Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3305 |
Resumo: | Esse trabalho de investigação que tem como fundamentação teórica a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993) teve como principal objetivo, analisar se uma abordagem metodológica de ensino, priorizando situações interativas, pode contribuir para uma construção significativa do conhecimento de alunos de 6ª série do Ensino Fundamental, no campo conceitual dos números inteiros. Essa problemática surgiu em função de preocupações relacionadas aos dados do INEP (Prova Brasil 2005) na região onde reside e trabalha a autora. A situação crítica envolvendo a aprendizagem foi interpretada como falta de sintonia no processo de ensino e de aprendizagem. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud atribui ao professor a responsabilidade de encaminhar a construção de conceitos mediante a escolha mais adequada possível de situações (tarefas) que permitam a evolução conceitual dos estudantes. Buscou-se investigar, o impacto das situações interativas no sentido de melhorar pelo menos o que está ao alcance da escola. Para que o processo de investigação fosse possível, foi planejada e executada uma proposta metodológica rica em situações interativa como jogos e desafio, sem limitar-se exclusivamente a esse tipo de atividade. Os resultados que serão apresentados, foram obtidos por meio de observações feitas em sala de aula, análise dos procedimentos-em-ação utilizados pelos estudantes ao longo do processo e também em entrevista feitas com os alunos. Foi de essencial importância oportunizar aos estudantes a explicitação do que Vergnaud denomina de invariantes operatórios ou conhecimentos-em-ação utilizados por eles, e as concepções que fundamentam esses procedimentos, para que o professor pudesse propor situações, visando levar o aluno a reconstruir esquemas satisfatórios para um determinado conceito. Procura-se ao longo do texto, discutir a importância de o professor planejar e replanejar a situações a serem propostas aos alunos, visando uma construção significativa dos conceitos matemáticos. Os resultados encontrados mostram que as atividades interativas são eficazes para a efetivação de uma educação inovadora, mais humana, envolvente, na qual o professor ultrapasse a função de transmissor de conhecimentos sistematizados, despertando nos estudantes o interesse por aprender. |
id |
P_RS_c51cc0bd69ce51d960b109b3d4a848b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3305 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Sayonara Salvador Cabral daCPF:21954615000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709249H9CPF:02642316947http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757751Z9Bini, Márcia Bárbara2015-04-14T14:12:19Z2008-03-282008-03-10BINI, Márcia Bárbara. Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3305Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399697.pdf: 4588321 bytes, checksum: 2f720c681aad2c8b2c9c2221982e68a5 (MD5) Previous issue date: 2008-03-10Esse trabalho de investigação que tem como fundamentação teórica a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993) teve como principal objetivo, analisar se uma abordagem metodológica de ensino, priorizando situações interativas, pode contribuir para uma construção significativa do conhecimento de alunos de 6ª série do Ensino Fundamental, no campo conceitual dos números inteiros. Essa problemática surgiu em função de preocupações relacionadas aos dados do INEP (Prova Brasil 2005) na região onde reside e trabalha a autora. A situação crítica envolvendo a aprendizagem foi interpretada como falta de sintonia no processo de ensino e de aprendizagem. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud atribui ao professor a responsabilidade de encaminhar a construção de conceitos mediante a escolha mais adequada possível de situações (tarefas) que permitam a evolução conceitual dos estudantes. Buscou-se investigar, o impacto das situações interativas no sentido de melhorar pelo menos o que está ao alcance da escola. Para que o processo de investigação fosse possível, foi planejada e executada uma proposta metodológica rica em situações interativa como jogos e desafio, sem limitar-se exclusivamente a esse tipo de atividade. Os resultados que serão apresentados, foram obtidos por meio de observações feitas em sala de aula, análise dos procedimentos-em-ação utilizados pelos estudantes ao longo do processo e também em entrevista feitas com os alunos. Foi de essencial importância oportunizar aos estudantes a explicitação do que Vergnaud denomina de invariantes operatórios ou conhecimentos-em-ação utilizados por eles, e as concepções que fundamentam esses procedimentos, para que o professor pudesse propor situações, visando levar o aluno a reconstruir esquemas satisfatórios para um determinado conceito. Procura-se ao longo do texto, discutir a importância de o professor planejar e replanejar a situações a serem propostas aos alunos, visando uma construção significativa dos conceitos matemáticos. Os resultados encontrados mostram que as atividades interativas são eficazes para a efetivação de uma educação inovadora, mais humana, envolvente, na qual o professor ultrapasse a função de transmissor de conhecimentos sistematizados, despertando nos estudantes o interesse por aprender.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12551/399697.