Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3773 |
Resumo: | Este estudo se propôs verificar através dos relatos de professores e alunos, Práticas Pedagógicas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos e sua Auto-imagem e Autoestima, foram oito sujeitos entrevistados, sendo seis alunos adultos inseridos nas Totalidades 1 e Totalidade 2, no ensino de jovens e adultos do Município de Porto Alegre, e dois de seus professores. Como metodologia de pesquisa elegeu-se o estudo de caso, numa abordagem quantitativa-qualitativa. Como instrumentos utilizaram-se: Entrevistas com respostas abertas para os professores e para os alunos adultos, Ficha de Observação da Prática Pedagógica, Diário de Campo, Questionário de Auto-imagem e Auto-estima (os três últimos foram utilizados como complemento da análise). A Análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, com categorias a priori: 1. Auto-imagem e Auto-estima: demonstrando que o nível de AI e AE dos alunos parece não ser real pela falta de consciência crítica que parece não existir nos alunos com pouca escolarização. Em contrapartida, o nível de AI e AE dos professores, pela escolarização e suposto amadurecimento, parece ser real; e a posteriori: 2. Vivências Pessoais, Profissionais e Sociais revelou que o aluno adulto traz para dentro da escola todas as suas vivências pessoais, e estas precisam alicerçar as práticas pedagógicas da EJA.; 3. Relatos de Aprendizagens e Expectativas de Aprender/ Motivações, apontou que os alunos em sua maioria parecem ter construídas, do convívio social na infância, suas expectativas e motivações de aprendizagens: a leitura e a escrita, destacando-se que as relações interpessoais estabelecidas no meio educativo podem ajudar a compor novas expectativas em relação ao ensino; 4. Prospectiva de Vida e Futuro demonstrou que os alunos adultos em sua maioria vêem na escola a possibilidade de independência social, e um pequeno grupo busca na escolarização melhorias de emprego; 5. Professora como Modelo Cultural ressaltou que os alunos adultos tem sua professora como modelo cultural socialmente construído, ressaltando o compromisso social da figura do professor. Fica ressaltada a importância de uma formação continuada que revele renovadas práticas pedagógicas na EJA, alicerçadas nas vivências pessoais dos alunos adultos. Recomenda-se que muito mais estudo no campo da Educação de Jovens e Adultos e da Auto-imagem e Auto-estima sejam realizados, não se esgotando aqui as possibilidades de entendimento destas áreas temáticas. Contudo, espera-se que este trabalho venha contribuir para o aperfeiçoamento dos educadores em geral e em especial para o contexto educativo da Educação de Jovens e Adultos |
id |
P_RS_ca8dcf3314a625a345a8ce13beaff36e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3773 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mosquera, Juan José MouriñoCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:45786500063http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267582T4Antunes, Denise Dalpiaz2015-04-14T14:23:38Z2007-04-042007-01-03ANTUNES, Denise Dalpiaz. Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3773Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388444.pdf: 1953926 bytes, checksum: ebbcf4b8c52319cebf44e999f885b36d (MD5) Previous issue date: 2007-01-03Este estudo se propôs verificar através dos relatos de professores e alunos, Práticas Pedagógicas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos e sua Auto-imagem e Autoestima, foram oito sujeitos entrevistados, sendo seis alunos adultos inseridos nas Totalidades 1 e Totalidade 2, no ensino de jovens e adultos do Município de Porto Alegre, e dois de seus professores. Como metodologia de pesquisa elegeu-se o estudo de caso, numa abordagem quantitativa-qualitativa. Como instrumentos utilizaram-se: Entrevistas com respostas abertas para os professores e para os alunos adultos, Ficha de Observação da Prática Pedagógica, Diário de Campo, Questionário de Auto-imagem e Auto-estima (os três últimos foram utilizados como complemento da análise). A Análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, com categorias a priori: 1. Auto-imagem e Auto-estima: demonstrando que o nível de AI e AE dos alunos parece não ser real pela falta de consciência crítica que parece não existir nos alunos com pouca escolarização. Em contrapartida, o nível de AI e AE dos professores, pela escolarização e suposto amadurecimento, parece ser real; e a posteriori: 2. Vivências Pessoais, Profissionais e Sociais revelou que o aluno adulto traz para dentro da escola todas as suas vivências pessoais, e estas precisam alicerçar as práticas pedagógicas da EJA.; 3. Relatos de Aprendizagens e Expectativas de Aprender/ Motivações, apontou que os alunos em sua maioria parecem ter construídas, do convívio social na infância, suas expectativas e motivações de aprendizagens: a leitura e a escrita, destacando-se que as relações interpessoais estabelecidas no meio educativo podem ajudar a compor novas expectativas em relação ao ensino; 4. Prospectiva de Vida e Futuro demonstrou que os alunos adultos em sua maioria vêem na escola a possibilidade de independência social, e um pequeno grupo busca na escolarização melhorias de emprego; 5. Professora como Modelo Cultural ressaltou que os alunos adultos tem sua professora como modelo cultural socialmente construído, ressaltando o compromisso social da figura do professor. Fica ressaltada a importância de uma formação continuada que revele renovadas práticas pedagógicas na EJA, alicerçadas nas vivências pessoais dos alunos adultos. Recomenda-se que muito mais estudo no campo da Educação de Jovens e Adultos e da Auto-imagem e Auto-estima sejam realizados, não se esgotando aqui as possibilidades de entendimento destas áreas temáticas. Contudo, espera-se que este trabalho venha contribuir para o aperfeiçoamento dos educadores em geral e em especial para o contexto educativo da Educação de Jovens e Adultosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12435/388444.