A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria Filho, Luciano Mendes de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, José Roberto Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699
Resumo: Following the steps of the SBHE and other researchers, this work aims at focusing on the necessity to systematically discuss the question of how the history of education is being taught in Brazil. Even though it has been part of the official curriculum of teacher training colleges since the XIXth century, which partly explains its somehow precarious legitimacy in the educational field, the teaching of the history of education has not yet been the object of a systematic reflection among those who make use of it, be them professors or researchers. In this work, we will offer a few analyses of how the history of Brazilian education is approached by five institutions of further education in Belo Horizonte. In order to do so, we analysed eight programmes elaborated by teachers of the given institutions and offered to the students of pedagogy courses there. 
id RBHE-1_b44daed88a5d3182e7ce2af10ba9b673
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38699
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo HorizonteA história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo HorizonteHistory of EducationTeachingPedagogyHistória da educaçãoEnsinoPedagogiaFollowing the steps of the SBHE and other researchers, this work aims at focusing on the necessity to systematically discuss the question of how the history of education is being taught in Brazil. Even though it has been part of the official curriculum of teacher training colleges since the XIXth century, which partly explains its somehow precarious legitimacy in the educational field, the teaching of the history of education has not yet been the object of a systematic reflection among those who make use of it, be them professors or researchers. In this work, we will offer a few analyses of how the history of Brazilian education is approached by five institutions of further education in Belo Horizonte. In order to do so, we analysed eight programmes elaborated by teachers of the given institutions and offered to the students of pedagogy courses there. O texto busca contribuir com o esforço desenvolvido pela SBHE e por alguns pesquisadores de chamar a atenção para a necessidade de se discutir de forma sistemática a questão do ensino de história da educação no Brasil. Apesar de configurar-se como uma disciplina dos cursos de formação de professores, ainda no século XIX, e daí retirando parte de sua precária legitimidade no campo da educação, o ensino de história da educação não tem sido objeto de reflexão sistemática por parte de seus praticantes, sejam eles professores ou pesquisadores. No texto fazemos algumas análises sobre o ensino de história da educação brasileira em cinco instituições de ensino superior de Belo Horizonte. Para tanto, analisamos oito programas de ensino elaborados pelos professores dessas instituições e repassados aos alunos de seus cursos de pedagogia.  RBHE2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-1752238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699/20228Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria Filho, Luciano Mendes deRodrigues, José Roberto Gomes2022-02-22T22:19:39Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38699Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:39Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
title A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
spellingShingle A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
Faria Filho, Luciano Mendes de
History of Education
Teaching
Pedagogy
História da educação
Ensino
Pedagogia
title_short A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
title_full A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
title_fullStr A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
title_full_unstemmed A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
title_sort A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
author Faria Filho, Luciano Mendes de
author_facet Faria Filho, Luciano Mendes de
Rodrigues, José Roberto Gomes
author_role author
author2 Rodrigues, José Roberto Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria Filho, Luciano Mendes de
Rodrigues, José Roberto Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv History of Education
Teaching
Pedagogy
História da educação
Ensino
Pedagogia
topic History of Education
Teaching
Pedagogy
História da educação
Ensino
Pedagogia
description Following the steps of the SBHE and other researchers, this work aims at focusing on the necessity to systematically discuss the question of how the history of education is being taught in Brazil. Even though it has been part of the official curriculum of teacher training colleges since the XIXth century, which partly explains its somehow precarious legitimacy in the educational field, the teaching of the history of education has not yet been the object of a systematic reflection among those who make use of it, be them professors or researchers. In this work, we will offer a few analyses of how the history of Brazilian education is approached by five institutions of further education in Belo Horizonte. In order to do so, we analysed eight programmes elaborated by teachers of the given institutions and offered to the students of pedagogy courses there. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699/20228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175
Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126530297790464