Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4356 |
Resumo: | O presente trabalho discute as imagens de Lichtenstein enquanto comunicação. Tais imagens são responsáveis pela geração de uma linguagem visual própria instituída pela comunicação visual contemporânea, uma vez que existe a identificação do homem pós-moderno com o estilo do artista. A hermenêutica de profundidade de John Thompson foi à metodologia escolhida para viabilizar o desenvolvimento desta tese. Inicialmente aborda-se a história da comunicação visual e suas transformações influenciadas pelas tecnologias. Apos tratam-se questões teóricas relacionadas com a imagem e o imaginário. As vanguardas são abordadas no que tangem a Pop Art, movimento artístico do qual participou Lichtenstein e que antecipa a visualidade pós-moderna. O estilo Lichtenstein é apropriado pela comunicação visual pós-moderna, pois, dentre outros fatores, é também mais facilmente empregado através das novas tecnologias da informática. Assim, as limitações inerentes a períodos anteriores relacionadas com a criação, a produção e a reprodução de imagens foram superadas. As imagens modernas do artista são analisadas e interpretadas para posteriormente fornecerem aporte ao entendimento das apropriações pós-modernas. As imagens são facilmente interpretadas pelo homem contemporâneo via imaginário, sendo condizentes com as características da configuração sócio-cultural da atualidade, a condição pós-moderna. Suas imagens envolvem as noções de projeto, de reprodução, de simplificação, de comunicação direta, de trabalho em equipe, de apropriação, de releitura e até mesmo da estética da banalidade. Essas noções permeiam a comunicação visual contemporânea, sendo Lichtenstein um artista revolucionário. Percebeu-se que a imagem é um importante vetor de socialização e que o intercâmbio entre áreas como arte, publicidade, design e cultura popular potencializa a comunicação visual |
id |
P_RS_c72a7f026606c00e29c33894e6886e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4356 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rahde, Maria Beatriz FurtadoCPF:19120249004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788605H0CPF:94201943020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750520A9Pithan, Flávia Ataide2015-04-14T14:40:50Z2008-12-032008-10-31PITHAN, Flávia Ataide. Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual. 2008. 219 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4356Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407451.pdf: 13227593 bytes, checksum: 15a14899eb816b5517bba59d740f0b15 (MD5) Previous issue date: 2008-10-31O presente trabalho discute as imagens de Lichtenstein enquanto comunicação. Tais imagens são responsáveis pela geração de uma linguagem visual própria instituída pela comunicação visual contemporânea, uma vez que existe a identificação do homem pós-moderno com o estilo do artista. A hermenêutica de profundidade de John Thompson foi à metodologia escolhida para viabilizar o desenvolvimento desta tese. Inicialmente aborda-se a história da comunicação visual e suas transformações influenciadas pelas tecnologias. Apos tratam-se questões teóricas relacionadas com a imagem e o imaginário. As vanguardas são abordadas no que tangem a Pop Art, movimento artístico do qual participou Lichtenstein e que antecipa a visualidade pós-moderna. O estilo Lichtenstein é apropriado pela comunicação visual pós-moderna, pois, dentre outros fatores, é também mais facilmente empregado através das novas tecnologias da informática. Assim, as limitações inerentes a períodos anteriores relacionadas com a criação, a produção e a reprodução de imagens foram superadas. As imagens modernas do artista são analisadas e interpretadas para posteriormente fornecerem aporte ao entendimento das apropriações pós-modernas. As imagens são facilmente interpretadas pelo homem contemporâneo via imaginário, sendo condizentes com as características da configuração sócio-cultural da atualidade, a condição pós-moderna. Suas imagens envolvem as noções de projeto, de reprodução, de simplificação, de comunicação direta, de trabalho em equipe, de apropriação, de releitura e até mesmo da estética da banalidade. Essas noções permeiam a comunicação visual contemporânea, sendo Lichtenstein um artista revolucionário. Percebeu-se que a imagem é um importante vetor de socialização e que o intercâmbio entre áreas como arte, publicidade, design e cultura popular potencializa a comunicação visualapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13241/407451.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialLICHTENSTEIN, ROY - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOCOMUNICAÇÃO VISUALPÓS-MODERNIDADEIMAGENS - REPRESENTAÇÃOCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOImaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407451.pdf.jpg407451.pdf.jpgimage/jpeg2527http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4356/2/407451.pdf.jpge5fefdb18f43340be7a6dccaa9d5e101MD52ORIGINAL407451.pdfapplication/pdf13227593http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4356/1/407451.pdf15a14899eb816b5517bba59d740f0b15MD51tede/43562015-04-20 12:20:40.558oai:tede2.pucrs.br:tede/4356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:20:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual |
