Trabalhadores de um serviço residencial terapêutico de Porto Alegre e a reforma psiquiátrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4690 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso dos trabalhadores de um serviço de saúde especializado em saúde mental, mais especificamente um Serviço Residencial Terapêutico, a respeito de suas práticas no contexto do modelo atual de gestão e assistência. Esta produção de conhecimento torna-se relevante se considerarmos que este modelo é recente e gerado de uma política pública que emergiu de fortes disputas políticas ocorridas nas últimas décadas. A pesquisa empírica foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com trabalhadores da equipe de saúde mental do serviço estudado durante o segundo semestre do ano de 2009. Através da convergência das falas foram criadas categorias e sub categorias de análise para posterior confronto com a literatura especializada e com documentos governamentais da área. Foram criadas duas categorias temáticas: a primeira refere-se a percepção destes trabalhadores acerca do modelo assistencial vigente e a segunda ao perfil do profissional de saúde mental para atuar neste modelo. Das subtemáticas destas categorias emergiram questões relacionadas aos problemas enfrentados na dinâmica diária de trabalho, comparações com o modelo assistencial anterior, concepções de tratamento de saúde e o valor dado a cientificidade em saúde mental. O grupo estudado mostrou-se conhecedor dos princípios e valores que norteiam a consolidação da Reforma Psiquiátrica no país e, de modo geral, apresentou bastante homogeneidade nas respostas em cada categoria de análise. A análise geral identifica o baixo estatuto científico do campo das ciências humanas e a aposta no modelo atual de assistência através da depreciação ao modelo assistencial anterior, como principais nós críticos do discurso do grupo estudado |
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