Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5188 |
Resumo: | A disseminação da computação tem gerado uma demanda por sistemas que sejam facilmente utilizados por seus usuários. Os sistemas de ajuda apresentam-se como uma forma de prover auxílio aos usuários em momentos de dúvidas. Entretanto, com o passar dos tempos e a evolução da computação, tem-se observado um desuso destes sistemas. Observou-se, então, que é importante oferecer formas que possibilitem aos usuários se apropriar dos sistemas computacionais, e que eles sintam-se motivados a utilizá-las. Acredita-se que a colaboração entre usuários pode auxiliar na motivação destes usuários, assim como pode proporcionar o compartilhamento de experiências e informações entre os mesmos acerca dos sistemas computacionais que utilizam. Torna-se necessário, então, proporcionar um ambiente que propicie um esclarecimento de dúvidas efetivo em que as mensagens sejam entendidas pelos envolvidos no processo de comunicação. Neste sentido, a presente tese objetiva investigar formas de facilitar e motivar o esclarecimento de dúvidas em sistemas de ajuda em pares para sistemas colaborativos de ensino. Ela está alicerçada em três pilares: Engenharia Semiótica, pois se propõe que o uso de expressões de comunicabilidade auxilie na identificação e, consequentemente, na solução das dúvidas dos usuários; sistemas de ajuda, pois se considera que estes recursos são a melhor forma de se explicar ao usuário um sistema computacional; e sistemas colaborativos de ensino, pois eles proporcionam um ambiente que apóia o processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo e estimulando a colaboração entre seus usuários. O resultado desta pesquisa é a proposta de uma arquitetura de sistemas de ajuda em pares que baseia sua comunicação no uso de expressões de comunicabilidade. A arquitetura foi implementada em um protótipo que possibilitou a realização de testes, permitindo verificar e analisar o uso de expressões de comunicabilidade pelos usuários destes sistemas, assim como obter informações acerca da efetividade de seu uso. |
id |
P_RS_f88ffd039ca7974b4c5ca840a89e7261 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5188 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Milene SelbachCPF:62970640082http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784680D0CPF:80236154087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795769T7Leite, Leticia Lopes2015-04-14T14:49:52Z2014-05-062012-03-27LEITE, Leticia Lopes. Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda. 2012. 117 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5188Made available in DSpace on 2015-04-14T14:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 441922.pdf: 2826793 bytes, checksum: 09ee76ea9c16cd15b09c462ecd55cee5 (MD5) Previous issue date: 2012-03-27A disseminação da computação tem gerado uma demanda por sistemas que sejam facilmente utilizados por seus usuários. Os sistemas de ajuda apresentam-se como uma forma de prover auxílio aos usuários em momentos de dúvidas. Entretanto, com o passar dos tempos e a evolução da computação, tem-se observado um desuso destes sistemas. Observou-se, então, que é importante oferecer formas que possibilitem aos usuários se apropriar dos sistemas computacionais, e que eles sintam-se motivados a utilizá-las. Acredita-se que a colaboração entre usuários pode auxiliar na motivação destes usuários, assim como pode proporcionar o compartilhamento de experiências e informações entre os mesmos acerca dos sistemas computacionais que utilizam. Torna-se necessário, então, proporcionar um ambiente que propicie um esclarecimento de dúvidas efetivo em que as mensagens sejam entendidas pelos envolvidos no processo de comunicação. Neste sentido, a presente tese objetiva investigar formas de facilitar e motivar o esclarecimento de dúvidas em sistemas de ajuda em pares para sistemas colaborativos de ensino. Ela está alicerçada em três pilares: Engenharia Semiótica, pois se propõe que o uso de expressões de comunicabilidade auxilie na identificação e, consequentemente, na solução das dúvidas dos usuários; sistemas de ajuda, pois se considera que estes recursos são a melhor forma de se explicar ao usuário um sistema computacional; e sistemas colaborativos de ensino, pois eles proporcionam um ambiente que apóia o processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo e estimulando a colaboração entre seus usuários. O resultado desta pesquisa é a proposta de uma arquitetura de sistemas de ajuda em pares que baseia sua comunicação no uso de expressões de comunicabilidade. A arquitetura foi implementada em um protótipo que possibilitou a realização de testes, permitindo verificar e analisar o uso de expressões de comunicabilidade pelos usuários destes sistemas, assim como obter informações acerca da efetividade de seu uso.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16057/441922.