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçPSICOLOGIA EDUCACIONALEDUCAÇÃO DE ADULTOSJOVENS - EDUCAÇÃOPRÁTICA DE ENSINOAUTO-ESTIMAAUTO-IMAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORelatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388444.pdf.jpg388444.pdf.jpgimage/jpeg3495http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3773/3/388444.pdf.jpg16b6b80a458227567bbe6a528a04c7dcMD53TEXT388444.pdf.txt388444.pdf.txttext/plain317091http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3773/2/388444.pdf.txtd5dcb8feb42270b16958d0cbdd8857e5MD52ORIGINAL388444.pdfapplication/pdf1953926http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3773/1/388444.pdfebbcf4b8c52319cebf44e999f885b36dMD51tede/37732015-04-17 15:54:56.987oai:tede2.pucrs.br:tede/3773Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima |
title |
Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima |
spellingShingle |
Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima Antunes, Denise Dalpiaz PSICOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇÃO DE ADULTOS JOVENS - EDUCAÇÃO PRÁTICA DE ENSINO AUTO-ESTIMA AUTO-IMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima |
title_full |
Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima |
title_fullStr |
Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima |
title_full_unstemmed |
Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima |
title_sort |
Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima |
author |
Antunes, Denise Dalpiaz |
author_facet |
Antunes, Denise Dalpiaz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:01040910025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:45786500063 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267582T4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Denise Dalpiaz |
contributor_str_mv |
Mosquera, Juan José Mouriño |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSICOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇÃO DE ADULTOS JOVENS - EDUCAÇÃO PRÁTICA DE ENSINO AUTO-ESTIMA AUTO-IMAGEM |
topic |
PSICOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇÃO DE ADULTOS JOVENS - EDUCAÇÃO PRÁTICA DE ENSINO AUTO-ESTIMA AUTO-IMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo se propôs verificar através dos relatos de professores e alunos, Práticas Pedagógicas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos e sua Auto-imagem e Autoestima, foram oito sujeitos entrevistados, sendo seis alunos adultos inseridos nas Totalidades 1 e Totalidade 2, no ensino de jovens e adultos do Município de Porto Alegre, e dois de seus professores. Como metodologia de pesquisa elegeu-se o estudo de caso, numa abordagem quantitativa-qualitativa. Como instrumentos utilizaram-se: Entrevistas com respostas abertas para os professores e para os alunos adultos, Ficha de Observação da Prática Pedagógica, Diário de Campo, Questionário de Auto-imagem e Auto-estima (os três últimos foram utilizados como complemento da análise). A Análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, com categorias a priori: 1. Auto-imagem e Auto-estima: demonstrando que o nível de AI e AE dos alunos parece não ser real pela falta de consciência crítica que parece não existir nos alunos com pouca escolarização. Em contrapartida, o nível de AI e AE dos professores, pela escolarização e suposto amadurecimento, parece ser real; e a posteriori: 2. Vivências Pessoais, Profissionais e Sociais revelou que o aluno adulto traz para dentro da escola todas as suas vivências pessoais, e estas precisam alicerçar as práticas pedagógicas da EJA.; 3. Relatos de Aprendizagens e Expectativas de Aprender/ Motivações, apontou que os alunos em sua maioria parecem ter construídas, do convívio social na infância, suas expectativas e motivações de aprendizagens: a leitura e a escrita, destacando-se que as relações interpessoais estabelecidas no meio educativo podem ajudar a compor novas expectativas em relação ao ensino; 4. Prospectiva de Vida e Futuro demonstrou que os alunos adultos em sua maioria vêem na escola a possibilidade de independência social, e um pequeno grupo busca na escolarização melhorias de emprego; 5. Professora como Modelo Cultural ressaltou que os alunos adultos tem sua professora como modelo cultural socialmente construído, ressaltando o compromisso social da figura do professor. Fica ressaltada a importância de uma formação continuada que revele renovadas práticas pedagógicas na EJA, alicerçadas nas vivências pessoais dos alunos adultos. Recomenda-se que muito mais estudo no campo da Educação de Jovens e Adultos e da Auto-imagem e Auto-estima sejam realizados, não se esgotando aqui as possibilidades de entendimento destas áreas temáticas. Contudo, espera-se que este trabalho venha contribuir para o aperfeiçoamento dos educadores em geral e em especial para o contexto educativo da Educação de Jovens e Adultos |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANTUNES, Denise Dalpiaz. Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3773 |
identifier_str_mv |
ANTUNES, Denise Dalpiaz. Relatos significativos de professores e alunos na educação de jovens e adultos e sua auto-iamgem e auto-estima. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3773/3/388444.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3773/2/388444.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3773/1/388444.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16b6b80a458227567bbe6a528a04c7dc d5dcb8feb42270b16958d0cbdd8857e5 ebbcf4b8c52319cebf44e999f885b36d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295813885952 |