A transdialógica na integralidade da atenção a saude : a organização da saúde e a saúde da organização
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/895 |
Resumo: | A presente dissertação discute a ativação da integralidade em equipes multiprofissionais na saúde coletiva no Sistema Único de Saúde - SUS, a partir de questionamentos advindos da prática da pesquisadora enquanto trabalhadora/gestora em saúde, apoiada na revisão da literatura sobre esta área de conhecimento. Os textos produzidos por trabalhadores/pesquisadores na saúde coletiva foram entrelaçados com os estudos da complexidade a partir de Edgar Morin e da lógica transdisciplinar de Basarab Nicolescu. A discussão foi organizada em torno da interdependência entre Sujeito e Coletividade na construção da política pública em saúde e na compreensão dos paradoxos na ação coletiva dos trabalhadores no desafio de integrar as formações disciplinares à exigência na prática de processos inter/transdisciplinares. A pesquisa foi realizada junto à equipe multiprofissional de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em uma cidade da região metropolitana no Estado do Rio Grande do Sul. Este é um serviço substitutivo ao modelo hospitalocêntrico, proposto pela Reforma Psiquiátrica, a partir das diretrizes da Saúde Coletiva. Caracterizou-se como pesquisa experimental qualitativa onde os dados coletados aconteceram através da observação participante e sistemática dos registros em diário de campo e a consulta a documentos. O foco principal da observação foi em quatro reuniões da equipe multiprofissional, que foram gravadas e transcritas. A dissertação é composta por dois capítulos. A primeira parte contextualiza a prática complexa e transdisciplinar em saúde na reorientação do modelo assistencial com ênfase na integralidade da atenção, unida à compreensão da noção de Sujeito trabalhador aberto à alteridade e a intersubjetividade. A segunda é a tradução do percurso metodológico caracterizado como transdialógico que uniu a recursividade entre os dados coletados e a lógica da pesquisadora. O estudo desvelou a coexistência de duas lógicas que organizam os processos de trabalho na saúde: a lógica da doença/lógica disciplinar e a lógica da integralidade/lógica transdisciplinar revelam a questão de que o diálogo entre ambas pode ser viabilizado pela inclusão do Sujeito Terceiro Termo Incluído nos pares de contraditórios |
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