Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SANTOS, Maria Lygia Köpke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783
Resumo: In this article it is presented the book O livro de Hilda –processo analytico da leitura (The book of Hilda – analyticalreading process), dated 1902, which is part of the personalcollection of Köpke’s family, and probably it has not beenpublished yet. It is handwritten and drawn by João Köpke (1852-1926). The book consists of three separated, but interconnected,parts: O livro de Hilda, O livro das bonecas, instruções para seuuso. In this article it is highlighted the aspects related to thestrategies of the author’s writing in the Instruções para seu uso,considering the meanings of reading to the reader (student orteacher) regarding to the use of the material and to the analyticalmethod, among some others possible to be investigated andrevisited.
id RBHE-1_0f35db7161ce32ce6d4ed442032d2f64
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40783
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educatorsInstrucciones de uso para O livro de Hilda (1902), de João Köpke, a los maestrosInstruções de uso para 'o livro de Hilda' (1902), de João Kopke, aos mestresHandwritten bookletJoão Köpkeliteracy teacher traininganalytical methodCartilha manuscritaJoão Köpkeformação de alfabetizadoresmétodo analíticoensino da leitura metodo analiticoIn this article it is presented the book O livro de Hilda –processo analytico da leitura (The book of Hilda – analyticalreading process), dated 1902, which is part of the personalcollection of Köpke’s family, and probably it has not beenpublished yet. It is handwritten and drawn by João Köpke (1852-1926). The book consists of three separated, but interconnected,parts: O livro de Hilda, O livro das bonecas, instruções para seuuso. In this article it is highlighted the aspects related to thestrategies of the author’s writing in the Instruções para seu uso,considering the meanings of reading to the reader (student orteacher) regarding to the use of the material and to the analyticalmethod, among some others possible to be investigated andrevisited.En este artículo, pretendemos presentar el livro de Hilda -processo analytico da leitura, cuya fecha es de 1902, que haceparte del acervo personal de la família Köpke y que,probablemente, nunca ha sido publicado. Se trata de una cartillamanuscrita, creada por João Köpke (1852-1926), con letra eilustraciones de su propia mano. El material está compuesto portres partes separadas, pero relacionadas: el livro de Hilda, ellivro das bonecas, Instrucões para seu uso. Destacamos, en esteartículo, aspectos vinculados a las estrategias de escrita del autoren las Instruções para seu uso, teniendo como objetivo laconformidad de sentidos de la lectura por el lector previsto(alumno o maestro), en cuanto al uso del material y al métodoanalítico de la lectura, entre muchos otros posibles de que seanindagados y revisitados.Neste artigo, pretendemos apresentar o livro de Hilda – processo analytico da leitura, com data de 1902, que faz parte do acervo pessoal da família Köpke e que, provavelmente, não foi publicado. Trata-se de uma cartilha manuscrita, criada por João Köpke (1852-1926), com letra e ilustrações de próprio punho. O material é composto por três partes separadas, mas interligadas: O livro de Hilda, o livro das bonecas, instruções para seu uso. Destacamos, neste artigo, aspectos ligados às estratégias de escrita do autor nas Instruções para seu uso, tendo em vista a conformidade de sentidos da leitura pelo leitor previsto (aluno ou professor) quanto ao uso do material e ao método analítico da leitura, entre tantos outros possíveis de serem indagados e revisitados.RBHE2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa históricaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783Revista Brasileira de História da Educação; Vol 15 No 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 15 Núm. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82Revista Brasileira de História da Educação; v. 15 n. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 822238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783/pdf_85https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783/751375146663Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Norma Sandra de AlmeidaSANTOS, Maria Lygia Köpke2022-02-22T22:18:03Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40783Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:18:03Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
Instrucciones de uso para O livro de Hilda (1902), de João Köpke, a los maestros
Instruções de uso para 'o livro de Hilda' (1902), de João Kopke, aos mestres
title Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
spellingShingle Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Handwritten booklet
João Köpke
literacy teacher training
analytical method
Cartilha manuscrita
João Köpke
formação de alfabetizadores
método analítico
ensino da leitura metodo analitico
title_short Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
title_full Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
title_fullStr Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
title_full_unstemmed Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
title_sort Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
author Ferreira, Norma Sandra de Almeida
author_facet Ferreira, Norma Sandra de Almeida
SANTOS, Maria Lygia Köpke
author_role author
author2 SANTOS, Maria Lygia Köpke
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Norma Sandra de Almeida
SANTOS, Maria Lygia Köpke
dc.subject.por.fl_str_mv Handwritten booklet
João Köpke
literacy teacher training
analytical method
Cartilha manuscrita
João Köpke
formação de alfabetizadores
método analítico
ensino da leitura metodo analitico
topic Handwritten booklet
João Köpke
literacy teacher training
analytical method
Cartilha manuscrita
João Köpke
formação de alfabetizadores
método analítico
ensino da leitura metodo analitico
description In this article it is presented the book O livro de Hilda –processo analytico da leitura (The book of Hilda – analyticalreading process), dated 1902, which is part of the personalcollection of Köpke’s family, and probably it has not beenpublished yet. It is handwritten and drawn by João Köpke (1852-1926). The book consists of three separated, but interconnected,parts: O livro de Hilda, O livro das bonecas, instruções para seuuso. In this article it is highlighted the aspects related to thestrategies of the author’s writing in the Instruções para seu uso,considering the meanings of reading to the reader (student orteacher) regarding to the use of the material and to the analyticalmethod, among some others possible to be investigated andrevisited.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783/pdf_85
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783/751375146663
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 15 No 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 15 Núm. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82
Revista Brasileira de História da Educação; v. 15 n. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126531341123584