Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Adriana de Fatima Valente
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Francisco José da, Vasconcelos, Madiã Marcela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195
Resumo: Este estudo analisa os fatores de influncia sobre a predisposio ao consumo de lcool nos jovens, com a finalidade de subsidiar as aes de marketing social orientadas reduo/ moderao desse consumo. A partir de uma reviso terica, um modelo de hipteses foi desenvolvido, para avaliar as influncias e interaes dos construtos na predisposio de consumo de bebidas alcolicas. Na sequncia, foram aplicados procedimentos quantitativos para anlises dos dados, sendo aplicados 322 questionrios com jovens. Para anlise, foram usadas tcnicas de anlise descritiva, avaliao de consistncia psicomtrica e modelagem de equaes estruturais. Os resultados apontaram para a sociabilidade, influncia de familiares e amigos e satisfao pessoal como condicionantes para a predisposio ao consumo. Por fim, o estudo prope implicaes tericas e prticas para o marketing social.
id RBM-1_1557e6b1899d390998495eff4d67d3b4
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/12195
network_acronym_str RBM-1
network_name_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository_id_str
spelling Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing SocialConsumption of Alcoholic Beverages by Young People: Implications for Social MarketingMarketing Social; Consumo de Álcool; Modelagem de Equações Estruturais.Social Marketing; Alcohol Consumption; Structural Equations Modeling.Este estudo analisa os fatores de influncia sobre a predisposio ao consumo de lcool nos jovens, com a finalidade de subsidiar as aes de marketing social orientadas reduo/ moderao desse consumo. A partir de uma reviso terica, um modelo de hipteses foi desenvolvido, para avaliar as influncias e interaes dos construtos na predisposio de consumo de bebidas alcolicas. Na sequncia, foram aplicados procedimentos quantitativos para anlises dos dados, sendo aplicados 322 questionrios com jovens. Para anlise, foram usadas tcnicas de anlise descritiva, avaliao de consistncia psicomtrica e modelagem de equaes estruturais. Os resultados apontaram para a sociabilidade, influncia de familiares e amigos e satisfao pessoal como condicionantes para a predisposio ao consumo. Por fim, o estudo prope implicaes tericas e prticas para o marketing social.This article analyzed the factors that influence the alcohol consumption by young people, whilst intended to improve social marketing actions oriented for the reduction of its consumption. We first carried out a literature review and developed a hypothesis model involving antecedents of alcohol consumption intention. Therefore, we also proceeded an empirical analysis with data collected by means of structured questionnaire with 322 young people. We used descriptive techniques, consistency analysis of the scales and structural equations modeling for testing the hypotheses. The results indicated that sociability, influence of family and friends, and personal satisfaction are factors that influence alcohol consumption intention. Lastly, we proposed some theoretical and practical implications for social marketing.Universidade Nove de Julho - Uninove2017-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1219510.5585/remark.v16i4.3442ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 16, n. 4 (2017): Outubro - Dezembro; 469-4862177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195/5839Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Adriana de Fatima ValenteCosta, Francisco José daVasconcelos, Madiã Marcela2019-02-19T17:38:12Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12195Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-19T17:38:12REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
Consumption of Alcoholic Beverages by Young People: Implications for Social Marketing
title Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
spellingShingle Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
Bastos, Adriana de Fatima Valente
Marketing Social; Consumo de Álcool; Modelagem de Equações Estruturais.
Social Marketing; Alcohol Consumption; Structural Equations Modeling.
title_short Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
title_full Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
title_fullStr Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
title_full_unstemmed Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
title_sort Consumo de Bebidas Alcoólicas por Jovens: Implicações para o Marketing Social
author Bastos, Adriana de Fatima Valente
author_facet Bastos, Adriana de Fatima Valente
Costa, Francisco José da
Vasconcelos, Madiã Marcela
author_role author
author2 Costa, Francisco José da
Vasconcelos, Madiã Marcela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Adriana de Fatima Valente
Costa, Francisco José da
Vasconcelos, Madiã Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Social; Consumo de Álcool; Modelagem de Equações Estruturais.
Social Marketing; Alcohol Consumption; Structural Equations Modeling.
topic Marketing Social; Consumo de Álcool; Modelagem de Equações Estruturais.
Social Marketing; Alcohol Consumption; Structural Equations Modeling.
description Este estudo analisa os fatores de influncia sobre a predisposio ao consumo de lcool nos jovens, com a finalidade de subsidiar as aes de marketing social orientadas reduo/ moderao desse consumo. A partir de uma reviso terica, um modelo de hipteses foi desenvolvido, para avaliar as influncias e interaes dos construtos na predisposio de consumo de bebidas alcolicas. Na sequncia, foram aplicados procedimentos quantitativos para anlises dos dados, sendo aplicados 322 questionrios com jovens. Para anlise, foram usadas tcnicas de anlise descritiva, avaliao de consistncia psicomtrica e modelagem de equaes estruturais. Os resultados apontaram para a sociabilidade, influncia de familiares e amigos e satisfao pessoal como condicionantes para a predisposio ao consumo. Por fim, o estudo prope implicaes tericas e prticas para o marketing social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195
10.5585/remark.v16i4.3442
url https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195
identifier_str_mv 10.5585/remark.v16i4.3442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12195/5839
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
dc.source.none.fl_str_mv ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 16, n. 4 (2017): Outubro - Dezembro; 469-486
2177-5184
reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:RBM
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str RBM
institution RBM
reponame_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
collection REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository.name.fl_str_mv REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org
_version_ 1799138640392093696