A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogliari, Lucas Nunes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3308
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as perspectivas de estudantes do Ensino Médio a respeito da Matemática no contexto da sociedade em que estão inseridos, com o intuito de compreender suas visões e opiniões a respeito dessa disciplina. A investigação realizou-se com alunos da segunda e terceira séries do Ensino Médio de uma escola pública da Grande Porto Alegre, trazendo discussões e atividades que evolveram os temas: Matemática e as Ciências, Matemática e a Sociedade e Matemática no Ensino Médio hoje, relacionados com os conteúdos estudados na escola e com o cotidiano dos alunos. Na pesquisa, utilizam-se questionários e entrevistas, assim como atividades desenvolvidas pelos participantes. O relato e a análise crítica das produções e das considerações feitas pelos alunos durante as entrevistas mostram suas dificuldades em interpretar e lidar com a disciplina em um contexto fora da escola, pois suas falas deixam transparecer uma visão superficial sobre as ações da Matemática na sociedade e nas ciências. A dissociação entre a Matemática do Ensino Médio e a Matemática do dia-a-dia está presente na formação escolar desses alunos, na medida em que não encontram uma justificativa que os convençam da necessidade e da importância da disciplina em suas vidas. O estudo traça um perfil dos participantes da investigação e suas projeções futuras a respeito da Matemática em suas vidas, discutindo-se a realidade do ensino de Matemática, especialmente sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica.
id P_RS_ca0063f3eb9099d937b692d03e151f32
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3308
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:98964763068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594117Z0Ogliari, Lucas Nunes2015-04-14T14:12:20Z2008-04-082008-03-06OGLIARI, Lucas Nunes. A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3308Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400012.pdf: 7535667 bytes, checksum: 94ab1bb404726a01e89180c1d63ed819 (MD5) Previous issue date: 2008-03-06O presente trabalho tem como objetivo investigar as perspectivas de estudantes do Ensino Médio a respeito da Matemática no contexto da sociedade em que estão inseridos, com o intuito de compreender suas visões e opiniões a respeito dessa disciplina. A investigação realizou-se com alunos da segunda e terceira séries do Ensino Médio de uma escola pública da Grande Porto Alegre, trazendo discussões e atividades que evolveram os temas: Matemática e as Ciências, Matemática e a Sociedade e Matemática no Ensino Médio hoje, relacionados com os conteúdos estudados na escola e com o cotidiano dos alunos. Na pesquisa, utilizam-se questionários e entrevistas, assim como atividades desenvolvidas pelos participantes. O relato e a análise crítica das produções e das considerações feitas pelos alunos durante as entrevistas mostram suas dificuldades em interpretar e lidar com a disciplina em um contexto fora da escola, pois suas falas deixam transparecer uma visão superficial sobre as ações da Matemática na sociedade e nas ciências. A dissociação entre a Matemática do Ensino Médio e a Matemática do dia-a-dia está presente na formação escolar desses alunos, na medida em que não encontram uma justificativa que os convençam da necessidade e da importância da disciplina em suas vidas. O estudo traça um perfil dos participantes da investigação e suas projeções futuras a respeito da Matemática em suas vidas, discutindo-se a realidade do ensino de Matemática, especialmente sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12609/400012.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOEDUCAÇÃO - MATEMÁTICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400012.pdf.jpg400012.pdf.jpgimage/jpeg3746http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3308/3/400012.pdf.jpg5af0f6af3e5c19137732baf66bf80b47MD53TEXT400012.pdf.txt400012.pdf.txttext/plain266073http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3308/2/400012.pdf.txt15ebf200f29a8d19a7127d65b2b8ade0MD52ORIGINAL400012.pdfapplication/pdf7535667http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3308/1/400012.pdf94ab1bb404726a01e89180c1d63ed819MD51tede/33082015-04-17 15:59:58.307oai:tede2.pucrs.br:tede/3308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio
title A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio
spellingShingle A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio
Ogliari, Lucas Nunes
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio
title_full A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio
title_fullStr A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio
title_full_unstemmed A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio
title_sort A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio
author Ogliari, Lucas Nunes
author_facet Ogliari, Lucas Nunes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:9004430527
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98964763068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594117Z0
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogliari, Lucas Nunes
contributor_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
topic MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem como objetivo investigar as perspectivas de estudantes do Ensino Médio a respeito da Matemática no contexto da sociedade em que estão inseridos, com o intuito de compreender suas visões e opiniões a respeito dessa disciplina. A investigação realizou-se com alunos da segunda e terceira séries do Ensino Médio de uma escola pública da Grande Porto Alegre, trazendo discussões e atividades que evolveram os temas: Matemática e as Ciências, Matemática e a Sociedade e Matemática no Ensino Médio hoje, relacionados com os conteúdos estudados na escola e com o cotidiano dos alunos. Na pesquisa, utilizam-se questionários e entrevistas, assim como atividades desenvolvidas pelos participantes. O relato e a análise crítica das produções e das considerações feitas pelos alunos durante as entrevistas mostram suas dificuldades em interpretar e lidar com a disciplina em um contexto fora da escola, pois suas falas deixam transparecer uma visão superficial sobre as ações da Matemática na sociedade e nas ciências. A dissociação entre a Matemática do Ensino Médio e a Matemática do dia-a-dia está presente na formação escolar desses alunos, na medida em que não encontram uma justificativa que os convençam da necessidade e da importância da disciplina em suas vidas. O estudo traça um perfil dos participantes da investigação e suas projeções futuras a respeito da Matemática em suas vidas, discutindo-se a realidade do ensino de Matemática, especialmente sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OGLIARI, Lucas Nunes. A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3308
identifier_str_mv OGLIARI, Lucas Nunes. A matemática no cotidiano e na sociedade : perspectivas do aluno do ensino médio. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3308/3/400012.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3308/2/400012.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3308/1/400012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5af0f6af3e5c19137732baf66bf80b47
15ebf200f29a8d19a7127d65b2b8ade0
94ab1bb404726a01e89180c1d63ed819
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292472074240