A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699 |
Resumo: | Following the steps of the SBHE and other researchers, this work aims at focusing on the necessity to systematically discuss the question of how the history of education is being taught in Brazil. Even though it has been part of the official curriculum of teacher training colleges since the XIXth century, which partly explains its somehow precarious legitimacy in the educational field, the teaching of the history of education has not yet been the object of a systematic reflection among those who make use of it, be them professors or researchers. In this work, we will offer a few analyses of how the history of Brazilian education is approached by five institutions of further education in Belo Horizonte. In order to do so, we analysed eight programmes elaborated by teachers of the given institutions and offered to the students of pedagogy courses there. |
id |
RBHE-1_b44daed88a5d3182e7ce2af10ba9b673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38699 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo HorizonteA história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo HorizonteHistory of EducationTeachingPedagogyHistória da educaçãoEnsinoPedagogiaFollowing the steps of the SBHE and other researchers, this work aims at focusing on the necessity to systematically discuss the question of how the history of education is being taught in Brazil. Even though it has been part of the official curriculum of teacher training colleges since the XIXth century, which partly explains its somehow precarious legitimacy in the educational field, the teaching of the history of education has not yet been the object of a systematic reflection among those who make use of it, be them professors or researchers. In this work, we will offer a few analyses of how the history of Brazilian education is approached by five institutions of further education in Belo Horizonte. In order to do so, we analysed eight programmes elaborated by teachers of the given institutions and offered to the students of pedagogy courses there. O texto busca contribuir com o esforço desenvolvido pela SBHE e por alguns pesquisadores de chamar a atenção para a necessidade de se discutir de forma sistemática a questão do ensino de história da educação no Brasil. Apesar de configurar-se como uma disciplina dos cursos de formação de professores, ainda no século XIX, e daí retirando parte de sua precária legitimidade no campo da educação, o ensino de história da educação não tem sido objeto de reflexão sistemática por parte de seus praticantes, sejam eles professores ou pesquisadores. No texto fazemos algumas análises sobre o ensino de história da educação brasileira em cinco instituições de ensino superior de Belo Horizonte. Para tanto, analisamos oito programas de ensino elaborados pelos professores dessas instituições e repassados aos alunos de seus cursos de pedagogia. RBHE2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-1752238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699/20228Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria Filho, Luciano Mendes deRodrigues, José Roberto Gomes2022-02-22T22:19:39Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38699Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:39Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte |
title |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte |
spellingShingle |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte Faria Filho, Luciano Mendes de History of Education Teaching Pedagogy História da educação Ensino Pedagogia |
title_short |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte |
title_full |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte |
title_fullStr |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte |
title_sort |
A história da educação programada: uma aproximação da história da educação ensinada nos cursos de pedagogia em Belo Horizonte |
author |
Faria Filho, Luciano Mendes de |
author_facet |
Faria Filho, Luciano Mendes de Rodrigues, José Roberto Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, José Roberto Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria Filho, Luciano Mendes de Rodrigues, José Roberto Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History of Education Teaching Pedagogy História da educação Ensino Pedagogia |
topic |
History of Education Teaching Pedagogy História da educação Ensino Pedagogia |
description |
Following the steps of the SBHE and other researchers, this work aims at focusing on the necessity to systematically discuss the question of how the history of education is being taught in Brazil. Even though it has been part of the official curriculum of teacher training colleges since the XIXth century, which partly explains its somehow precarious legitimacy in the educational field, the teaching of the history of education has not yet been the object of a systematic reflection among those who make use of it, be them professors or researchers. In this work, we will offer a few analyses of how the history of Brazilian education is approached by five institutions of further education in Belo Horizonte. In order to do so, we analysed eight programmes elaborated by teachers of the given institutions and offered to the students of pedagogy courses there. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38699/20228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175 Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 159-175 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126530297790464 |