Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luiz Henrique Ferraz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3661
Resumo: Este é um estudo envolvendo a história da matemática recente no Rio Grande do Sul entre os anos de 1951 e 1978. Possui como referencial a Revista do Ensino/RS, que circulou em igual período com o objetivo de fornecer orientações, subsídios, opiniões e atividades para o(a) professor(a) primário(a), num primeiro momento, e, posteriormente, para as demais séries do 1º e 2º graus. Sua penetração no mercado editorial educacional foi sem precedentes, podendo ser atribuída a este periódico o status de produtora de discursos sobre diferentes temas, aqui especificamente sobre a matemática, de forma a orientar sobre seus conteúdos, sua importância, validade e necessidade junto à escolarização. Os discursos que circularam na Revista do Ensino/RS, tendo como referência a concepção de Michel Foucault, foram agrupados e analisados em sete categorias: discursos sobre o (a) professor (a) e o aluno; sobre a matemática; metodologia; aritmética; geometria; sobre a imagem e a matemática moderna. Em cada uma destas categorias é analisado o que dizem os artigos do periódico e como se estruturam como enunciadores de verdades, também pela ótica foucaultiana. O agrupamento em tais categorias foi possível após a catalogação de 233 artigos publicados pela revista e analisados com esse fim. Como estudo, é possível concluir o quanto de contribuições vieram do material selecionado, de forma a ser possível atribuir à Revista do Ensino/RS a dimensão de grande propulsora de elementos discursivos sobre matemática que perduram até hoje em práticas e no ideário sobre seu ensino.
id P_RS_ea2ceaf4487062e084e20248a8236bc9
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3661
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Bastos, Maria Helena CâmaraCPF:17326753091CPF:46822143068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706495Y1Pereira, Luiz Henrique Ferraz2015-04-14T14:23:10Z2010-08-182010-06-17PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978). 2010. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3661Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425387.pdf: 5284048 bytes, checksum: 46799d44c32331cd463a34f031a41e8b (MD5) Previous issue date: 2010-06-17Este é um estudo envolvendo a história da matemática recente no Rio Grande do Sul entre os anos de 1951 e 1978. Possui como referencial a Revista do Ensino/RS, que circulou em igual período com o objetivo de fornecer orientações, subsídios, opiniões e atividades para o(a) professor(a) primário(a), num primeiro momento, e, posteriormente, para as demais séries do 1º e 2º graus. Sua penetração no mercado editorial educacional foi sem precedentes, podendo ser atribuída a este periódico o status de produtora de discursos sobre diferentes temas, aqui especificamente sobre a matemática, de forma a orientar sobre seus conteúdos, sua importância, validade e necessidade junto à escolarização. Os discursos que circularam na Revista do Ensino/RS, tendo como referência a concepção de Michel Foucault, foram agrupados e analisados em sete categorias: discursos sobre o (a) professor (a) e o aluno; sobre a matemática; metodologia; aritmética; geometria; sobre a imagem e a matemática moderna. Em cada uma destas categorias é analisado o que dizem os artigos do periódico e como se estruturam como enunciadores de verdades, também pela ótica foucaultiana. O agrupamento em tais categorias foi possível após a catalogação de 233 artigos publicados pela revista e analisados com esse fim. Como estudo, é possível concluir o quanto de contribuições vieram do material selecionado, de forma a ser possível atribuir à Revista do Ensino/RS a dimensão de grande propulsora de elementos discursivos sobre matemática que perduram até hoje em práticas e no ideário sobre seu ensino.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13313/425387.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOREVISTA DO ENSINO - RIO GRANDE DO SULRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOMATEMÁTICA - ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL425387.pdf.jpg425387.pdf.jpgimage/jpeg4120http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3661/3/425387.pdf.jpgb25d8f14000952edb9e8d2cdd762802dMD53TEXT425387.pdf.txt425387.pdf.txttext/plain660930http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3661/2/425387.pdf.txt9d80eb83dac6ff9cbdf2485cfa0024dcMD52ORIGINAL425387.pdfapplication/pdf5284048http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3661/1/425387.pdf46799d44c32331cd463a34f031a41e8bMD51tede/36612015-04-17 15:54:58.642oai:tede2.pucrs.br:tede/3661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)
title Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)
spellingShingle Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)
Pereira, Luiz Henrique Ferraz
EDUCAÇÃO
REVISTA DO ENSINO - RIO GRANDE DO SUL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MATEMÁTICA - ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)
title_full Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)
title_fullStr Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)
title_full_unstemmed Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)
title_sort Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)
author Pereira, Luiz Henrique Ferraz
author_facet Pereira, Luiz Henrique Ferraz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Maria Helena Câmara
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:17326753091
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:46822143068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706495Y1
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luiz Henrique Ferraz
contributor_str_mv Bastos, Maria Helena Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
REVISTA DO ENSINO - RIO GRANDE DO SUL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MATEMÁTICA - ENSINO
topic EDUCAÇÃO
REVISTA DO ENSINO - RIO GRANDE DO SUL
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MATEMÁTICA - ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este é um estudo envolvendo a história da matemática recente no Rio Grande do Sul entre os anos de 1951 e 1978. Possui como referencial a Revista do Ensino/RS, que circulou em igual período com o objetivo de fornecer orientações, subsídios, opiniões e atividades para o(a) professor(a) primário(a), num primeiro momento, e, posteriormente, para as demais séries do 1º e 2º graus. Sua penetração no mercado editorial educacional foi sem precedentes, podendo ser atribuída a este periódico o status de produtora de discursos sobre diferentes temas, aqui especificamente sobre a matemática, de forma a orientar sobre seus conteúdos, sua importância, validade e necessidade junto à escolarização. Os discursos que circularam na Revista do Ensino/RS, tendo como referência a concepção de Michel Foucault, foram agrupados e analisados em sete categorias: discursos sobre o (a) professor (a) e o aluno; sobre a matemática; metodologia; aritmética; geometria; sobre a imagem e a matemática moderna. Em cada uma destas categorias é analisado o que dizem os artigos do periódico e como se estruturam como enunciadores de verdades, também pela ótica foucaultiana. O agrupamento em tais categorias foi possível após a catalogação de 233 artigos publicados pela revista e analisados com esse fim. Como estudo, é possível concluir o quanto de contribuições vieram do material selecionado, de forma a ser possível atribuir à Revista do Ensino/RS a dimensão de grande propulsora de elementos discursivos sobre matemática que perduram até hoje em práticas e no ideário sobre seu ensino.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978). 2010. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3661
identifier_str_mv PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978). 2010. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3661/3/425387.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3661/2/425387.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3661/1/425387.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b25d8f14000952edb9e8d2cdd762802d
9d80eb83dac6ff9cbdf2485cfa0024dc
46799d44c32331cd463a34f031a41e8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765295025356800