Sem dor, sem ganho! Reflexões sobre o sacrifício percebido de consumo a partir da prática fitness
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17775 |
Resumo: | Objetivo: este artigo analisa o sacrifício percebido pelo consumidor que adota o estilo de vida fitness, propondo reflexões sobre dor, abdicação e esforço.Método: o trabalho é um ensaio teórico, posicionado na abordagem do Sacrifício Percebido do Consumidor, sintetizando o conhecimento, posicionando-se quanto a ele, sendo um recurso para se pensar a realidade. Resultados: a argumentação instituída no ensaio aponta que o sacrifício percebido no estilo de vida do consumidor fitness é estabelecido a partir da ação abdicatória de um desejo, visando ao alcance de um objetivo compensatório, envolvendo uma esfera penosa e outra conchegativa. Neste cenário, a dor é apresentada tanto como elemento penoso para o alcance do belo corpo, da bela aparência e da aceitabilidade, quanto como constituinte da esfera conchegativa, sendo vista como um benefício em si, ao reforçar o discurso ‘no pain, no gain’. Aliás, a relação indivíduo versus corpo, neste estilo, representa uma antítese estabelecida entre amor-próprio e o ódio pela forma do corpo, exigindo práticas de manutenção e modificação constantes na estrutura física do indivíduo e na sua percepção sobre ela. Os riscos e custos envolvidos geram sensações de perda, especialmente do corpo habitual, englobando a esfera penosa do indivíduo que abdica de uma ação, visando alcançar um objetivo recompensador que gera transformações e reconstitui as sensações positivas, dentre elas, o prazer. Contribuições teóricas: a composição da percepção sacrificial retratada no ensaio se diferencia do conceito de sacrifício percebido até então, proposto na literatura, especialmente por meio dos elementos de ação abdicadora de um desejo, bem como da instituição de duas esferas presentes na percepção de sacrifício, observando as particularidades do contexto analisado, que destacam a importância da dor no processo de perceber sacrifício no fitness. Originalidade/relevância: o estudo revela que o objetivo ritualista desse sacrifício busca objetivos mais prosaicos que não estejam ligados às práticas das experiências místicas, mas à conquista do mercado das aparências, por meio de uma boa performance física e, especialmente, visual dos consumidores ávidos por atuarem em seus próprios corpos, purificando-os, continuamente, pela dor. |
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Sem dor, sem ganho! Reflexões sobre o sacrifício percebido de consumo a partir da prática fitnessNo pain, no gain! Reflections on the perception of sacrifice in the fitness consumerSacrifício Percebido; Estilo de Consumo Fitness; Corpo; Dor.Perceived Sacrifice; Consumption Fitness Style; Body; PainObjetivo: este artigo analisa o sacrifício percebido pelo consumidor que adota o estilo de vida fitness, propondo reflexões sobre dor, abdicação e esforço.Método: o trabalho é um ensaio teórico, posicionado na abordagem do Sacrifício Percebido do Consumidor, sintetizando o conhecimento, posicionando-se quanto a ele, sendo um recurso para se pensar a realidade. Resultados: a argumentação instituída no ensaio aponta que o sacrifício percebido no estilo de vida do consumidor fitness é estabelecido a partir da ação abdicatória de um desejo, visando ao alcance de um objetivo compensatório, envolvendo uma esfera penosa e outra conchegativa. Neste cenário, a dor é apresentada tanto como elemento penoso para o alcance do belo corpo, da bela aparência e da aceitabilidade, quanto como constituinte da esfera conchegativa, sendo vista como um benefício em si, ao reforçar o discurso ‘no pain, no gain’. Aliás, a relação indivíduo versus corpo, neste estilo, representa uma antítese estabelecida entre amor-próprio e o ódio pela forma do corpo, exigindo práticas de manutenção e modificação constantes na estrutura física do indivíduo e na sua percepção sobre ela. Os riscos e custos envolvidos geram sensações de perda, especialmente do corpo habitual, englobando a esfera penosa do indivíduo que abdica de uma ação, visando alcançar um objetivo recompensador que gera transformações e reconstitui as sensações positivas, dentre elas, o prazer. Contribuições teóricas: a composição da percepção sacrificial retratada no ensaio se diferencia do conceito de sacrifício percebido até então, proposto na literatura, especialmente por meio dos elementos de ação abdicadora de um desejo, bem como da instituição de duas esferas presentes na percepção de sacrifício, observando as particularidades do contexto analisado, que destacam a importância da dor no processo de perceber sacrifício no fitness. Originalidade/relevância: o estudo revela que o objetivo ritualista desse sacrifício busca objetivos mais prosaicos que não estejam ligados às práticas das experiências místicas, mas à conquista do mercado das aparências, por meio de uma boa performance física e, especialmente, visual dos consumidores ávidos por atuarem em seus próprios corpos, purificando-os, continuamente, pela dor.Purpose: This article analyzes the sacrifice perceived by the consumer who adopts the fitness lifestyle, proposing reflections on pain, abdication and effort.Method: The work is a theoretical essay positioned with the approach of perceived consumer sacrifice to synthesize knowledge, take a stand on it, and become a resource for thinking about reality. Results: The argument established in the essay points out that the sacrifice perceived in the lifestyle of the fitness consumer is established by abdicating a desire, aiming to achieve a compensatory objective involving both a painful and a conchegative sphere. In this scenario, pain is presented as both a hurtful element to be endured to achieve a beautiful body, beautiful appearance and acceptability, as well as a component of the conchegative sphere, where pain is a benefit in itself because it reinforces the 'no pain, no gain' philosophy. In fact, the relationship between the individual and the body in this scenario represents an antithesis established between self-love and hatred of the shape of one’s body, which requires constant maintenance and modification not only to the individual's physical structure but also to his or her perception of it. The risks and costs involved generate feelings of loss, especially for the habitual body, encompassing the painful sphere of the individual who abdicates an action to achieve a rewarding goal that generates transformations and reconstitutes positive feelings that include pleasure.Theorical contributions: The composition of the sacrificial perception portrayed in the essay differs from the concept of perceived sacrifice hitherto proposed in the literature, especially through establishing the elements of action to abdicate a desire, as well as the institution of two spheres for the perception of sacrifice, and observing the particularities of the context analyzed to highlight the importance of pain in the process of perceiving sacrifice in fitness. Originality/relevance: The study reveals that the ritualistic objective of this sacrifice seeks more prosaic goals that are linked not only to the practices of mystical experiences but also to the conquest of the market of appearances through the good physical and especially visual performance of consumers eager to act on their own bodies to purify them continuously through pain.Universidade Nove de Julho - UninoveSilva, Marianny Jessica de BritoFarias, Salomão Alencar de2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1777510.5585/remark.v19i2.17775ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 2 (2020): (abr./jun.); 388-4052177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17775/8381Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-18T18:06:29Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17775Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-01-18T18:06:29REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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