A viabilidade do educar pela pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem sobre serpentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hillesheim, Rosalia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3330
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo acompanhar e avaliar a constru??o do conhecimento em uma proposta pedag?gica com uma Unidade de Aprendizagem UA sobre serpentes, desenvolvida a partir das id?ias pr?vias dos alunos da 6? serie do ensino fundamental, em aulas de Ci?ncias,. A fundamenta??o te?rica foi baseada em autores que prop?em um diferencial nos processos de ensino e aprendizagem. A investiga??o foi feita a partir da an?lise de depoimentos e de textos elaborados pelos alunos, segundo a metodologia denominada An?lise de Conte?do, que oportunizou subs?dios para elabora??o da UA, com base na an?lise e reflex?o das diferentes opini?es por eles enfatizadas. A partir das id?ias pr?vias dos alunos, foram organizados trabalhos que eles realizaram em pequenos grupos. Depois os temas trabalhados foram apresentados pelos alunos, obtendo-se perguntas e id?ias em depoimentos que ajudaram a fazer uma avalia??o desta proposta. Percebeu-se que os alunos foram capazes de realizar, em grupos, trabalhos de grande relev?ncia, assumindo responsabilidades pela pr?pria aprendizagem. Conseguiram trabalhar com autonomia, consultando bibliografia espec?fica sobre serpentes e produzindo textos sobre o tema que coube a cada grupo. Entretanto, esses resultados s?o parciais e relacionam-se a um estudo de caso, ou seja, os resultados obtidos em uma turma, num determinado contexto, envolvendo alunos de 6? s?rie de uma escola estadual. Esses resultados auxiliam a compreens?o do processo, n?o tendo a inten??o de generaliza??o, mas auxiliando a reflex?o e subsidiando a aplica??o e avalia??o em outras turmas. Este ? somente um caminho, um meio para aperfei?oarmos esta nova metodologia que foi t?o bem aceita pelos alunos e pela professora/pesquisadora. Esta n?o ? a vers?o final de uma pr?tica, mas o in?cio dela.
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