Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195 |
Resumo: | Este estudo analisa os fatores de influncia sobre a predisposio ao consumo de lcool nos jovens, com a finalidade de subsidiar as aes de marketing social orientadas reduo/ moderao desse consumo. A partir de uma reviso terica, um modelo de hipteses foi desenvolvido, para avaliar as influncias e interaes dos construtos na predisposio de consumo de bebidas alcolicas. Na sequncia, foram aplicados procedimentos quantitativos para anlises dos dados, sendo aplicados 322 questionrios com jovens. Para anlise, foram usadas tcnicas de anlise descritiva, avaliao de consistncia psicomtrica e modelagem de equaes estruturais. Os resultados apontaram para a sociabilidade, influncia de familiares e amigos e satisfao pessoal como condicionantes para a predisposio ao consumo. Por fim, o estudo prope implicaes tericas e prticas para o marketing social. |
id |
RBM-1_1557e6b1899d390998495eff4d67d3b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/12195 |
network_acronym_str |
RBM-1 |
network_name_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing SocialConsumption of Alcoholic Beverages by Young People: Implications for Social MarketingMarketing Social; Consumo de Álcool; Modelagem de Equações Estruturais.Social Marketing; Alcohol Consumption; Structural Equations Modeling.Este estudo analisa os fatores de influncia sobre a predisposio ao consumo de lcool nos jovens, com a finalidade de subsidiar as aes de marketing social orientadas reduo/ moderao desse consumo. A partir de uma reviso terica, um modelo de hipteses foi desenvolvido, para avaliar as influncias e interaes dos construtos na predisposio de consumo de bebidas alcolicas. Na sequncia, foram aplicados procedimentos quantitativos para anlises dos dados, sendo aplicados 322 questionrios com jovens. Para anlise, foram usadas tcnicas de anlise descritiva, avaliao de consistncia psicomtrica e modelagem de equaes estruturais. Os resultados apontaram para a sociabilidade, influncia de familiares e amigos e satisfao pessoal como condicionantes para a predisposio ao consumo. Por fim, o estudo prope implicaes tericas e prticas para o marketing social.This article analyzed the factors that influence the alcohol consumption by young people, whilst intended to improve social marketing actions oriented for the reduction of its consumption. We first carried out a literature review and developed a hypothesis model involving antecedents of alcohol consumption intention. Therefore, we also proceeded an empirical analysis with data collected by means of structured questionnaire with 322 young people. We used descriptive techniques, consistency analysis of the scales and structural equations modeling for testing the hypotheses. The results indicated that sociability, influence of family and friends, and personal satisfaction are factors that influence alcohol consumption intention. Lastly, we proposed some theoretical and practical implications for social marketing.Universidade Nove de Julho - Uninove2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1219510.5585/remark.v16i4.3442ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 16, n. 4 (2017): Outubro - Dezembro; 469-4862177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195/5839Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Adriana de Fatima ValenteCosta, Francisco José daVasconcelos, Madiã Marcela2019-02-19T17:38:12Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12195Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-19T17:38:12REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social Consumption of Alcoholic Beverages by Young People: Implications for Social Marketing |
title |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social |
spellingShingle |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social Bastos, Adriana de Fatima Valente Marketing Social; Consumo de Álcool; Modelagem de Equações Estruturais. Social Marketing; Alcohol Consumption; Structural Equations Modeling. |
title_short |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social |
title_full |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social |
title_fullStr |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social |
title_full_unstemmed |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social |
title_sort |
Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social |
author |
Bastos, Adriana de Fatima Valente |
author_facet |
Bastos, Adriana de Fatima Valente Costa, Francisco José da Vasconcelos, Madiã Marcela |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Francisco José da Vasconcelos, Madiã Marcela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Adriana de Fatima Valente Costa, Francisco José da Vasconcelos, Madiã Marcela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Social; Consumo de Álcool; Modelagem de Equações Estruturais. Social Marketing; Alcohol Consumption; Structural Equations Modeling. |
topic |
Marketing Social; Consumo de Álcool; Modelagem de Equações Estruturais. Social Marketing; Alcohol Consumption; Structural Equations Modeling. |
description |
Este estudo analisa os fatores de influncia sobre a predisposio ao consumo de lcool nos jovens, com a finalidade de subsidiar as aes de marketing social orientadas reduo/ moderao desse consumo. A partir de uma reviso terica, um modelo de hipteses foi desenvolvido, para avaliar as influncias e interaes dos construtos na predisposio de consumo de bebidas alcolicas. Na sequncia, foram aplicados procedimentos quantitativos para anlises dos dados, sendo aplicados 322 questionrios com jovens. Para anlise, foram usadas tcnicas de anlise descritiva, avaliao de consistncia psicomtrica e modelagem de equaes estruturais. Os resultados apontaram para a sociabilidade, influncia de familiares e amigos e satisfao pessoal como condicionantes para a predisposio ao consumo. Por fim, o estudo prope implicaes tericas e prticas para o marketing social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195 10.5585/remark.v16i4.3442 |
url |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195 |
identifier_str_mv |
10.5585/remark.v16i4.3442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195/5839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 16, n. 4 (2017): Outubro - Dezembro; 469-486 2177-5184 reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:RBM |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
RBM |
institution |
RBM |
reponame_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
collection |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository.name.fl_str_mv |
REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org |
_version_ |
1799138640392093696 |