Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679 |
Resumo: | This text analyzes the process of institution of Teachers’ Day in Brazil, which is celebrated in October 15th since 1933. The different meanings of this date are identified from the perspective that it was an opportunity to give teachers’ issues public visibility and to express different thoughts on teachers’ work. |
id |
RBHE-1_67ec5f73ccdc7c3ed32741b8cbc8975f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38679 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)ProfessionCelebrationTeachers Unionism1933-1963Profissão DocenteComemoraçõesRepresentações sobre o MagistérioMovimento Docente1933-1963This text analyzes the process of institution of Teachers’ Day in Brazil, which is celebrated in October 15th since 1933. The different meanings of this date are identified from the perspective that it was an opportunity to give teachers’ issues public visibility and to express different thoughts on teachers’ work. Este artigo analisa o processo de institucionalização do Dia do Professor no Brasil, celebrado em 15 de outubro desde 1933, identificando os diferentes significados assumidos pela data que se afirmou como uma forma de dar visibilidade ao magistério e de expressar diferentes concepções acerca da docência. RBHE2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679Revista Brasileira de História da Educação; Vol 4 No 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 4 Núm. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41Revista Brasileira de História da Educação; v. 4 n. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-412238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679/20208Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVicentini, Paula Perin2022-02-22T22:19:50Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38679Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:50Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) |
title |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) |
spellingShingle |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) Vicentini, Paula Perin Profession Celebration Teachers Unionism 1933-1963 Profissão Docente Comemorações Representações sobre o Magistério Movimento Docente 1933-1963 |
title_short |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) |
title_full |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) |
title_fullStr |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) |
title_full_unstemmed |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) |
title_sort |
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963) |
author |
Vicentini, Paula Perin |
author_facet |
Vicentini, Paula Perin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicentini, Paula Perin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profession Celebration Teachers Unionism 1933-1963 Profissão Docente Comemorações Representações sobre o Magistério Movimento Docente 1933-1963 |
topic |
Profession Celebration Teachers Unionism 1933-1963 Profissão Docente Comemorações Representações sobre o Magistério Movimento Docente 1933-1963 |
description |
This text analyzes the process of institution of Teachers’ Day in Brazil, which is celebrated in October 15th since 1933. The different meanings of this date are identified from the perspective that it was an opportunity to give teachers’ issues public visibility and to express different thoughts on teachers’ work. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679/20208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 4 No 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 4 Núm. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41 Revista Brasileira de História da Educação; v. 4 n. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126530013626368 |