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoPUCRSBRFaculdade de InformácaINFORMÁTICASEMIÓTICAINTERFACE COM O USUÁRIOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOColaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajudainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis19749965330812744705006001946639708616176246info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL441922.pdf.jpg441922.pdf.jpgimage/jpeg3708http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5188/3/441922.pdf.jpgf5849ebaa3293bb38e2328f29b796c8dMD53TEXT441922.pdf.txt441922.pdf.txttext/plain229949http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5188/2/441922.pdf.txt1bc4a1e998cc18519058c0e0b03db8d7MD52ORIGINAL441922.pdfapplication/pdf2826793http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5188/1/441922.pdf09ee76ea9c16cd15b09c462ecd55cee5MD51tede/51882015-04-17 11:57:32.583oai:tede2.pucrs.br:tede/5188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T14:57:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda |
title |
Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda |
spellingShingle |
Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda Leite, Leticia Lopes INFORMÁTICA SEMIÓTICA INTERFACE COM O USUÁRIO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda |
title_full |
Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda |
title_fullStr |
Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda |
title_full_unstemmed |
Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda |
title_sort |
Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda |
author |
Leite, Leticia Lopes |
author_facet |
Leite, Leticia Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Milene Selbach |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:62970640082 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784680D0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:80236154087 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795769T7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Leticia Lopes |
contributor_str_mv |
Silveira, Milene Selbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
INFORMÁTICA SEMIÓTICA INTERFACE COM O USUÁRIO |
topic |
INFORMÁTICA SEMIÓTICA INTERFACE COM O USUÁRIO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
A disseminação da computação tem gerado uma demanda por sistemas que sejam facilmente utilizados por seus usuários. Os sistemas de ajuda apresentam-se como uma forma de prover auxílio aos usuários em momentos de dúvidas. Entretanto, com o passar dos tempos e a evolução da computação, tem-se observado um desuso destes sistemas. Observou-se, então, que é importante oferecer formas que possibilitem aos usuários se apropriar dos sistemas computacionais, e que eles sintam-se motivados a utilizá-las. Acredita-se que a colaboração entre usuários pode auxiliar na motivação destes usuários, assim como pode proporcionar o compartilhamento de experiências e informações entre os mesmos acerca dos sistemas computacionais que utilizam. Torna-se necessário, então, proporcionar um ambiente que propicie um esclarecimento de dúvidas efetivo em que as mensagens sejam entendidas pelos envolvidos no processo de comunicação. Neste sentido, a presente tese objetiva investigar formas de facilitar e motivar o esclarecimento de dúvidas em sistemas de ajuda em pares para sistemas colaborativos de ensino. Ela está alicerçada em três pilares: Engenharia Semiótica, pois se propõe que o uso de expressões de comunicabilidade auxilie na identificação e, consequentemente, na solução das dúvidas dos usuários; sistemas de ajuda, pois se considera que estes recursos são a melhor forma de se explicar ao usuário um sistema computacional; e sistemas colaborativos de ensino, pois eles proporcionam um ambiente que apóia o processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo e estimulando a colaboração entre seus usuários. O resultado desta pesquisa é a proposta de uma arquitetura de sistemas de ajuda em pares que baseia sua comunicação no uso de expressões de comunicabilidade. A arquitetura foi implementada em um protótipo que possibilitou a realização de testes, permitindo verificar e analisar o uso de expressões de comunicabilidade pelos usuários destes sistemas, assim como obter informações acerca da efetividade de seu uso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:49:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Leticia Lopes. Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda. 2012. 117 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5188 |
identifier_str_mv |
LEITE, Leticia Lopes. Colaboração entre pares para melhor compreensão da mensagem do designer via sistemas de ajuda. 2012. 117 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1974996533081274470 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
1946639708616176246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Informáca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5188/3/441922.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5188/2/441922.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5188/1/441922.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5849ebaa3293bb38e2328f29b796c8d 1bc4a1e998cc18519058c0e0b03db8d7 09ee76ea9c16cd15b09c462ecd55cee5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765306081542144 |