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO - MATEMÁTICAMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALENSINOAPRENDIZAGEMJOGOS MATEMÁTICOSNÚMEROS INTEIROS - ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAtividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399697.pdf.jpg399697.pdf.jpgimage/jpeg2586http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3305/3/399697.pdf.jpga073bb35d427aa25f993633d8a3ee548MD53TEXT399697.pdf.txt399697.pdf.txttext/plain240021http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3305/2/399697.pdf.txt1a096000c3317a3874e472a850507f67MD52ORIGINAL399697.pdfapplication/pdf4588321http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3305/1/399697.pdf2f720c681aad2c8b2c9c2221982e68a5MD51tede/33052015-04-17 15:59:58.14oai:tede2.pucrs.br:tede/3305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática |
title |
Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática |
spellingShingle |
Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática Bini, Márcia Bárbara EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO APRENDIZAGEM JOGOS MATEMÁTICOS NÚMEROS INTEIROS - ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática |
title_full |
Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática |
title_fullStr |
Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática |
title_full_unstemmed |
Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática |
title_sort |
Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática |
author |
Bini, Márcia Bárbara |
author_facet |
Bini, Márcia Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Sayonara Salvador Cabral da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21954615000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709249H9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:02642316947 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757751Z9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bini, Márcia Bárbara |
contributor_str_mv |
Costa, Sayonara Salvador Cabral da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO APRENDIZAGEM JOGOS MATEMÁTICOS NÚMEROS INTEIROS - ENSINO |
topic |
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO APRENDIZAGEM JOGOS MATEMÁTICOS NÚMEROS INTEIROS - ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esse trabalho de investigação que tem como fundamentação teórica a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993) teve como principal objetivo, analisar se uma abordagem metodológica de ensino, priorizando situações interativas, pode contribuir para uma construção significativa do conhecimento de alunos de 6ª série do Ensino Fundamental, no campo conceitual dos números inteiros. Essa problemática surgiu em função de preocupações relacionadas aos dados do INEP (Prova Brasil 2005) na região onde reside e trabalha a autora. A situação crítica envolvendo a aprendizagem foi interpretada como falta de sintonia no processo de ensino e de aprendizagem. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud atribui ao professor a responsabilidade de encaminhar a construção de conceitos mediante a escolha mais adequada possível de situações (tarefas) que permitam a evolução conceitual dos estudantes. Buscou-se investigar, o impacto das situações interativas no sentido de melhorar pelo menos o que está ao alcance da escola. Para que o processo de investigação fosse possível, foi planejada e executada uma proposta metodológica rica em situações interativa como jogos e desafio, sem limitar-se exclusivamente a esse tipo de atividade. Os resultados que serão apresentados, foram obtidos por meio de observações feitas em sala de aula, análise dos procedimentos-em-ação utilizados pelos estudantes ao longo do processo e também em entrevista feitas com os alunos. Foi de essencial importância oportunizar aos estudantes a explicitação do que Vergnaud denomina de invariantes operatórios ou conhecimentos-em-ação utilizados por eles, e as concepções que fundamentam esses procedimentos, para que o professor pudesse propor situações, visando levar o aluno a reconstruir esquemas satisfatórios para um determinado conceito. Procura-se ao longo do texto, discutir a importância de o professor planejar e replanejar a situações a serem propostas aos alunos, visando uma construção significativa dos conceitos matemáticos. Os resultados encontrados mostram que as atividades interativas são eficazes para a efetivação de uma educação inovadora, mais humana, envolvente, na qual o professor ultrapasse a função de transmissor de conhecimentos sistematizados, despertando nos estudantes o interesse por aprender. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-03-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BINI, Márcia Bárbara. Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3305 |
identifier_str_mv |
BINI, Márcia Bárbara. Atividades interativas como geradoras de situações no campo conceitual da matemática. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3305/3/399697.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3305/2/399697.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3305/1/399697.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a073bb35d427aa25f993633d8a3ee548 1a096000c3317a3874e472a850507f67 2f720c681aad2c8b2c9c2221982e68a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292463685632 |