A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, ângela Inês
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1910
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral pesquisar a compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A amostra estudada compôs-se de alunos freqüentadores da quarta série do ensino fundamental residentes no município de Teutônia, Rio Grande do Sul, tendo a autorização das escolas e apresentado o termo de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis. Foram selecionados três alunos com o diagnóstico de TDAH e que estivessem tomando medicação supervisionada por um médico neurologista. Para cada aluno com TDAH foram selecionados três sujeitos sem a presença do transtorno, que deveriam estar estudando na mesma sala. Desta forma, responderam aos testes nove sujeitos controle e três experimentais. Esta pesquisa teve como objetivos específicos: 1) verificar se a criança com TDAH compreende textos de um modo diferente se comparada aos seus colegas de sala de aula, sem esse transtorno; 2) analisar se a criança com TDAH apresenta um nível mais baixo de consciência fonológica se comparada aos seus colegas de sala de aula, sem esse transtorno. Para tanto, os alunos responderam a três testes, os quais avaliaram a compreensão em leitura de modo oral, a compreensão em leitura de modo escrito e a consciência fonológica. Todos os objetivos propostos foram alcançados em sua totalidade, resultando na seguinte conclusão geral: os alunos com TDAH podem apresentar resultados tão bons quanto os de seus colegas de sala em testes de compreensão em leitura e de consciência fonológica, sendo para isso necessário um monitoramento, uma orientação de alguém para a realização do teste e também dispor de tempo suficiente para a conclusão do teste, o que significa mais tempo se comparado a seus colegas de sala.
id P_RS_e0ed4305f96e45f02889950516071c70
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1910
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Lamprecht, Regina RitterCPF:47891050082http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6CPF:78155550044http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236527Y6Klein, ângela Inês2015-04-14T13:37:48Z2009-06-172009-01-07KLEIN, ângela Inês. A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1910Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413254.pdf: 795129 bytes, checksum: d9dd1d85381bc0f54f5a8239b308b417 (MD5) Previous issue date: 2009-01-07O presente trabalho teve como objetivo geral pesquisar a compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A amostra estudada compôs-se de alunos freqüentadores da quarta série do ensino fundamental residentes no município de Teutônia, Rio Grande do Sul, tendo a autorização das escolas e apresentado o termo de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis. Foram selecionados três alunos com o diagnóstico de TDAH e que estivessem tomando medicação supervisionada por um médico neurologista. Para cada aluno com TDAH foram selecionados três sujeitos sem a presença do transtorno, que deveriam estar estudando na mesma sala. Desta forma, responderam aos testes nove sujeitos controle e três experimentais. Esta pesquisa teve como objetivos específicos: 1) verificar se a criança com TDAH compreende textos de um modo diferente se comparada aos seus colegas de sala de aula, sem esse transtorno; 2) analisar se a criança com TDAH apresenta um nível mais baixo de consciência fonológica se comparada aos seus colegas de sala de aula, sem esse transtorno. Para tanto, os alunos responderam a três testes, os quais avaliaram a compreensão em leitura de modo oral, a compreensão em leitura de modo escrito e a consciência fonológica. Todos os objetivos propostos foram alcançados em sua totalidade, resultando na seguinte conclusão geral: os alunos com TDAH podem apresentar resultados tão bons quanto os de seus colegas de sala em testes de compreensão em leitura e de consciência fonológica, sendo para isso necessário um monitoramento, uma orientação de alguém para a realização do teste e também dispor de tempo suficiente para a conclusão do teste, o que significa mais tempo se comparado a seus colegas de sala.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9746/413254.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasPSICOLINGÜÍSTICALEITURA - COMPREENSÃOFONOLOGIAHIPERATIVIDADECNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413254.pdf.jpg413254.pdf.jpgimage/jpeg3921http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1910/3/413254.pdf.jpgb4f6a2ec3a5d54da0905b9f68903a9d5MD53TEXT413254.pdf.txt413254.pdf.txttext/plain186101http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1910/2/413254.pdf.txt19b0968784a4ddf213852d93b955971bMD52ORIGINAL413254.pdfapplication/pdf795129http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1910/1/413254.pdfd9dd1d85381bc0f54f5a8239b308b417MD51tede/19102015-04-17 16:57:02.195oai:tede2.pucrs.br:tede/1910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
spellingShingle A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Klein, ângela Inês
PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
FONOLOGIA
HIPERATIVIDADE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title_full A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title_fullStr A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title_full_unstemmed A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title_sort A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
author Klein, ângela Inês
author_facet Klein, ângela Inês
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lamprecht, Regina Ritter
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:47891050082
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728488T6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:78155550044
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236527Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, ângela Inês
contributor_str_mv Lamprecht, Regina Ritter
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
FONOLOGIA
HIPERATIVIDADE
topic PSICOLINGÜÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
FONOLOGIA
HIPERATIVIDADE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente trabalho teve como objetivo geral pesquisar a compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A amostra estudada compôs-se de alunos freqüentadores da quarta série do ensino fundamental residentes no município de Teutônia, Rio Grande do Sul, tendo a autorização das escolas e apresentado o termo de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis. Foram selecionados três alunos com o diagnóstico de TDAH e que estivessem tomando medicação supervisionada por um médico neurologista. Para cada aluno com TDAH foram selecionados três sujeitos sem a presença do transtorno, que deveriam estar estudando na mesma sala. Desta forma, responderam aos testes nove sujeitos controle e três experimentais. Esta pesquisa teve como objetivos específicos: 1) verificar se a criança com TDAH compreende textos de um modo diferente se comparada aos seus colegas de sala de aula, sem esse transtorno; 2) analisar se a criança com TDAH apresenta um nível mais baixo de consciência fonológica se comparada aos seus colegas de sala de aula, sem esse transtorno. Para tanto, os alunos responderam a três testes, os quais avaliaram a compreensão em leitura de modo oral, a compreensão em leitura de modo escrito e a consciência fonológica. Todos os objetivos propostos foram alcançados em sua totalidade, resultando na seguinte conclusão geral: os alunos com TDAH podem apresentar resultados tão bons quanto os de seus colegas de sala em testes de compreensão em leitura e de consciência fonológica, sendo para isso necessário um monitoramento, uma orientação de alguém para a realização do teste e também dispor de tempo suficiente para a conclusão do teste, o que significa mais tempo se comparado a seus colegas de sala.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:37:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KLEIN, ângela Inês. A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1910
identifier_str_mv KLEIN, ângela Inês. A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1910/3/413254.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1910/2/413254.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1910/1/413254.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4f6a2ec3a5d54da0905b9f68903a9d5
19b0968784a4ddf213852d93b955971b
d9dd1d85381bc0f54f5a8239b308b417
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765282751774720