Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5701 |
Resumo: | Frente aos desafios do mercado internacional, as empresas sentem necessidade de adaptar seu composto de marketing para entrar neste mercado. Neste sentido, este estudo objetivou analisar as ações e as adaptações no composto mercadológico realizadas pelas empresas exportadoras de móveis quando do processo de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos (YIN, 2005), envolvendo sete empresas exportadoras do setor moveleiro gaúcho, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas, de observações e de análise de documentos. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram tratados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, cujas categorias e subcategorias foram definidas a partir da revisão da literatura e de entrevistas com especialistas (BARDIN, 1977; FLICK, 2004). Como resultado observou-se que, de uma forma geral, as empresas não possuem uma estratégia deliberada para atuar no mercado externo. Suas ações de internacionalização e de adaptação do composto mercadológico basearam-se, especialmente, em estratégias emergentes, com o intuito de aproveitar oportunidades de mercado e tornarem-se competitivas nos mercados de atuação. Foi em relação ao produto que se observou uma maior necessidade de adaptação, especialmente quanto à embalagem, à matéria-prima, ao peso, às medidas, às formas, ao design e aos manuais. Quanto ao preço e à comunicação, observou-se a inexistência de uma estratégia definida para atender ao mercado externo, sofrendo grande influência do importador. Como principal ação de comunicação identificou-se a adaptação do material promocional e a participação em feiras internacionais. Em relação à estratégia de distribuição, constatou-se a diversificação dos canais em função da necessidade de cada país e solicitação do cliente importador. As adaptações do composto de marketing emergem principalmente de solicitações explícitas dos clientes, por razão de gostos, costumes ou aspectos culturais, e também de exigências legais e técnicas do país importador. |
id |
P_RS_e6f9f953efe26bc7784dac2bb78bf97b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5701 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Burlamaqui, Paulo FernandoCPF:06568718068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700771A1CPF:77808126004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236900J5Pasqualotto, Carina2015-04-14T14:52:39Z2006-10-252006-08-25PASQUALOTTO, Carina. Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro. 2006. 251 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5701Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384099.pdf: 1785006 bytes, checksum: e6b416920b4ac8100d97199d38ffca26 (MD5) Previous issue date: 2006-08-25Frente aos desafios do mercado internacional, as empresas sentem necessidade de adaptar seu composto de marketing para entrar neste mercado. Neste sentido, este estudo objetivou analisar as ações e as adaptações no composto mercadológico realizadas pelas empresas exportadoras de móveis quando do processo de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos (YIN, 2005), envolvendo sete empresas exportadoras do setor moveleiro gaúcho, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas, de observações e de análise de documentos. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram tratados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, cujas categorias e subcategorias foram definidas a partir da revisão da literatura e de entrevistas com especialistas (BARDIN, 1977; FLICK, 2004). Como resultado observou-se que, de uma forma geral, as empresas não possuem uma estratégia deliberada para atuar no mercado externo. Suas ações de internacionalização e de adaptação do composto mercadológico basearam-se, especialmente, em estratégias emergentes, com o intuito de aproveitar oportunidades de mercado e tornarem-se competitivas nos mercados de atuação. Foi em relação ao produto que se observou uma maior necessidade de adaptação, especialmente quanto à embalagem, à matéria-prima, ao peso, às medidas, às formas, ao design e aos manuais. Quanto ao preço e à comunicação, observou-se a inexistência de uma estratégia definida para atender ao mercado externo, sofrendo grande influência do importador. Como principal ação de comunicação identificou-se a adaptação do material promocional e a participação em feiras internacionais. Em relação à estratégia de distribuição, constatou-se a diversificação dos canais em função da necessidade de cada país e solicitação do cliente importador. As adaptações do composto de marketing emergem principalmente de solicitações explícitas dos clientes, por razão de gostos, costumes ou aspectos culturais, e também de exigências legais e técnicas do país importador.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15351/384099.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaMARKETING INTERNACIONALINDÚSTRIAS MOVELEIRAS - RIO GRANDE DO SULCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAções e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL384099.pdf.jpg384099.pdf.jpgimage/jpeg4250http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5701/3/384099.pdf.jpg195420994388e0eb139449e0f3a52ce2MD53TEXT384099.pdf.txt384099.pdf.txttext/plain557850http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5701/2/384099.pdf.txt8b37c66fdd89d4420bc3b29288909912MD52ORIGINAL384099.pdfapplication/pdf1785006http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5701/1/384099.pdfe6b416920b4ac8100d97199d38ffca26MD51tede/57012015-05-14 10:11:24.459oai:tede2.pucrs.br:tede/5701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro |
title |
Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro |
spellingShingle |
Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro Pasqualotto, Carina MARKETING INTERNACIONAL INDÚSTRIAS MOVELEIRAS - RIO GRANDE DO SUL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro |
title_full |
Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro |
title_fullStr |
Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro |
title_full_unstemmed |
Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro |
title_sort |
Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro |
author |
Pasqualotto, Carina |
author_facet |
Pasqualotto, Carina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burlamaqui, Paulo Fernando |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:06568718068 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700771A1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:77808126004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236900J5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasqualotto, Carina |
contributor_str_mv |
Burlamaqui, Paulo Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MARKETING INTERNACIONAL INDÚSTRIAS MOVELEIRAS - RIO GRANDE DO SUL |
topic |
MARKETING INTERNACIONAL INDÚSTRIAS MOVELEIRAS - RIO GRANDE DO SUL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Frente aos desafios do mercado internacional, as empresas sentem necessidade de adaptar seu composto de marketing para entrar neste mercado. Neste sentido, este estudo objetivou analisar as ações e as adaptações no composto mercadológico realizadas pelas empresas exportadoras de móveis quando do processo de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos (YIN, 2005), envolvendo sete empresas exportadoras do setor moveleiro gaúcho, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas, de observações e de análise de documentos. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram tratados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, cujas categorias e subcategorias foram definidas a partir da revisão da literatura e de entrevistas com especialistas (BARDIN, 1977; FLICK, 2004). Como resultado observou-se que, de uma forma geral, as empresas não possuem uma estratégia deliberada para atuar no mercado externo. Suas ações de internacionalização e de adaptação do composto mercadológico basearam-se, especialmente, em estratégias emergentes, com o intuito de aproveitar oportunidades de mercado e tornarem-se competitivas nos mercados de atuação. Foi em relação ao produto que se observou uma maior necessidade de adaptação, especialmente quanto à embalagem, à matéria-prima, ao peso, às medidas, às formas, ao design e aos manuais. Quanto ao preço e à comunicação, observou-se a inexistência de uma estratégia definida para atender ao mercado externo, sofrendo grande influência do importador. Como principal ação de comunicação identificou-se a adaptação do material promocional e a participação em feiras internacionais. Em relação à estratégia de distribuição, constatou-se a diversificação dos canais em função da necessidade de cada país e solicitação do cliente importador. As adaptações do composto de marketing emergem principalmente de solicitações explícitas dos clientes, por razão de gostos, costumes ou aspectos culturais, e também de exigências legais e técnicas do país importador. |
publishDate |
2006 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-10-25 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PASQUALOTTO, Carina. Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro. 2006. 251 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5701 |
identifier_str_mv |
PASQUALOTTO, Carina. Ações e adaptações no composto mercadológico no processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor moveleiro. 2006. 251 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5701/3/384099.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5701/2/384099.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5701/1/384099.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
195420994388e0eb139449e0f3a52ce2 8b37c66fdd89d4420bc3b29288909912 e6b416920b4ac8100d97199d38ffca26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765310058790912 |