Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zardenunes, Sônia Aparecida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4689
Resumo: A presente pesquisa, de cunho antropológico, se desenvolveu a partir da identificação de um grupo pertencente à classe popular dedicado à realização de um curso de pós-graduação em Educação Popular. A etnografia realizada teve como objetivo o entendimento, a partir da análise de trajetórias de vida, sobre os valores, crenças e experiências que levaram os indivíduos deste grupo a empenharem-se no campo da educação. Utilizou-se como técnica de pesquisa a Observação Participante com o grupo, em sala de aula, e entrevistas, realizadas individualmente, com quatro desses alunos. As noções êmicas de "Educação Popular" emitidas pelos pesquisados foram acessadas enquanto possibilidade de elucidação dos processos de busca de empoderamento social por eles vividos. Conceitos tais como projeto e agência foram, também, utilizados como instrumentos analíticos para jogar luz sobre os caminhos percorridos por esses agentes em suas construções, individuais e coletivas, assim como para promover um diálogo entre suas percepções e o que se constituía plausível depreender, a partir da análise de suas práticas e realizações
id P_RS_db09264fb8b43e5932ee8eb4ff44984e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4689
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Jungblut, Airton LuizCPF:39181308000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701544J7CPF:88780325068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596996E5Zardenunes, Sônia Aparecida2015-04-14T14:46:05Z2011-06-102011-03-31http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4689Made available in DSpace on 2015-04-14T14:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431893.pdf: 879695 bytes, checksum: 4726c29e1e705623ac2818d645eeca4d (MD5) Previous issue date: 2011-03-31A presente pesquisa, de cunho antropológico, se desenvolveu a partir da identificação de um grupo pertencente à classe popular dedicado à realização de um curso de pós-graduação em Educação Popular. A etnografia realizada teve como objetivo o entendimento, a partir da análise de trajetórias de vida, sobre os valores, crenças e experiências que levaram os indivíduos deste grupo a empenharem-se no campo da educação. Utilizou-se como técnica de pesquisa a Observação Participante com o grupo, em sala de aula, e entrevistas, realizadas individualmente, com quatro desses alunos. As noções êmicas de "Educação Popular" emitidas pelos pesquisados foram acessadas enquanto possibilidade de elucidação dos processos de busca de empoderamento social por eles vividos. Conceitos tais como projeto e agência foram, também, utilizados como instrumentos analíticos para jogar luz sobre os caminhos percorridos por esses agentes em suas construções, individuais e coletivas, assim como para promover um diálogo entre suas percepções e o que se constituía plausível depreender, a partir da análise de suas práticas e realizaçõesapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15019/431893.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasCIÊNCIAS SOCIAISANTROPOLOGIAETNOGRAFIAEDUCAÇÃO POPULARINCLUSÃO SOCIALCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISEsperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-73670270857646239525006001531447313960029988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431893.pdf.jpg431893.pdf.jpgimage/jpeg3890http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4689/3/431893.pdf.jpg3d31b1cd8aaf47d488f3093f3d589cabMD53TEXT431893.pdf.txt431893.pdf.txttext/plain294458http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4689/2/431893.pdf.txt0c15b310128a1b262543933f1461c1ebMD52ORIGINAL431893.pdfapplication/pdf879695http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4689/1/431893.pdf4726c29e1e705623ac2818d645eeca4dMD51tede/46892015-04-17 17:45:15.433oai:tede2.pucrs.br:tede/4689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:45:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre
title Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre
spellingShingle Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre
Zardenunes, Sônia Aparecida
CIÊNCIAS SOCIAIS
ANTROPOLOGIA
ETNOGRAFIA
EDUCAÇÃO POPULAR
INCLUSÃO SOCIAL
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
title_short Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre
title_full Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre
title_fullStr Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre
title_full_unstemmed Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre
title_sort Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre
author Zardenunes, Sônia Aparecida
author_facet Zardenunes, Sônia Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jungblut, Airton Luiz
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:39181308000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701544J7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:88780325068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596996E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Zardenunes, Sônia Aparecida
contributor_str_mv Jungblut, Airton Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS SOCIAIS
ANTROPOLOGIA
ETNOGRAFIA
EDUCAÇÃO POPULAR
INCLUSÃO SOCIAL
topic CIÊNCIAS SOCIAIS
ANTROPOLOGIA
ETNOGRAFIA
EDUCAÇÃO POPULAR
INCLUSÃO SOCIAL
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description A presente pesquisa, de cunho antropológico, se desenvolveu a partir da identificação de um grupo pertencente à classe popular dedicado à realização de um curso de pós-graduação em Educação Popular. A etnografia realizada teve como objetivo o entendimento, a partir da análise de trajetórias de vida, sobre os valores, crenças e experiências que levaram os indivíduos deste grupo a empenharem-se no campo da educação. Utilizou-se como técnica de pesquisa a Observação Participante com o grupo, em sala de aula, e entrevistas, realizadas individualmente, com quatro desses alunos. As noções êmicas de "Educação Popular" emitidas pelos pesquisados foram acessadas enquanto possibilidade de elucidação dos processos de busca de empoderamento social por eles vividos. Conceitos tais como projeto e agência foram, também, utilizados como instrumentos analíticos para jogar luz sobre os caminhos percorridos por esses agentes em suas construções, individuais e coletivas, assim como para promover um diálogo entre suas percepções e o que se constituía plausível depreender, a partir da análise de suas práticas e realizações
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:46:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4689
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -7367027085764623952
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 1531447313960029988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4689/3/431893.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4689/2/431893.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4689/1/431893.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d31b1cd8aaf47d488f3093f3d589cab
0c15b310128a1b262543933f1461c1eb
4726c29e1e705623ac2818d645eeca4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765302395797504