Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40788 |
Resumo: | Este artigo aborda os discursos memorialistas acerca dos professores que atuaram no Colégio de Pedro II durante o século XIX. O colégio foi criado em 1837 como parte do projeto doimpério de constituir uma nacionalidade, em meio à ocorrência da revoltas nas províncias brasileiras. Como corpus documental deste texto foi selecionada a Revista da Semana. A escolha dessa fonte histórica está relacionada ao fato de alguns de seus principais colaboradores terem sido alunos e professores dessa instituição de ensino. Durante as análises foi possível identificar a existência de uma memória monumentalizada sobre esse grupode docentes, caracterizados como notáveis homens de saber. |
id |
RBHE-1_07e1acf3ff49cd10f189ab1eb73d5ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40788 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana'ProfessoresColégio Pedro IIMemóriaImprensaEste artigo aborda os discursos memorialistas acerca dos professores que atuaram no Colégio de Pedro II durante o século XIX. O colégio foi criado em 1837 como parte do projeto doimpério de constituir uma nacionalidade, em meio à ocorrência da revoltas nas províncias brasileiras. Como corpus documental deste texto foi selecionada a Revista da Semana. A escolha dessa fonte histórica está relacionada ao fato de alguns de seus principais colaboradores terem sido alunos e professores dessa instituição de ensino. Durante as análises foi possível identificar a existência de uma memória monumentalizada sobre esse grupode docentes, caracterizados como notáveis homens de saber.RBHE2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40788Revista Brasileira de História da Educação; Vol 15 No 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 173 - 200Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 15 Núm. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 173 - 200Revista Brasileira de História da Educação; v. 15 n. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 173 - 2002238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40788/pdf_80Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPatroclo, Luciana BorgesLopes, Ivone GoulartCravo, Regina Lucia Ferreira2022-02-22T22:18:01Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40788Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:18:01Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana' |
title |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana' |
spellingShingle |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana' Patroclo, Luciana Borges Professores Colégio Pedro II Memória Imprensa |
title_short |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana' |
title_full |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana' |
title_fullStr |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana' |
title_full_unstemmed |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana' |
title_sort |
Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana' |
author |
Patroclo, Luciana Borges |
author_facet |
Patroclo, Luciana Borges Lopes, Ivone Goulart Cravo, Regina Lucia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Ivone Goulart Cravo, Regina Lucia Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patroclo, Luciana Borges Lopes, Ivone Goulart Cravo, Regina Lucia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Colégio Pedro II Memória Imprensa |
topic |
Professores Colégio Pedro II Memória Imprensa |
description |
Este artigo aborda os discursos memorialistas acerca dos professores que atuaram no Colégio de Pedro II durante o século XIX. O colégio foi criado em 1837 como parte do projeto doimpério de constituir uma nacionalidade, em meio à ocorrência da revoltas nas províncias brasileiras. Como corpus documental deste texto foi selecionada a Revista da Semana. A escolha dessa fonte histórica está relacionada ao fato de alguns de seus principais colaboradores terem sido alunos e professores dessa instituição de ensino. Durante as análises foi possível identificar a existência de uma memória monumentalizada sobre esse grupode docentes, caracterizados como notáveis homens de saber. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40788 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40788/pdf_80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 15 No 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 173 - 200 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 15 Núm. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 173 - 200 Revista Brasileira de História da Educação; v. 15 n. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 173 - 200 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126531353706496 |