Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3411 |
Resumo: | Este texto apresenta uma pesquisa sobre Educação Ambiental desenvolvida a fim de compreender como se dá a reconstrução do conhecimento dos alunos sobre esta temática por meio de uma Unidade de Aprendizagem. A partir de trabalhos anteriores na área, considerou-se como pressupostos teóricos: a importância da estruturação do ensino em Unidades de Aprendizagem, a necessidade de organizar ações didáticas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o seguimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa ocorreu no município de Camaquã (RS), envolvendo alunos de uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007), tendo como fonte de dados as respostas a questionários, as produções decorrentes das atividades realizadas durante a aplicação da Unidade de Aprendizagem e registros no diário do pesquisador. A análise desses materiais evidenciou que os alunos pesquisaram partindo de suas dúvidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, questões sociais relacionadas à Educação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável. Ao final, foi possível identificar um crescimento em relação ao aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, ao senso crítico e à autonomia. Assim, a investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios, relacionar teoria e prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicos |
id |
P_RS_c59b122b304bdf1ce89341ad225f4f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3411 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Harres, João Batista SiqueiraCPF:29439833068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0CPF:65829492091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452990Z6Muchulski, Diane Wolosky2015-04-14T14:12:48Z2011-10-112011-03-24MUCHULSKI, Diane Wolosky. Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3411Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 434029.pdf: 1073819 bytes, checksum: 7116a2fc8cdf44e016580f726a4a04b1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-24Este texto apresenta uma pesquisa sobre Educação Ambiental desenvolvida a fim de compreender como se dá a reconstrução do conhecimento dos alunos sobre esta temática por meio de uma Unidade de Aprendizagem. A partir de trabalhos anteriores na área, considerou-se como pressupostos teóricos: a importância da estruturação do ensino em Unidades de Aprendizagem, a necessidade de organizar ações didáticas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o seguimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa ocorreu no município de Camaquã (RS), envolvendo alunos de uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007), tendo como fonte de dados as respostas a questionários, as produções decorrentes das atividades realizadas durante a aplicação da Unidade de Aprendizagem e registros no diário do pesquisador. A análise desses materiais evidenciou que os alunos pesquisaram partindo de suas dúvidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, questões sociais relacionadas à Educação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável. Ao final, foi possível identificar um crescimento em relação ao aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, ao senso crítico e à autonomia. Assim, a investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios, relacionar teoria e prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12341/434029.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO AMBIENTALDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOReconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL434029.pdf.jpg434029.pdf.jpgimage/jpeg2756http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3411/3/434029.pdf.jpge214a7caadbc306859590c6342eaa31aMD53TEXT434029.pdf.txt434029.pdf.txttext/plain149766http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3411/2/434029.pdf.txt003ecd93cf5e8fb5a797e73522ca2fddMD52ORIGINAL434029.pdfapplication/pdf1073819http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3411/1/434029.pdf7116a2fc8cdf44e016580f726a4a04b1MD51tede/34112015-04-17 15:59:57.441oai:tede2.pucrs.br:tede/3411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso |
title |
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso |
spellingShingle |
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso Muchulski, Diane Wolosky EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso |
title_full |
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso |
title_fullStr |
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso |
title_sort |
Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso |
author |
Muchulski, Diane Wolosky |
author_facet |
Muchulski, Diane Wolosky |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Harres, João Batista Siqueira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29439833068 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765340H0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:65829492091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452990Z6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muchulski, Diane Wolosky |
contributor_str_mv |
Harres, João Batista Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APRENDIZAGEM |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este texto apresenta uma pesquisa sobre Educação Ambiental desenvolvida a fim de compreender como se dá a reconstrução do conhecimento dos alunos sobre esta temática por meio de uma Unidade de Aprendizagem. A partir de trabalhos anteriores na área, considerou-se como pressupostos teóricos: a importância da estruturação do ensino em Unidades de Aprendizagem, a necessidade de organizar ações didáticas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, o seguimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa ocorreu no município de Camaquã (RS), envolvendo alunos de uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública na disciplina de Biologia. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007), tendo como fonte de dados as respostas a questionários, as produções decorrentes das atividades realizadas durante a aplicação da Unidade de Aprendizagem e registros no diário do pesquisador. A análise desses materiais evidenciou que os alunos pesquisaram partindo de suas dúvidas e questionamentos, abordando, de maneira aprofundada, questões sociais relacionadas à Educação Ambiental e ao Desenvolvimento Sustentável. Ao final, foi possível identificar um crescimento em relação ao aprofundamento e contextualização dos conhecimentos, ao senso crítico e à autonomia. Assim, a investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios, relacionar teoria e prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicos |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MUCHULSKI, Diane Wolosky. Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3411 |
identifier_str_mv |
MUCHULSKI, Diane Wolosky. Reconstrução de conhecimentos dos alunos sobre a educação ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem: um estudo de caso. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3411/3/434029.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3411/2/434029.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3411/1/434029.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e214a7caadbc306859590c6342eaa31a 003ecd93cf5e8fb5a797e73522ca2fdd 7116a2fc8cdf44e016580f726a4a04b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293098074112 |