O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406 |
Resumo: | O trabalho investigou a aprendizagem em Matemática, por meio da construção de conhecimento dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares, utilizando a planilha como recurso. O desenvolvimento da investigação ocorreu no primeiro semestre de 2010 com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. O estudo foi comparativo com as duas turmas trabalhando de forma alternada com o sem o recurso da planilha. A metodologia da pesquisa foi qualitativa com a análise textual dos dados e teve como suporte teórico a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino baseada da resolução de problemas segundo Polya. O trabalho foi desenvolvido na forma de um projeto interdisciplinar com as disciplinas de Física, Biologia e Educação Física. Os principais resultados obtidos foram que: a abordagem de resolução de problemas agregada ao uso da Planilha foi bem aceita pelos alunos, fortaleceu as atividades em grupo, melhorou a aprendizagem e despertou o gosto pelo estudo da Matemática em alunos que tinham reservas ao seu estudo anteriormente. |
id |
P_RS_d71f88374a5af3cc5ecfe6400aa98131 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3406 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viali, LoríCPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:61782602020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400650U2Steinhorst, Aroldo César2015-04-14T14:12:46Z2011-08-122011-03-30http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 433017.pdf: 1032160 bytes, checksum: aa3e0698453ad1ef18fe90f21530dbfd (MD5) Previous issue date: 2011-03-30O trabalho investigou a aprendizagem em Matemática, por meio da construção de conhecimento dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares, utilizando a planilha como recurso. O desenvolvimento da investigação ocorreu no primeiro semestre de 2010 com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. O estudo foi comparativo com as duas turmas trabalhando de forma alternada com o sem o recurso da planilha. A metodologia da pesquisa foi qualitativa com a análise textual dos dados e teve como suporte teórico a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino baseada da resolução de problemas segundo Polya. O trabalho foi desenvolvido na forma de um projeto interdisciplinar com as disciplinas de Física, Biologia e Educação Física. Os principais resultados obtidos foram que: a abordagem de resolução de problemas agregada ao uso da Planilha foi bem aceita pelos alunos, fortaleceu as atividades em grupo, melhorou a aprendizagem e despertou o gosto pelo estudo da Matemática em alunos que tinham reservas ao seu estudo anteriormente.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12233/433017.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOMATRIZES (MATEMÁTICA)DETERMINANTESSISTEMAS LINEARESPLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)SOLUÇÃO DE PROBLEMASINTERDISCIPLINARIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL433017.pdf.jpg433017.pdf.jpgimage/jpeg3173http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/3/433017.pdf.jpg0814ed27cdcd973b858bd78e06dfc76cMD53TEXT433017.pdf.txt433017.pdf.txttext/plain164426http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/2/433017.pdf.txt54bd56721c9eb6ec9a1c6bfd51aa77d9MD52ORIGINAL433017.pdfapplication/pdf1032160http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/1/433017.pdfaa3e0698453ad1ef18fe90f21530dbfdMD51tede/34062015-04-17 15:59:57.355oai:tede2.pucrs.br:tede/3406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo |
title |
O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo |
spellingShingle |
O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo Steinhorst, Aroldo César EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO MATRIZES (MATEMÁTICA) DETERMINANTES SISTEMAS LINEARES PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO) SOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERDISCIPLINARIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo |
title_full |
O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo |
title_fullStr |
O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo |
title_full_unstemmed |
O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo |
title_sort |
O processo de construção dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares no ensino médio, utilizando a planilha como recurso: um estudo comparativo |
author |
Steinhorst, Aroldo César |
author_facet |
Steinhorst, Aroldo César |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viali, Lorí |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:11851686053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:61782602020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400650U2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steinhorst, Aroldo César |
contributor_str_mv |
Viali, Lorí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO MATRIZES (MATEMÁTICA) DETERMINANTES SISTEMAS LINEARES PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO) SOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERDISCIPLINARIDADE |
topic |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO MATRIZES (MATEMÁTICA) DETERMINANTES SISTEMAS LINEARES PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO) SOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERDISCIPLINARIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho investigou a aprendizagem em Matemática, por meio da construção de conhecimento dos conceitos de matrizes, determinantes e sistemas lineares, utilizando a planilha como recurso. O desenvolvimento da investigação ocorreu no primeiro semestre de 2010 com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. O estudo foi comparativo com as duas turmas trabalhando de forma alternada com o sem o recurso da planilha. A metodologia da pesquisa foi qualitativa com a análise textual dos dados e teve como suporte teórico a aprendizagem significativa de Ausubel e a metodologia de ensino baseada da resolução de problemas segundo Polya. O trabalho foi desenvolvido na forma de um projeto interdisciplinar com as disciplinas de Física, Biologia e Educação Física. Os principais resultados obtidos foram que: a abordagem de resolução de problemas agregada ao uso da Planilha foi bem aceita pelos alunos, fortaleceu as atividades em grupo, melhorou a aprendizagem e despertou o gosto pelo estudo da Matemática em alunos que tinham reservas ao seu estudo anteriormente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/3/433017.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/2/433017.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3406/1/433017.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0814ed27cdcd973b858bd78e06dfc76c 54bd56721c9eb6ec9a1c6bfd51aa77d9 aa3e0698453ad1ef18fe90f21530dbfd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765293085491200 |