Desenvolvimento de uma proposta para o ensino de hidrostática voltada para a aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alice Scherer da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3515
Resumo: Este estudo visa analisar o desenvolvimento de uma proposta de exploração na unidade de Hidrostática integrada com a vivência trazida pelos estudantes, com o questionamento da teoria (observação/reflexão) interligada com a prática (ação), como forma de construção do conhecimento significativo. Atividades experimentais realizadas no laboratório de Física foram utilizadas como um instrumento potencialmente facilitador para a reconstrução de conceitos pelos estudantes. O estudo foi realizado numa Escola estadual do interior do estado do Rio Grande do Sul composta por estudantes do Ensino Médio provenientes da zona rural do município. Foi desenvolvida uma proposta que busca explorar os conhecimentos prévios e a realidade do estudante como fonte motivadora. A análise realizada buscou explorar o papel do professor e do aluno na construção dessa proposta, e a evolução da comunicação oral e escrita dos estudantes, de que forma as atividades experimentais contribuíram para relacionar teoria e prática nas aulas de Física e as contribuições para formação de cidadãos críticos. Dentro dessa proposta, o professor foi um elemento moderador e facilitador no processo ensino-aprendizagem. Ele teve um papel reflexivo, buscando nos alunos os conhecimentos prévios e os problemas que os motivaram para a observação, reflexão e ação. Os alunos passaram a expor suas idéias de modo mais claro e objetivo, com o uso de alguns termos científicos, o que mostrou uma melhoria na linguagem oral e escrita. Nas atividades experimentais, os alunos tiveram a possibilidade de levantar hipóteses, observando-as, discutindo-as e reformulando-as. A proposta valoriza os conhecimentos ligados aos problemas e questionamentos do cotidiano próximo e distante do aluno. Os conceitos de Hidrostática foram incorporados como ferramentas para a tomada de decisões e a ação na comunidade. Atitudes como o diálogo, o respeito ao colega, preocupação com os acontecimentos do grupo e da comunidade, solidariedade e responsabilidade, foram desenvolvidas em sala de aula
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