXT439266.pdf.txt439266.pdf.txttext/plain174714http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/2/439266.pdf.txt63a8c968418e5efd63f3510775b5695bMD52ORIGINAL439266.pdfapplication/pdf2748028http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/1/439266.pdfae224402dd34a5739562af6e8d20f0eaMD51tede/34282015-04-17 15:59:57.631oai:tede2.pucrs.br:tede/3428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica |
title |
O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica |
spellingShingle |
O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica Barcellos, Guy Barros EDUCAÇÃO ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS - ENSINO MUSEUS DE CIÊNCIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica |
title_full |
O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica |
title_fullStr |
O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica |
title_full_unstemmed |
O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica |
title_sort |
O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica |
author |
Barcellos, Guy Barros |
author_facet |
Barcellos, Guy Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Regina Maria Rabello |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:12067814087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00543806006 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260659Z4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Guy Barros |
contributor_str_mv |
Borges, Regina Maria Rabello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS - ENSINO MUSEUS DE CIÊNCIA |
topic |
EDUCAÇÃO ALFABETIZAÇÃO CIÊNCIAS - ENSINO MUSEUS DE CIÊNCIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This written essay presents analysis about data generated by the studend‟s participatory-construction of a Science Museum, inside a private school in Cachoeirinha (RS). The main objective of this study is to understand the participatory-construction‟s contribution to student‟s scientific learning, awakening the naturalistic intelligence. Methodology was mainly qualitative. Seeing the direct implication of the researcher, who was also the teacher, we adopted the recherche-action metodology. The research tools were a diary about the meetings, pictures, interviews and research texts produced by students. The results indicate that Museu da Natureza proved to be a reliable tool to Science learning, once provided moments of scientific endeavour to students. Furthermore, the students posed the importance of this experience to criativity development, since they found themselves challenged to learn researching and also teaching. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-06-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARCELLOS, Guy Barros. O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3428 |
identifier_str_mv |
BARCELLOS, Guy Barros. O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/3/439266.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/2/439266.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/1/439266.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44da11a09fbd183a0e57e635c81d9c0d 63a8c968418e5efd63f3510775b5695b ae224402dd34a5739562af6e8d20f0ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293154697216 |