Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38725 |
Resumo: | This paper is a work of abstracts analysis that reveal a tense between the education and the slavery in the history production. It defense the idea that formation process of the slave worker it may be understanding how a education pratic.The debate approximate the analysis about slavery history whit education history introducing an analytic perspective that permit to extend the comprehension of slave society. |
id |
RBHE-1_d7aa0d28f8b74aaa943ffbb331176394 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38725 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica HistorySlaveryEducationWorkChild SlaveHistóriaEscravidãoEducaçãoTrabalhoCriança EscravaThis paper is a work of abstracts analysis that reveal a tense between the education and the slavery in the history production. It defense the idea that formation process of the slave worker it may be understanding how a education pratic.The debate approximate the analysis about slavery history whit education history introducing an analytic perspective that permit to extend the comprehension of slave society. Neste artigo realizamos uma análise teórica que detecta uma certa tensão entre educação e escravidão na produção historiográfica. Ao tratar dessa tensão, procuramos defender a idéia de que o processo de formação do trabalhador escravo pode ser entendido como uma prática educativa. Em uma dimensão mais geral, realizamos um esforço para aproximar as discussões relativas à história da escravidão com a história da educação, tentando compor uma perspectiva analítica que possa contribuir para se ampliar a compreensão do processo de organização da sociedade escravista. RBHE2012-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38725Revista Brasileira de História da Educação; Vol 2 No 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 123-144Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 2 Núm. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 123-144Revista Brasileira de História da Educação; v. 2 n. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 123-1442238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38725/20254Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Marcus Vinícius2022-02-22T22:19:26Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38725Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:26Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica |
title |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica |
spellingShingle |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica Fonseca, Marcus Vinícius History Slavery Education Work Child Slave História Escravidão Educação Trabalho Criança Escrava |
title_short |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica |
title_full |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica |
title_fullStr |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica |
title_full_unstemmed |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica |
title_sort |
Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica |
author |
Fonseca, Marcus Vinícius |
author_facet |
Fonseca, Marcus Vinícius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Marcus Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History Slavery Education Work Child Slave História Escravidão Educação Trabalho Criança Escrava |
topic |
History Slavery Education Work Child Slave História Escravidão Educação Trabalho Criança Escrava |
description |
This paper is a work of abstracts analysis that reveal a tense between the education and the slavery in the history production. It defense the idea that formation process of the slave worker it may be understanding how a education pratic.The debate approximate the analysis about slavery history whit education history introducing an analytic perspective that permit to extend the comprehension of slave society. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38725 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38725/20254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 2 No 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 123-144 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 2 Núm. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 123-144 Revista Brasileira de História da Educação; v. 2 n. 2 [4] (2002): Dossiê: Negros e a educação | Julho/Dezembro; 123-144 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126530339733504 |