Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640
Resumo: A presente pesquisa, visando estudar a viabilidade da autoridade do educador, teve como delimitação os seguintes objetivos: a) Compreender o impacto das mudanças da representação de autoridade, na contemporaneidade, e sua possível repercussão na percepção dos adolescentes e professores; b) Captar, na percepção dos estudantes e dos seus educadores, o que consideram características principais no que se refere à representação da autoridade desses educadores; c) Analisar como tais características e competências facilitam a prática da educação para a paz; d) Apontar estratégias que auxiliem no desenvolvimento de professores, tanto no âmbito pessoal quanto grupal, no que tange à apropriação de competência de autoridade para uma perspectiva de Educação para a Paz. A questão que norteou a organização e desenvolvimento da pesquisa concentrou-se nessa indagação: O que caracteriza um/a educador/a como referência de autoridade a partir de percepções de estudantes adolescentes e do/a mesmo/a educador/a? Para responder a estas questões foram escolhidos os sujeitos de pesquisa que constaram de quatro turmas de oitavas séries de uma escola da rede privada de Porto Alegre e quatro professores desses alunos atuantes no ano de 2008, tendo sido selecionados conforme apontados pelos seus alunos no instrumento de pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa descritiva e interpretativa, usando como instrumento de coleta de dados cartas dos alunos aos professores e entrevistas semiestruturadas para esses últimos, seguindo indicações de Moraes (2007) para análise de conteúdo. A compreensão dos dados implicou diálogo entre os dados empíricos e o referencial teórico, incluindo a subjetividade do pesquisador inerente ao processo interpretativo. A questão de pesquisa trouxe à tona categorias sobre: características do educador; sua relação com os educandos e a sala de aula propriamente dita como espaço das aprendizagens mediada pela autoridade do professor.
id P_RS_fc12cc3584f34099ad582f88889123ed
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3640
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portal, Leda Lísia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:44943334091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718285Z6Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon2015-04-14T14:23:05Z2010-03-232009-12-17VIEIRA, Teresinha Aparecida Dorigon. Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421931.pdf: 4503736 bytes, checksum: 7506b7df46b884ee645f54f4f64f62f5 (MD5) Previous issue date: 2009-12-17A presente pesquisa, visando estudar a viabilidade da autoridade do educador, teve como delimitação os seguintes objetivos: a) Compreender o impacto das mudanças da representação de autoridade, na contemporaneidade, e sua possível repercussão na percepção dos adolescentes e professores; b) Captar, na percepção dos estudantes e dos seus educadores, o que consideram características principais no que se refere à representação da autoridade desses educadores; c) Analisar como tais características e competências facilitam a prática da educação para a paz; d) Apontar estratégias que auxiliem no desenvolvimento de professores, tanto no âmbito pessoal quanto grupal, no que tange à apropriação de competência de autoridade para uma perspectiva de Educação para a Paz. A questão que norteou a organização e desenvolvimento da pesquisa concentrou-se nessa indagação: O que caracteriza um/a educador/a como referência de autoridade a partir de percepções de estudantes adolescentes e do/a mesmo/a educador/a? Para responder a estas questões foram escolhidos os sujeitos de pesquisa que constaram de quatro turmas de oitavas séries de uma escola da rede privada de Porto Alegre e quatro professores desses alunos atuantes no ano de 2008, tendo sido selecionados conforme apontados pelos seus alunos no instrumento de pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa descritiva e interpretativa, usando como instrumento de coleta de dados cartas dos alunos aos professores e entrevistas semiestruturadas para esses últimos, seguindo indicações de Moraes (2007) para análise de conteúdo. A compreensão dos dados implicou diálogo entre os dados empíricos e o referencial teórico, incluindo a subjetividade do pesquisador inerente ao processo interpretativo. A questão de pesquisa trouxe à tona categorias sobre: características do educador; sua relação com os educandos e a sala de aula propriamente dita como espaço das aprendizagens mediada pela autoridade do professor.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13327/421931.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO CONTINUADAPAZ - EDUCAÇÃOAUTORIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOViabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a pazinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421931.pdf.jpg421931.pdf.jpgimage/jpeg3845http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/3/421931.pdf.jpgfe0ffc8c620845bbc05a62b2ee4a804dMD53TEXT421931.pdf.txt421931.pdf.txttext/plain432719http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/2/421931.pdf.txt8258bb86c121e2beacbe3641352a1038MD52ORIGINAL421931.pdfapplication/pdf4503736http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/1/421931.pdf7506b7df46b884ee645f54f4f64f62f5MD51tede/36402015-04-30 08:15:38.933oai:tede2.pucrs.br:tede/3640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
title Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
spellingShingle Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
PAZ - EDUCAÇÃO
AUTORIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
title_full Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
title_fullStr Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
title_full_unstemmed Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
title_sort Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz
author Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon
author_facet Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29243980025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:44943334091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718285Z6
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Teresinha Aparecida Dorigon
contributor_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
PAZ - EDUCAÇÃO
AUTORIDADE
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
PAZ - EDUCAÇÃO
AUTORIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa, visando estudar a viabilidade da autoridade do educador, teve como delimitação os seguintes objetivos: a) Compreender o impacto das mudanças da representação de autoridade, na contemporaneidade, e sua possível repercussão na percepção dos adolescentes e professores; b) Captar, na percepção dos estudantes e dos seus educadores, o que consideram características principais no que se refere à representação da autoridade desses educadores; c) Analisar como tais características e competências facilitam a prática da educação para a paz; d) Apontar estratégias que auxiliem no desenvolvimento de professores, tanto no âmbito pessoal quanto grupal, no que tange à apropriação de competência de autoridade para uma perspectiva de Educação para a Paz. A questão que norteou a organização e desenvolvimento da pesquisa concentrou-se nessa indagação: O que caracteriza um/a educador/a como referência de autoridade a partir de percepções de estudantes adolescentes e do/a mesmo/a educador/a? Para responder a estas questões foram escolhidos os sujeitos de pesquisa que constaram de quatro turmas de oitavas séries de uma escola da rede privada de Porto Alegre e quatro professores desses alunos atuantes no ano de 2008, tendo sido selecionados conforme apontados pelos seus alunos no instrumento de pesquisa. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa descritiva e interpretativa, usando como instrumento de coleta de dados cartas dos alunos aos professores e entrevistas semiestruturadas para esses últimos, seguindo indicações de Moraes (2007) para análise de conteúdo. A compreensão dos dados implicou diálogo entre os dados empíricos e o referencial teórico, incluindo a subjetividade do pesquisador inerente ao processo interpretativo. A questão de pesquisa trouxe à tona categorias sobre: características do educador; sua relação com os educandos e a sala de aula propriamente dita como espaço das aprendizagens mediada pela autoridade do professor.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-17
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Teresinha Aparecida Dorigon. Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640
identifier_str_mv VIEIRA, Teresinha Aparecida Dorigon. Viabilidades da autoridade do educador : uma perspectiva de educação para a paz. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/3/421931.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/2/421931.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3640/1/421931.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe0ffc8c620845bbc05a62b2ee4a804d
8258bb86c121e2beacbe3641352a1038
7506b7df46b884ee645f54f4f64f62f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294966636544