Conservação e restauração: a legitimação da ciência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acervo (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/25 |
Resumo: | Este artigo aborda a mudança do paradigma do profissional da área na última década, considerando a necessidade de expansão do ensino, da pesquisa e da extensão e a demanda de uma maior visibilidade social. A prática científica é sedimentada em determinados critérios, necessários ao estabelecimento de competências, ao ingresso tecnológico, à disseminação do conhecimento e ao acesso aos recursos à pesquisa científica no país. A face do profissional do século XXI começa a ser estruturada nesta década, compreendê-la é indispensável à nossa atuação.Palavras-chave: ciência; conservação preventiva; conservação/restauração. This article discusses the professional of the area model changing in the last decade, considering education expansion, research and extension grow and its demand of social visibility. The scientific practice is made upon specific models, whose are necessary for the establishment of technological skills, knowledge’s dissemination and its access to resources for scientific research in the country.The face of XXI century professional begins to be structured in this decade, and we must understand what it means for our action.Keywords: science; preventive conservation; conservation/restore. |
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Conservação e restauração: a legitimação da ciênciaEste artigo aborda a mudança do paradigma do profissional da área na última década, considerando a necessidade de expansão do ensino, da pesquisa e da extensão e a demanda de uma maior visibilidade social. A prática científica é sedimentada em determinados critérios, necessários ao estabelecimento de competências, ao ingresso tecnológico, à disseminação do conhecimento e ao acesso aos recursos à pesquisa científica no país. A face do profissional do século XXI começa a ser estruturada nesta década, compreendê-la é indispensável à nossa atuação.Palavras-chave: ciência; conservação preventiva; conservação/restauração. This article discusses the professional of the area model changing in the last decade, considering education expansion, research and extension grow and its demand of social visibility. The scientific practice is made upon specific models, whose are necessary for the establishment of technological skills, knowledge’s dissemination and its access to resources for scientific research in the country.The face of XXI century professional begins to be structured in this decade, and we must understand what it means for our action.Keywords: science; preventive conservation; conservation/restore.Arquivo Nacional2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/25Acervo; Vol. 23 No. 2 (jul/dez - 2010): Preservação de acervos documentais; 47-56Acervo; Vol. 23 Núm. 2 (jul/dez - 2010): Preservação de acervos documentais; 47-56Acervo; v. 23 n. 2 (jul/dez - 2010): Preservação de acervos documentais; 47-562237-87230102-700Xreponame:Acervo (Rio de Janeiro. Online)instname:Arquivo Nacional (AN)instacron:RANporhttps://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/25/25Froner, Yacy-Arainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-16T20:28:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25Revistahttps://revista.an.gov.br//index.php/revistaacervoPUBhttps://revista.an.gov.br//index.php/revistaacervo/oairevista.acervo@arquivonacional.gov.br || revista.acervo@arquivonacional.gov.br2237-87230102-700-Xopendoar:2022-08-16T20:28:52Acervo (Rio de Janeiro. Online) - Arquivo Nacional (AN)false |
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