A decaída em ser e tempo : explicitação de um existencial esquecido
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2944 |
Resumo: | A presente tese investiga a constituição do ser humano, o Dasein, na forma de um dos seus existenciais: a decaída. A partir de uma leitura de Ser e tempo, onde se destacam os existenciais compreensão, sentimento de situação e cuidado, busca-se explicitar a decaída através de dois eixos condutores: o cotidiano tematizado e o encobrimento do ser. O cotidiano tematizado assume a forma da cotidianidade que é tratada em Ser e tempo. O encobrimento do ser é destacado pela contribuição de uma leitura da conferência O que metafísica? feita em 1929, juntamente com a sua introdução (1949) e posfácio (1943). Desta forma, o encobrimento do ser atinge um grau ampliado, além da dimensão da analítica do Dasein. A partir desta compreensão do encobrimento, torna-se possível especificar o eixo condutor pela temática do conhecimento, utilizando-se alguns constructos das teorias do conhecimento. A tese trabalha com os existenciais compreensão e sentimento de situação e também na maneira como se insere o recurso metodológico de Heidegger sob a forma dos indícios-formais. A utilização dos indíciosformais marca uma diferença entre Heidegger e a tradição e determina a possibilidade de manter a vida fática sob o foco de investigação. A tematização do cotidiano percorre toda a análise, principalmente quando esta se remete à própria obra Ser e tempo. Assim, o elemento da tematização do cotidiano se mostra como fator discriminador entre uma interpretação baseada na analítica existencial e uma interpretação encobridora baseada na metafísica. A tese analisa os existenciais e as principais condições do Dasein entre elas o ser-em e o ser-no-mundo, mostrando através deles o cotidiano tematizado e o encobrimento, que podem revelar um alcance na compreensão do existencial decaída. A tese demonstra que os elementos contidos na decaída podem ser utilizados para realizar uma análise da tradição filosófica, na medida em que esta se mostra encobridora do ser. A tradição filosófica, tomada na forma de constructos da teoria do conhecimento, é confrontada com o trabalho dos existenciais, principalmente, dos existenciais compreensão e sentimento de situação. O trabalho de análise investiga a forma do ser-aí fugir diante do seu estar-arrojado ao mundo. Esta fuga, tematizada pela decaída, determina um encobrimento do caráter de ser deste ente. Este encobrimento pode ser mostrado através do modo de ser do conhecer. O modo de ser do conhecer é um modo do ser-em, esta situação do conhecer é obtida através de uma leitura da obra Prolegômenos para a história do conceito de tempo. Nesta obra, Heidegger afirma que o conhecer é um modo de ser do ser-em. Este modo de ser do ser-em não é, um modo de ser fundamental do ser-no-mundo. Este elemento do ser-em abre a possibilidade da pesquisa do conhecimento ser inserida dentro da leitura de Ser e tempo, na forma do existencial decaída. Assim se alcança uma explicitação da decaída, mostrando o quanto este existencial ainda pode ser explorado |
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A utilização dos indíciosformais marca uma diferença entre Heidegger e a tradição e determina a possibilidade de manter a vida fática sob o foco de investigação. A tematização do cotidiano percorre toda a análise, principalmente quando esta se remete à própria obra Ser e tempo. Assim, o elemento da tematização do cotidiano se mostra como fator discriminador entre uma interpretação baseada na analítica existencial e uma interpretação encobridora baseada na metafísica. A tese analisa os existenciais e as principais condições do Dasein entre elas o ser-em e o ser-no-mundo, mostrando através deles o cotidiano tematizado e o encobrimento, que podem revelar um alcance na compreensão do existencial decaída. A tese demonstra que os elementos contidos na decaída podem ser utilizados para realizar uma análise da tradição filosófica, na medida em que esta se mostra encobridora do ser. 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Assim se alcança uma explicitação da decaída, mostrando o quanto este existencial ainda pode ser exploradoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12074/389366.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasFILOSOFIA ALEMÃSER E TEMPO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOONTOLOGIAHEIDEGGER, MARTIN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOMETAFÍSICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAA decaída em ser e tempo : explicitação de um existencial esquecidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-83053276064321663935006001531447313960029988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL389366.pdf.jpg389366.pdf.jpgimage/jpeg3177http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2944/3/389366.pdf.jpg19eb583f14f3d02e4b82b8fee7202ebeMD53TEXT389366.pdf.txt389366.pdf.txttext/plain454425http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2944/2/389366.pdf.txt17e3178f6356c71a9c5fa7efe260f78aMD52ORIGINAL389366.pdfapplication/pdf1150613http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2944/1/389366.pdfea325e5b31e53120158a6930d7f38555MD51tede/29442015-04-17 16:25:50.553oai:tede2.pucrs.br:tede/2944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:25:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
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