Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783 |
Resumo: | In this article it is presented the book O livro de Hilda –processo analytico da leitura (The book of Hilda – analyticalreading process), dated 1902, which is part of the personalcollection of Köpke’s family, and probably it has not beenpublished yet. It is handwritten and drawn by João Köpke (1852-1926). The book consists of three separated, but interconnected,parts: O livro de Hilda, O livro das bonecas, instruções para seuuso. In this article it is highlighted the aspects related to thestrategies of the author’s writing in the Instruções para seu uso,considering the meanings of reading to the reader (student orteacher) regarding to the use of the material and to the analyticalmethod, among some others possible to be investigated andrevisited. |
id |
RBHE-1_0f35db7161ce32ce6d4ed442032d2f64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40783 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educatorsInstrucciones de uso para O livro de Hilda (1902), de João Köpke, a los maestrosInstruções de uso para 'o livro de Hilda' (1902), de João Kopke, aos mestresHandwritten bookletJoão Köpkeliteracy teacher traininganalytical methodCartilha manuscritaJoão Köpkeformação de alfabetizadoresmétodo analíticoensino da leitura metodo analiticoIn this article it is presented the book O livro de Hilda –processo analytico da leitura (The book of Hilda – analyticalreading process), dated 1902, which is part of the personalcollection of Köpke’s family, and probably it has not beenpublished yet. It is handwritten and drawn by João Köpke (1852-1926). The book consists of three separated, but interconnected,parts: O livro de Hilda, O livro das bonecas, instruções para seuuso. In this article it is highlighted the aspects related to thestrategies of the author’s writing in the Instruções para seu uso,considering the meanings of reading to the reader (student orteacher) regarding to the use of the material and to the analyticalmethod, among some others possible to be investigated andrevisited.En este artículo, pretendemos presentar el livro de Hilda -processo analytico da leitura, cuya fecha es de 1902, que haceparte del acervo personal de la família Köpke y que,probablemente, nunca ha sido publicado. Se trata de una cartillamanuscrita, creada por João Köpke (1852-1926), con letra eilustraciones de su propia mano. El material está compuesto portres partes separadas, pero relacionadas: el livro de Hilda, ellivro das bonecas, Instrucões para seu uso. Destacamos, en esteartículo, aspectos vinculados a las estrategias de escrita del autoren las Instruções para seu uso, teniendo como objetivo laconformidad de sentidos de la lectura por el lector previsto(alumno o maestro), en cuanto al uso del material y al métodoanalítico de la lectura, entre muchos otros posibles de que seanindagados y revisitados.Neste artigo, pretendemos apresentar o livro de Hilda – processo analytico da leitura, com data de 1902, que faz parte do acervo pessoal da família Köpke e que, provavelmente, não foi publicado. Trata-se de uma cartilha manuscrita, criada por João Köpke (1852-1926), com letra e ilustrações de próprio punho. O material é composto por três partes separadas, mas interligadas: O livro de Hilda, o livro das bonecas, instruções para seu uso. Destacamos, neste artigo, aspectos ligados às estratégias de escrita do autor nas Instruções para seu uso, tendo em vista a conformidade de sentidos da leitura pelo leitor previsto (aluno ou professor) quanto ao uso do material e ao método analítico da leitura, entre tantos outros possíveis de serem indagados e revisitados.RBHE2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa históricaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783Revista Brasileira de História da Educação; Vol 15 No 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 15 Núm. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82Revista Brasileira de História da Educação; v. 15 n. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 822238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783/pdf_85https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783/751375146663Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Norma Sandra de AlmeidaSANTOS, Maria Lygia Köpke2022-02-22T22:18:03Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40783Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:18:03Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators Instrucciones de uso para O livro de Hilda (1902), de João Köpke, a los maestros Instruções de uso para 'o livro de Hilda' (1902), de João Kopke, aos mestres |
title |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators |
spellingShingle |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators Ferreira, Norma Sandra de Almeida Handwritten booklet João Köpke literacy teacher training analytical method Cartilha manuscrita João Köpke formação de alfabetizadores método analítico ensino da leitura metodo analitico |
title_short |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators |
title_full |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators |
title_fullStr |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators |
title_full_unstemmed |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators |
title_sort |
Instructions of use of O livro de Hilda by João Köpke to the educators |
author |
Ferreira, Norma Sandra de Almeida |
author_facet |
Ferreira, Norma Sandra de Almeida SANTOS, Maria Lygia Köpke |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Maria Lygia Köpke |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Norma Sandra de Almeida SANTOS, Maria Lygia Köpke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Handwritten booklet João Köpke literacy teacher training analytical method Cartilha manuscrita João Köpke formação de alfabetizadores método analítico ensino da leitura metodo analitico |
topic |
Handwritten booklet João Köpke literacy teacher training analytical method Cartilha manuscrita João Köpke formação de alfabetizadores método analítico ensino da leitura metodo analitico |
description |
In this article it is presented the book O livro de Hilda –processo analytico da leitura (The book of Hilda – analyticalreading process), dated 1902, which is part of the personalcollection of Köpke’s family, and probably it has not beenpublished yet. It is handwritten and drawn by João Köpke (1852-1926). The book consists of three separated, but interconnected,parts: O livro de Hilda, O livro das bonecas, instruções para seuuso. In this article it is highlighted the aspects related to thestrategies of the author’s writing in the Instruções para seu uso,considering the meanings of reading to the reader (student orteacher) regarding to the use of the material and to the analyticalmethod, among some others possible to be investigated andrevisited. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783/pdf_85 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40783/751375146663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 15 No 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 15 Núm. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82 Revista Brasileira de História da Educação; v. 15 n. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 53 - 82 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126531341123584 |