O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Guy Barros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3428
Resumo: This written essay presents analysis about data generated by the studend‟s participatory-construction of a Science Museum, inside a private school in Cachoeirinha (RS). The main objective of this study is to understand the participatory-construction‟s contribution to student‟s scientific learning, awakening the naturalistic intelligence. Methodology was mainly qualitative. Seeing the direct implication of the researcher, who was also the teacher, we adopted the recherche-action metodology. The research tools were a diary about the meetings, pictures, interviews and research texts produced by students. The results indicate that Museu da Natureza proved to be a reliable tool to Science learning, once provided moments of scientific endeavour to students. Furthermore, the students posed the importance of this experience to criativity development, since they found themselves challenged to learn researching and also teaching.
id P_RS_bdfa4c6f685077d4988eff767a37c350
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3428
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:00543806006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260659Z4Barcellos, Guy Barros2015-04-14T14:12:52Z2012-06-262012-03-23BARCELLOS, Guy Barros. O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3428This written essay presents analysis about data generated by the studend‟s participatory-construction of a Science Museum, inside a private school in Cachoeirinha (RS). The main objective of this study is to understand the participatory-construction‟s contribution to student‟s scientific learning, awakening the naturalistic intelligence. Methodology was mainly qualitative. Seeing the direct implication of the researcher, who was also the teacher, we adopted the recherche-action metodology. The research tools were a diary about the meetings, pictures, interviews and research texts produced by students. The results indicate that Museu da Natureza proved to be a reliable tool to Science learning, once provided moments of scientific endeavour to students. Furthermore, the students posed the importance of this experience to criativity development, since they found themselves challenged to learn researching and also teaching.Esta dissertação apresenta a análise de dados gerados a partir da construção-participativa de um Museu de Ciências, com alunos Ensino Fundamental, em uma escola particular no município de Cachoeirinha (RS). O objetivo geral da pesquisa resume-se em compreender a contribuição da construção deste museu para a alfabetização científica dos alunos envolvidos, oportunizando o despertar da inteligência naturalística. A abordagem metodológica foi predominantemente qualitativa. Os instrumentos de pesquisa consistiram no registro diário das reuniões durante a montagem, fotografias, entrevistas com os alunos envolvidos e textos de pesquisa e divulgação dos alunos-curadores. Dado o envolvimento direto do pesquisador, que também foi o professor-orientador do projeto, a metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise descritiva interpretativa e análise textual discursiva. Antes de explicitar a análise, o texto apresenta o acompanhamento do trabalho, um diário que mostra como ocorreu a construção-participativa. Os resultados obtidos indicam que o Museu da Natureza mostrou-se uma ferramenta confiável para alfabetização científica, porque proporciona aprendizados significativos, momentos de pesquisa e convivências que fogem do ensino conteudista e instrutivista. Os participantes chamaram atenção para desenvolvimento de sua criatividade, uma vez que viram-se desafiados a aprender pesquisando e ensinando.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 439266.pdf: 2748028 bytes, checksum: ae224402dd34a5739562af6e8d20f0ea (MD5) Previous issue date: 2012-03-23application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12467/439266.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOALFABETIZAÇÃOCIÊNCIAS - ENSINOMUSEUS DE CIÊNCIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL439266.pdf.jpg439266.pdf.jpgimage/jpeg2823http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/3/439266.pdf.jpg44da11a09fbd183a0e57e635c81d9c0dMD53TEXT439266.pdf.txt439266.pdf.txttext/plain174714http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/2/439266.pdf.txt63a8c968418e5efd63f3510775b5695bMD52ORIGINAL439266.pdfapplication/pdf2748028http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/1/439266.pdfae224402dd34a5739562af6e8d20f0eaMD51tede/34282015-04-17 15:59:57.631oai:tede2.pucrs.br:tede/3428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
title O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
spellingShingle O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
Barcellos, Guy Barros
EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
MUSEUS DE CIÊNCIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
title_full O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
title_fullStr O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
title_full_unstemmed O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
title_sort O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
author Barcellos, Guy Barros
author_facet Barcellos, Guy Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12067814087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00543806006
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260659Z4
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Guy Barros
contributor_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
MUSEUS DE CIÊNCIA
topic EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
MUSEUS DE CIÊNCIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This written essay presents analysis about data generated by the studend‟s participatory-construction of a Science Museum, inside a private school in Cachoeirinha (RS). The main objective of this study is to understand the participatory-construction‟s contribution to student‟s scientific learning, awakening the naturalistic intelligence. Methodology was mainly qualitative. Seeing the direct implication of the researcher, who was also the teacher, we adopted the recherche-action metodology. The research tools were a diary about the meetings, pictures, interviews and research texts produced by students. The results indicate that Museu da Natureza proved to be a reliable tool to Science learning, once provided moments of scientific endeavour to students. Furthermore, the students posed the importance of this experience to criativity development, since they found themselves challenged to learn researching and also teaching.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARCELLOS, Guy Barros. O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3428
identifier_str_mv BARCELLOS, Guy Barros. O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/3/439266.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/2/439266.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3428/1/439266.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44da11a09fbd183a0e57e635c81d9c0d
63a8c968418e5efd63f3510775b5695b
ae224402dd34a5739562af6e8d20f0ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293154697216