Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wissenbach, Maria Cristina Cortez
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724
Resumo: This article aims to present and discuss letters written by slaves in the XIX century, found between judicial documents of São Paulo. How the slaves are introduced into the world of the alphabet; in which historical conditions they learned to write and to read; how this apprenticeship had enlarged into a wider group of slaves and freedman that worked and lived in the cities; the magic sense of the words and letters of freedom, the frontiers between the oral and write culture are some of the questions brought with the main theme. This article is also a contribution to the discussion of the meanings of formal and informal education between the black populations in the Brazilian society after the Abolition in 1888. 
id RBHE-1_6cbea62612f52491322c4c05eca8ea54
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38724
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira SlaveryLiteracy of SlavesEthnics IdentitiesLetters Written by SlaversUrban SociabilityEscravidãoProcessos de AlfabetizaçãoIdentidades ÉtnicasCartas de EscravosSociabilidades UrbanasThis article aims to present and discuss letters written by slaves in the XIX century, found between judicial documents of São Paulo. How the slaves are introduced into the world of the alphabet; in which historical conditions they learned to write and to read; how this apprenticeship had enlarged into a wider group of slaves and freedman that worked and lived in the cities; the magic sense of the words and letters of freedom, the frontiers between the oral and write culture are some of the questions brought with the main theme. This article is also a contribution to the discussion of the meanings of formal and informal education between the black populations in the Brazilian society after the Abolition in 1888. Tendo como ponto de partida a apresentação de cartas escritas por escravos em São Paulo na segunda metade do século XIX, a intenção do artigo é refletir sobre algumas questões decorrentes de sua interpretação histórica: entre outras, a consideração de escravos alfabetizados e a averiguação das condições históricas que propiciaram tal aprendizado, a socialização das práticas de escrita em direção a grupos mais amplos, o sentido mágico das palavras escritas e sua aproximação à oralidade predominante na sociedade da época. Pretende-se, além disso, sublinhar a relevância da dimensão histórica do passado escravista nas discussões sobre a questão da educação na organização social das populações negras no pós-Abolição.  RBHE2012-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724Revista Brasileira de História da Educação; Vol 2 No 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 2 Núm. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122Revista Brasileira de História da Educação; v. 2 n. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-1222238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724/20253Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWissenbach, Maria Cristina Cortez2022-02-22T22:19:26Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38724Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:26Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
title Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
spellingShingle Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
Wissenbach, Maria Cristina Cortez
Slavery
Literacy of Slaves
Ethnics Identities
Letters Written by Slavers
Urban Sociability
Escravidão
Processos de Alfabetização
Identidades Étnicas
Cartas de Escravos
Sociabilidades Urbanas
title_short Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
title_full Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
title_fullStr Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
title_full_unstemmed Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
title_sort Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira
author Wissenbach, Maria Cristina Cortez
author_facet Wissenbach, Maria Cristina Cortez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wissenbach, Maria Cristina Cortez
dc.subject.por.fl_str_mv Slavery
Literacy of Slaves
Ethnics Identities
Letters Written by Slavers
Urban Sociability
Escravidão
Processos de Alfabetização
Identidades Étnicas
Cartas de Escravos
Sociabilidades Urbanas
topic Slavery
Literacy of Slaves
Ethnics Identities
Letters Written by Slavers
Urban Sociability
Escravidão
Processos de Alfabetização
Identidades Étnicas
Cartas de Escravos
Sociabilidades Urbanas
description This article aims to present and discuss letters written by slaves in the XIX century, found between judicial documents of São Paulo. How the slaves are introduced into the world of the alphabet; in which historical conditions they learned to write and to read; how this apprenticeship had enlarged into a wider group of slaves and freedman that worked and lived in the cities; the magic sense of the words and letters of freedom, the frontiers between the oral and write culture are some of the questions brought with the main theme. This article is also a contribution to the discussion of the meanings of formal and informal education between the black populations in the Brazilian society after the Abolition in 1888. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724/20253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 2 No 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 2 Núm. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122
Revista Brasileira de História da Educação; v. 2 n. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 103-122
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126530337636352