O protagonismo negro: o movimento negro na luta por uma educação antirracista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acervo (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/11 |
Resumo: | O artigo analisa o movimento negro no Brasil no cenário político e em suas estratégias de promover uma educação antirracista. Narrativas historiográficas omitiram lutas de emancipação e mobilização política da população afro-brasileira. Uma revisão dessa historiografia registrou iniciativas na luta contra o racismo e por políticas de igualdade racial. A análise vai da fundação da Frente Negra Brasileira até a lei n. 10.639/03, que incluiu no currículo oficial a história e a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: educação antirracista; lei n. 10639/03; movimento negro.This article analyses the Black Movement in Brazil under the political contexts and its strategies for an anti-racist education.Historiographic narratives omitted Afro-Brazilian population’s emancipation struggles. Some review of such historiography has recorded initiatives in the struggle against racism and for racial equality policies. The analysis comprises the Frente Negra Brasileira foundation until Law n. 10.639/03, which inserted Afro-Brazilian history and culture in the official curriculum.Keywords: anti-racist education; Black Movement; lei n. 10.639/03. |
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O protagonismo negro: o movimento negro na luta por uma educação antirracistaO artigo analisa o movimento negro no Brasil no cenário político e em suas estratégias de promover uma educação antirracista. Narrativas historiográficas omitiram lutas de emancipação e mobilização política da população afro-brasileira. Uma revisão dessa historiografia registrou iniciativas na luta contra o racismo e por políticas de igualdade racial. A análise vai da fundação da Frente Negra Brasileira até a lei n. 10.639/03, que incluiu no currículo oficial a história e a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: educação antirracista; lei n. 10639/03; movimento negro.This article analyses the Black Movement in Brazil under the political contexts and its strategies for an anti-racist education.Historiographic narratives omitted Afro-Brazilian population’s emancipation struggles. Some review of such historiography has recorded initiatives in the struggle against racism and for racial equality policies. The analysis comprises the Frente Negra Brasileira foundation until Law n. 10.639/03, which inserted Afro-Brazilian history and culture in the official curriculum.Keywords: anti-racist education; Black Movement; lei n. 10.639/03.Arquivo Nacional2011-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/11Acervo; Vol. 22 No. 2 (jul/dez - 2009): O negro na sociedade contemporânea; 105-120Acervo; Vol. 22 Núm. 2 (jul/dez - 2009): O negro na sociedade contemporânea; 105-120Acervo; v. 22 n. 2 (jul/dez - 2009): O negro na sociedade contemporânea; 105-1202237-87230102-700Xreponame:Acervo (Rio de Janeiro. Online)instname:Arquivo Nacional (AN)instacron:RANporhttps://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/11/11Paula, Claudia Regina deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-14T18:54:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11Revistahttps://revista.an.gov.br//index.php/revistaacervoPUBhttps://revista.an.gov.br//index.php/revistaacervo/oairevista.acervo@arquivonacional.gov.br || revista.acervo@arquivonacional.gov.br2237-87230102-700-Xopendoar:2023-11-14T18:54:02Acervo (Rio de Janeiro. Online) - Arquivo Nacional (AN)false |
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