O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinhorst, Aroldo César
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406
Resumo: O trabalho investigou a aprendizagem em Matemática, por meio da construção de conhecimento dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares, utilizando a planilha como recurso. O desenvolvimento da investigação ocorreu no primeiro semestre de 2010 com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. O estudo foi comparativo com as duas turmas trabalhando de forma alternada com o sem o recurso da planilha. A metodologia da pesquisa foi qualitativa com a análise textual dos dados e teve como suporte teórico a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino baseada da resolução de problemas segundo Polya. O trabalho foi desenvolvido na forma de um projeto interdisciplinar com as disciplinas de Física, Biologia e Educação Física. Os principais resultados obtidos foram que: a abordagem de resolução de problemas agregada ao uso da Planilha foi bem aceita pelos alunos, fortaleceu as atividades em grupo, melhorou a aprendizagem e despertou o gosto pelo estudo da Matemática em alunos que tinham reservas ao seu estudo anteriormente.
id P_RS_d71f88374a5af3cc5ecfe6400aa98131
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3406
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Viali, LoríCPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:61782602020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400650U2Steinhorst, Aroldo César2015-04-14T14:12:46Z2011-08-122011-03-30http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433017.pdf: 1032160 bytes, checksum: aa3e0698453ad1ef18fe90f21530dbfd (MD5) Previous issue date: 2011-03-30O trabalho investigou a aprendizagem em Matemática, por meio da construção de conhecimento dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares, utilizando a planilha como recurso. O desenvolvimento da investigação ocorreu no primeiro semestre de 2010 com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. O estudo foi comparativo com as duas turmas trabalhando de forma alternada com o sem o recurso da planilha. A metodologia da pesquisa foi qualitativa com a análise textual dos dados e teve como suporte teórico a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino baseada da resolução de problemas segundo Polya. O trabalho foi desenvolvido na forma de um projeto interdisciplinar com as disciplinas de Física, Biologia e Educação Física. Os principais resultados obtidos foram que: a abordagem de resolução de problemas agregada ao uso da Planilha foi bem aceita pelos alunos, fortaleceu as atividades em grupo, melhorou a aprendizagem e despertou o gosto pelo estudo da Matemática em alunos que tinham reservas ao seu estudo anteriormente.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12233/433017.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOMATRIZES (MATEMÁTICA)DETERMINANTESSISTEMAS LINEARESPLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)SOLUÇÃO DE PROBLEMASINTERDISCIPLINARIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL433017.pdf.jpg433017.pdf.jpgimage/jpeg3173http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/3/433017.pdf.jpg0814ed27cdcd973b858bd78e06dfc76cMD53TEXT433017.pdf.txt433017.pdf.txttext/plain164426http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/2/433017.pdf.txt54bd56721c9eb6ec9a1c6bfd51aa77d9MD52ORIGINAL433017.pdfapplication/pdf1032160http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/1/433017.pdfaa3e0698453ad1ef18fe90f21530dbfdMD51tede/34062015-04-17 15:59:57.355oai:tede2.pucrs.br:tede/3406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
title O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
spellingShingle O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
Steinhorst, Aroldo César
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
MATRIZES (MATEMÁTICA)
DETERMINANTES
SISTEMAS LINEARES
PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
INTERDISCIPLINARIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
title_full O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
title_fullStr O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
title_full_unstemmed O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
title_sort O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
author Steinhorst, Aroldo César
author_facet Steinhorst, Aroldo César
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viali, Lorí
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11851686053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:61782602020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400650U2
dc.contributor.author.fl_str_mv Steinhorst, Aroldo César
contributor_str_mv Viali, Lorí
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
MATRIZES (MATEMÁTICA)
DETERMINANTES
SISTEMAS LINEARES
PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
INTERDISCIPLINARIDADE
topic EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
MATRIZES (MATEMÁTICA)
DETERMINANTES
SISTEMAS LINEARES
PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
INTERDISCIPLINARIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho investigou a aprendizagem em Matemática, por meio da construção de conhecimento dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares, utilizando a planilha como recurso. O desenvolvimento da investigação ocorreu no primeiro semestre de 2010 com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. O estudo foi comparativo com as duas turmas trabalhando de forma alternada com o sem o recurso da planilha. A metodologia da pesquisa foi qualitativa com a análise textual dos dados e teve como suporte teórico a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino baseada da resolução de problemas segundo Polya. O trabalho foi desenvolvido na forma de um projeto interdisciplinar com as disciplinas de Física, Biologia e Educação Física. Os principais resultados obtidos foram que: a abordagem de resolução de problemas agregada ao uso da Planilha foi bem aceita pelos alunos, fortaleceu as atividades em grupo, melhorou a aprendizagem e despertou o gosto pelo estudo da Matemática em alunos que tinham reservas ao seu estudo anteriormente.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-08-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/3/433017.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/2/433017.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/1/433017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0814ed27cdcd973b858bd78e06dfc76c
54bd56721c9eb6ec9a1c6bfd51aa77d9
aa3e0698453ad1ef18fe90f21530dbfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293085491200