A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833 |
Resumo: | O objetivo do artigo é analisar o papel de dois manuais escolares nos processos de formação, como leitor, de um indivíduo não escolarizado, nascido em 1921, considerando-se a relação que se estabelece entre os protocolos de leitura e os sentidos produzidos nos textos dados a ler. Trata-se dos livros didáticos Noções de história do Brasil, de Afonso Guerreiro Lima, e Geographia elementar, de José Theodoro de Souza Lobo. A realização de entrevistas e a análise de documentos escritos possibilitou compreender que, na trajetória desse indivíduo, a influência dos livros didáticos de infância é bastante significativa. Nesses livros, adquiriu conhecimentos básicos e organizou conceitos chave que, combinados com experiências socioculturais vivenciadas, nortearam seus modos de ler, de escrever e de produzir sentidos. |
id |
RBHE-1_99bc10b6af84cc82be6e5db97dfeb5b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/44833 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX)práticas de leituralivros didáticostrajetória individualO objetivo do artigo é analisar o papel de dois manuais escolares nos processos de formação, como leitor, de um indivíduo não escolarizado, nascido em 1921, considerando-se a relação que se estabelece entre os protocolos de leitura e os sentidos produzidos nos textos dados a ler. Trata-se dos livros didáticos Noções de história do Brasil, de Afonso Guerreiro Lima, e Geographia elementar, de José Theodoro de Souza Lobo. A realização de entrevistas e a análise de documentos escritos possibilitou compreender que, na trajetória desse indivíduo, a influência dos livros didáticos de infância é bastante significativa. Nesses livros, adquiriu conhecimentos básicos e organizou conceitos chave que, combinados com experiências socioculturais vivenciadas, nortearam seus modos de ler, de escrever e de produzir sentidos.RBHE2018-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833Revista Brasileira de História da Educação; Vol 18 (2018): Continuous article publishing; e026Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 18 (2018): Publicación continua de artículos; e026Revista Brasileira de História da Educação; v. 18 (2018): Publicação contínua; e0262238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833/pdfCopyright (c) 2018 Lisiane Sias Manke, Ana Maria de Oliveira Galvãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManke, Lisiane SiasGalvão, Ana Maria de Oliveira2022-02-22T21:38:32Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/44833Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T21:38:32Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX) |
title |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX) |
spellingShingle |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX) Manke, Lisiane Sias práticas de leitura livros didáticos trajetória individual |
title_short |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX) |
title_full |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX) |
title_fullStr |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX) |
title_full_unstemmed |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX) |
title_sort |
A formação leitora em manuais escolares: o caso de um leitor não escolarizado (século XX) |
author |
Manke, Lisiane Sias |
author_facet |
Manke, Lisiane Sias Galvão, Ana Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Galvão, Ana Maria de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manke, Lisiane Sias Galvão, Ana Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas de leitura livros didáticos trajetória individual |
topic |
práticas de leitura livros didáticos trajetória individual |
description |
O objetivo do artigo é analisar o papel de dois manuais escolares nos processos de formação, como leitor, de um indivíduo não escolarizado, nascido em 1921, considerando-se a relação que se estabelece entre os protocolos de leitura e os sentidos produzidos nos textos dados a ler. Trata-se dos livros didáticos Noções de história do Brasil, de Afonso Guerreiro Lima, e Geographia elementar, de José Theodoro de Souza Lobo. A realização de entrevistas e a análise de documentos escritos possibilitou compreender que, na trajetória desse indivíduo, a influência dos livros didáticos de infância é bastante significativa. Nesses livros, adquiriu conhecimentos básicos e organizou conceitos chave que, combinados com experiências socioculturais vivenciadas, nortearam seus modos de ler, de escrever e de produzir sentidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44833/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Lisiane Sias Manke, Ana Maria de Oliveira Galvão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Lisiane Sias Manke, Ana Maria de Oliveira Galvão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 18 (2018): Continuous article publishing; e026 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 18 (2018): Publicación continua de artículos; e026 Revista Brasileira de História da Educação; v. 18 (2018): Publicação contínua; e026 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126531832905728 |