Reterritorializações no não-lugar da rede social orkut
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4325 |
Resumo: | A pesquisa aborda os fenômenos em curso na cibercultura contemporânea, ao enfatizar os processos de reterritorializações que ocorrem no ciberespaço concebido enquanto um não-lugar de natureza global e pós-moderna. Com o avanço das tecnologias de comunicação digitais, os internautas passam a contar com diversas maneiras de estabelecer contato ou laço social, sendo que, recentemente, recursos da segunda linha de produtos e serviços da Web como blogs e redes de relacionamentos sociais on-line destacam-se entre os mais utilizados. O site da rede social orkut, da Google Inc., transformou-se em um fenômeno de enorme popularidade, principalmente, entre os mais jovens, porém, o surpreendente é que o número de participantes é liderado por pessoas originárias do Brasil. Diante desse fato, o objetivo geral desta pesquisa é investigar como o lugar Brasil, identitário, relacional e histórico, seria reterritorializado em comunidades de caráter tribal formadas com o intuito de reunir os brasileiros que residem no exterior por meio da rede social orkut. Para tanto, foram analisadas com o método netnográfico da observação participante as duas comunidades de maior popularidade nomeadas de Brasileiros no Exterior do site orkut, durante o período de seis meses, de janeiro a junho de 2007. Como resultado, verifica-se o surgimento de uma nova forma de identificação no cenário de uma sociedade global conectada por redes de computadores, que representa os chamados brasileiros no exterior. São os errantes e nômades que se apropriam de uma rede social on-line constituída por representantes de mais de 200 países para falar do seu país de origem e de seu povo, a partir de processos de reterritorializações simbólicas do território físico e da diversidade cultural. |
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