Quest?o social : apreens?o e interven??o no trabalho dos assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jos? Wesley
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/396
Resumo: Este estudo discute a articula??o entre os conhecimentos te?rico-metodol?gicos, ?tico-pol?ticos e t?cnico-operativos na interven??o profissional dos assistentes sociais. O objetivo central deste estudo foi desvendar como os assistentes sociais, atrav?s dos processos de trabalho, apreendem a quest?o social e interv?m sobre ela na atualidade, com vistas a contribuir com subs?dios para o aprimoramento do trabalho e da forma??o profissional. O estudo ? relevante para o Servi?o Social, pois ele possibilita a media??o entre teoria e pr?tica a partir da realidade em que a profiss?o ? exercida, no devir do real, em um movimento dial?tico em que a pr?tica oferece subs?dios ? constru??o de conhecimentos te?ricos para a implementa??o dos processos de trabalho, ao mesmo tempo em que a dimens?o teleol?gica norteia a a??o profissional. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, foram utilizadas as t?cnicas de entrevista semi-estruturada e observa??o assistem?tica para a coleta de informa??es, e a t?cnica de an?lise de conte?do para o processo anal?tico. Os sujeitos pesquisados foram seis assistentes sociais do sexo feminino, que trabalham no munic?pio de Porto Alegre/RS, em diversos ?mbitos de atua??o da profiss?o. As entrevistas ocorreram no per?odo de junho a agosto de 2007. O m?todo adotado para a realiza??o do estudo foi o dial?tico-cr?tico, que possui como categorias centrais a totalidade, a historicidade e a contradi??o. Os resultados do estudo revelam que as assistentes sociais pesquisadas fazem uso da dimens?o te?ricometodol?gica de modo fr?gil e inconsistente, h? heterogeneidade de concep??es acerca da quest?o social, possuem dificuldade de compreend?-la a partir de sua g?nese comum (conflito capital trabalho) e de sua dimens?o contradit?ria (desigualdade resist?ncia). As entrevistadas t?m um entendimento reducionista economicista da quest?o social, j? que esta ? reduzida ? pobreza, o que impossibilita a apreens?o do objeto profissional em sua totalidade. As profissionais recorrem ?s t?cnicas de interven??o de modo fragmentado da teoria e se apropriam do objeto institucional como se ele fosse o pr?prio objeto profissional. A sobrecarga de fun??es desempenhadas nas rotinas institucionais dificulta a reflex?o te?rica das assistentes sociais, que vivenciam a aliena??o, pois n?o conseguem compreender que a sua pr?tica est? inserida em um processo de trabalho que cont?m um objeto, meios e um produto. No entanto, os produtos do trabalho das assistentes sociais mostram uma contradi??o, pois mesmo apresentando fragilidades te?ricas, elas conseguem contribuir com o fortalecimento da autonomia dos usu?rios, favorecendo a sua conscientiza??o, a organiza??o e a participa??o no processo de constru??o de uma sociedade menos desigual. As proposi??es deste estudo indicam a necessidade de um maior rigor na ado??o da teoria social cr?tica no processo de forma??o profissional, a promo??o de capacita??o continuada dos assistentes sociais e o fomento ? interlocu??o entre os trabalhadores do Servi?o Social na sua totalidade, superando o isolamento entre aqueles que se dedicam ? pr?tica docente/? produ??o intelectual e os profissionais que trabalham diretamente nas institui??es que prestam servi?os a in?meros usu?rios. A participa??o dos profissionais, a organiza??o coletiva da categoria e o reconhecimento das contradi??es te?rico-pr?ticas presentes no trabalho dos assistentes sociais s?o fundamentais para que sejam constru?dos espa?os de di?logo e supera??o.
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