title |
Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual |
spellingShingle |
Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual Pithan, Flávia Ataide LICHTENSTEIN, ROY - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL PÓS-MODERNIDADE IMAGENS - REPRESENTAÇÃO COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual |
title_full |
Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual |
title_fullStr |
Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual |
title_full_unstemmed |
Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual |
title_sort |
Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual |
author |
Pithan, Flávia Ataide |
author_facet |
Pithan, Flávia Ataide |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rahde, Maria Beatriz Furtado |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:19120249004 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788605H0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:94201943020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750520A9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
contributor_str_mv |
Rahde, Maria Beatriz Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LICHTENSTEIN, ROY - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL PÓS-MODERNIDADE IMAGENS - REPRESENTAÇÃO COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO |
topic |
LICHTENSTEIN, ROY - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL PÓS-MODERNIDADE IMAGENS - REPRESENTAÇÃO COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
O presente trabalho discute as imagens de Lichtenstein enquanto comunicação. Tais imagens são responsáveis pela geração de uma linguagem visual própria instituída pela comunicação visual contemporânea, uma vez que existe a identificação do homem pós-moderno com o estilo do artista. A hermenêutica de profundidade de John Thompson foi à metodologia escolhida para viabilizar o desenvolvimento desta tese. Inicialmente aborda-se a história da comunicação visual e suas transformações influenciadas pelas tecnologias. Apos tratam-se questões teóricas relacionadas com a imagem e o imaginário. As vanguardas são abordadas no que tangem a Pop Art, movimento artístico do qual participou Lichtenstein e que antecipa a visualidade pós-moderna. O estilo Lichtenstein é apropriado pela comunicação visual pós-moderna, pois, dentre outros fatores, é também mais facilmente empregado através das novas tecnologias da informática. Assim, as limitações inerentes a períodos anteriores relacionadas com a criação, a produção e a reprodução de imagens foram superadas. As imagens modernas do artista são analisadas e interpretadas para posteriormente fornecerem aporte ao entendimento das apropriações pós-modernas. As imagens são facilmente interpretadas pelo homem contemporâneo via imaginário, sendo condizentes com as características da configuração sócio-cultural da atualidade, a condição pós-moderna. Suas imagens envolvem as noções de projeto, de reprodução, de simplificação, de comunicação direta, de trabalho em equipe, de apropriação, de releitura e até mesmo da estética da banalidade. Essas noções permeiam a comunicação visual contemporânea, sendo Lichtenstein um artista revolucionário. Percebeu-se que a imagem é um importante vetor de socialização e que o intercâmbio entre áreas como arte, publicidade, design e cultura popular potencializa a comunicação visual |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-10-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:40:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PITHAN, Flávia Ataide. Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual. 2008. 219 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4356 |
identifier_str_mv |
PITHAN, Flávia Ataide. Imaginários e culturas midiáticas em Roy Lichtenstein : o impacto da pop art na comunicação visual. 2008. 219 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4356/2/407451.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4356/1/407451.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e5fefdb18f43340be7a6dccaa9d5e101 15a14899eb816b5517bba59d740f0b15 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765299951566848 |