Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724 |
Resumo: | This article aims to present and discuss letters written by slaves in the XIX century, found between judicial documents of São Paulo. How the slaves are introduced into the world of the alphabet; in which historical conditions they learned to write and to read; how this apprenticeship had enlarged into a wider group of slaves and freedman that worked and lived in the cities; the magic sense of the words and letters of freedom, the frontiers between the oral and write culture are some of the questions brought with the main theme. This article is also a contribution to the discussion of the meanings of formal and informal education between the black populations in the Brazilian society after the Abolition in 1888. |
id |
RBHE-1_6cbea62612f52491322c4c05eca8ea54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38724 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira SlaveryLiteracy of SlavesEthnics IdentitiesLetters Written by SlaversUrban SociabilityEscravidãoProcessos de AlfabetizaçãoIdentidades ÉtnicasCartas de EscravosSociabilidades UrbanasThis article aims to present and discuss letters written by slaves in the XIX century, found between judicial documents of São Paulo. How the slaves are introduced into the world of the alphabet; in which historical conditions they learned to write and to read; how this apprenticeship had enlarged into a wider group of slaves and freedman that worked and lived in the cities; the magic sense of the words and letters of freedom, the frontiers between the oral and write culture are some of the questions brought with the main theme. This article is also a contribution to the discussion of the meanings of formal and informal education between the black populations in the Brazilian society after the Abolition in 1888. Tendo como ponto de partida a apresentação de cartas escritas por escravos em São Paulo na segunda metade do século XIX, a intenção do artigo é refletir sobre algumas questões decorrentes de sua interpretação histórica: entre outras, a consideração de escravos alfabetizados e a averiguação das condições históricas que propiciaram tal aprendizado, a socialização das práticas de escrita em direção a grupos mais amplos, o sentido mágico das palavras escritas e sua aproximação à oralidade predominante na sociedade da época. Pretende-se, além disso, sublinhar a relevância da dimensão histórica do passado escravista nas discussões sobre a questão da educação na organização social das populações negras no pós-Abolição. RBHE2012-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724Revista Brasileira de História da Educação; Vol 2 No 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 2 Núm. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122Revista Brasileira de História da Educação; v. 2 n. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-1222238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724/20253Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWissenbach, Maria Cristina Cortez2022-02-22T22:19:26Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38724Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:26Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira |
title |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira |
spellingShingle |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira Wissenbach, Maria Cristina Cortez Slavery Literacy of Slaves Ethnics Identities Letters Written by Slavers Urban Sociability Escravidão Processos de Alfabetização Identidades Étnicas Cartas de Escravos Sociabilidades Urbanas |
title_short |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira |
title_full |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira |
title_fullStr |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira |
title_full_unstemmed |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira |
title_sort |
Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira |
author |
Wissenbach, Maria Cristina Cortez |
author_facet |
Wissenbach, Maria Cristina Cortez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wissenbach, Maria Cristina Cortez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Slavery Literacy of Slaves Ethnics Identities Letters Written by Slavers Urban Sociability Escravidão Processos de Alfabetização Identidades Étnicas Cartas de Escravos Sociabilidades Urbanas |
topic |
Slavery Literacy of Slaves Ethnics Identities Letters Written by Slavers Urban Sociability Escravidão Processos de Alfabetização Identidades Étnicas Cartas de Escravos Sociabilidades Urbanas |
description |
This article aims to present and discuss letters written by slaves in the XIX century, found between judicial documents of São Paulo. How the slaves are introduced into the world of the alphabet; in which historical conditions they learned to write and to read; how this apprenticeship had enlarged into a wider group of slaves and freedman that worked and lived in the cities; the magic sense of the words and letters of freedom, the frontiers between the oral and write culture are some of the questions brought with the main theme. This article is also a contribution to the discussion of the meanings of formal and informal education between the black populations in the Brazilian society after the Abolition in 1888. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724/20253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 2 No 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 2 Núm. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122 Revista Brasileira de História da Educação; v. 2 n. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126530337636352 |