A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manke, Lisiane Sias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galvão, Ana Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833
Resumo: O objetivo do artigo é analisar o papel de dois manuais escolares nos processos de formação, como leitor, de um indivíduo não escolarizado, nascido em 1921, considerando-se a relação que se estabelece entre os protocolos de leitura e os sentidos produzidos nos textos dados a ler. Trata-se dos livros didáticos Noções de história do Brasil, de Afonso Guerreiro Lima, e Geographia elementar, de José Theodoro de Souza Lobo. A realização de entrevistas e a análise de documentos escritos possibilitou compreender que, na trajetória desse indivíduo, a influência dos livros didáticos de infância é bastante significativa. Nesses livros, adquiriu conhecimentos básicos e organizou conceitos chave que, combinados com experiências socioculturais vivenciadas, nortearam seus modos de ler, de escrever e de produzir sentidos.
id RBHE-1_99bc10b6af84cc82be6e5db97dfeb5b6
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/44833
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)práticas de leituralivros didáticostrajetória individualO objetivo do artigo é analisar o papel de dois manuais escolares nos processos de formação, como leitor, de um indivíduo não escolarizado, nascido em 1921, considerando-se a relação que se estabelece entre os protocolos de leitura e os sentidos produzidos nos textos dados a ler. Trata-se dos livros didáticos Noções de história do Brasil, de Afonso Guerreiro Lima, e Geographia elementar, de José Theodoro de Souza Lobo. A realização de entrevistas e a análise de documentos escritos possibilitou compreender que, na trajetória desse indivíduo, a influência dos livros didáticos de infância é bastante significativa. Nesses livros, adquiriu conhecimentos básicos e organizou conceitos chave que, combinados com experiências socioculturais vivenciadas, nortearam seus modos de ler, de escrever e de produzir sentidos.RBHE2018-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833Revista Brasileira de História da Educação; Vol 18 (2018): Continuous article publishing; e026Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 18 (2018): Publicación continua de artículos; e026Revista Brasileira de História da Educação; v. 18 (2018): Publicação contínua; e0262238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833/pdfCopyright (c) 2018 Lisiane Sias Manke, Ana Maria de Oliveira Galvãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManke, Lisiane SiasGalvão, Ana Maria de Oliveira2022-02-22T21:38:32Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/44833Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T21:38:32Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
title A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
spellingShingle A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
Manke, Lisiane Sias
práticas de leitura
livros didáticos
trajetória individual
title_short A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
title_full A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
title_fullStr A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
title_full_unstemmed A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
title_sort A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
author Manke, Lisiane Sias
author_facet Manke, Lisiane Sias
Galvão, Ana Maria de Oliveira
author_role author
author2 Galvão, Ana Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manke, Lisiane Sias
Galvão, Ana Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv práticas de leitura
livros didáticos
trajetória individual
topic práticas de leitura
livros didáticos
trajetória individual
description O objetivo do artigo é analisar o papel de dois manuais escolares nos processos de formação, como leitor, de um indivíduo não escolarizado, nascido em 1921, considerando-se a relação que se estabelece entre os protocolos de leitura e os sentidos produzidos nos textos dados a ler. Trata-se dos livros didáticos Noções de história do Brasil, de Afonso Guerreiro Lima, e Geographia elementar, de José Theodoro de Souza Lobo. A realização de entrevistas e a análise de documentos escritos possibilitou compreender que, na trajetória desse indivíduo, a influência dos livros didáticos de infância é bastante significativa. Nesses livros, adquiriu conhecimentos básicos e organizou conceitos chave que, combinados com experiências socioculturais vivenciadas, nortearam seus modos de ler, de escrever e de produzir sentidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Lisiane Sias Manke, Ana Maria de Oliveira Galvão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Lisiane Sias Manke, Ana Maria de Oliveira Galvão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 18 (2018): Continuous article publishing; e026
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 18 (2018): Publicación continua de artículos; e026
Revista Brasileira de História da Educação; v. 18 (2018): Publicação contínua; e026
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126531832905728