Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini, Paula Perin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679
Resumo: This text analyzes the process of institution of Teachers’ Day in Brazil, which is celebrated in October 15th since 1933. The different meanings of this date are identified from the perspective that it was an opportunity to give teachers’ issues public visibility and to express different thoughts on teachers’ work. 
id RBHE-1_67ec5f73ccdc7c3ed32741b8cbc8975f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38679
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)ProfessionCelebrationTeachers Unionism1933-1963Profissão DocenteComemoraçõesRepresentações sobre o MagistérioMovimento Docente1933-1963This text analyzes the process of institution of Teachers’ Day in Brazil, which is celebrated in October 15th since 1933. The different meanings of this date are identified from the perspective that it was an opportunity to give teachers’ issues public visibility and to express different thoughts on teachers’ work. Este artigo analisa o processo de institucionalização do Dia do Professor no Brasil, celebrado em 15 de outubro desde 1933, identificando os diferentes significados assumidos pela data que se afirmou como uma forma de dar visibilidade ao magistério e de expressar diferentes concepções acerca da docência.  RBHE2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679Revista Brasileira de História da Educação; Vol 4 No 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 4 Núm. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41Revista Brasileira de História da Educação; v. 4 n. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-412238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679/20208Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVicentini, Paula Perin2022-02-22T22:19:50Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38679Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:50Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
title Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
spellingShingle Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
Vicentini, Paula Perin
Profession
Celebration
Teachers Unionism
1933-1963
Profissão Docente
Comemorações
Representações sobre o Magistério
Movimento Docente
1933-1963
title_short Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
title_full Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
title_fullStr Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
title_full_unstemmed Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
title_sort Celebração e visibilidade: O Dia do Professor e as diferentes imagens da profissão docente no Brasil (1933-1963)
author Vicentini, Paula Perin
author_facet Vicentini, Paula Perin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentini, Paula Perin
dc.subject.por.fl_str_mv Profession
Celebration
Teachers Unionism
1933-1963
Profissão Docente
Comemorações
Representações sobre o Magistério
Movimento Docente
1933-1963
topic Profession
Celebration
Teachers Unionism
1933-1963
Profissão Docente
Comemorações
Representações sobre o Magistério
Movimento Docente
1933-1963
description This text analyzes the process of institution of Teachers’ Day in Brazil, which is celebrated in October 15th since 1933. The different meanings of this date are identified from the perspective that it was an opportunity to give teachers’ issues public visibility and to express different thoughts on teachers’ work. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38679/20208
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 4 No 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 4 Núm. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41
Revista Brasileira de História da Educação; v. 4 n. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 9-41
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126530013626368