A relação entre a culpa das mães e suas decisões de consumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14893 |
Resumo: | Objetivo: Entender a relao entre a culpa das mes sobre o bem-estar da criana, e suas decises de consumo em relao criana.Mtodo: Utilizamos uma abordagem qualitativa exploratria, realizando 13 entrevistas em profundidade com mes e uma com especialista. Aplicamos a anlise de contedo para analisar os dados.Contribuies: Quatro proposies de pesquisa so desenvolvidas: (i) permitir que a criana tenha maior influncia sobre suas decises de consumo reduz a culpa da me; (ii) menos tempo gasto com a criana leva a uma maior culpa experimentada pela me, em relao ao bem-estar da criana; (iii) a compra de produtos suprfluos para a criana reduz a culpa da me; e (iv) o cumprimento das normas sociais (na perspectiva da me) de consumo da criana reduz a culpa da me.Relevncia/Originalidade: A maioria das pesquisas sobre culpa no comportamento do consumidor enfoca os antecedentes de tal emoo, e poucos artigos investigaram suas consequncias. Nenhum estudo at o momento investigou estratgias de enfrentamento (para reduzir a culpa) usadas por mes que sentem culpa em relao a seus filhos, e como estas estratgias esto associadas a decises de consumo relativas aos filhos. Este artigo preenche esta lacuna na literatura.Implicaes da pesquisa: As implicaes deste trabalho consistem em estimular a compreenso de como a culpa interfere nas decises das mes relativas ao consumo de produtos na infncia de seus filhos . |
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A relação entre a culpa das mães e suas decisões de consumoThe relationship between mothers’ guilt and their consumption decisionsculpa; maternidade; normas sociais; filhosguilt; motherhood; social norms; childrenObjetivo: Entender a relao entre a culpa das mes sobre o bem-estar da criana, e suas decises de consumo em relao criana.Mtodo: Utilizamos uma abordagem qualitativa exploratria, realizando 13 entrevistas em profundidade com mes e uma com especialista. Aplicamos a anlise de contedo para analisar os dados.Contribuies: Quatro proposies de pesquisa so desenvolvidas: (i) permitir que a criana tenha maior influncia sobre suas decises de consumo reduz a culpa da me; (ii) menos tempo gasto com a criana leva a uma maior culpa experimentada pela me, em relao ao bem-estar da criana; (iii) a compra de produtos suprfluos para a criana reduz a culpa da me; e (iv) o cumprimento das normas sociais (na perspectiva da me) de consumo da criana reduz a culpa da me.Relevncia/Originalidade: A maioria das pesquisas sobre culpa no comportamento do consumidor enfoca os antecedentes de tal emoo, e poucos artigos investigaram suas consequncias. Nenhum estudo at o momento investigou estratgias de enfrentamento (para reduzir a culpa) usadas por mes que sentem culpa em relao a seus filhos, e como estas estratgias esto associadas a decises de consumo relativas aos filhos. Este artigo preenche esta lacuna na literatura.Implicaes da pesquisa: As implicaes deste trabalho consistem em estimular a compreenso de como a culpa interfere nas decises das mes relativas ao consumo de produtos na infncia de seus filhos .Objective: This article seeks to understand the relationship between mothers guilt in relation to the childs well-being and their consumption decisions. Methodology: We used an exploratory qualitative approach, with thirteen in-depth interviews with mothers and one specialist. We used content analysis to scrutinize the data.Main results: Four research propositions are presented: (i) allowing the child to have greater influence over their consumption decisions reduces the mothers guilt; (ii) less time spent with the child leads to greater guilt experienced by the mother regarding the childs well-being; (iii) the purchase of superfluous products for the child reduces the mothers guilt; and (iv) compliance with the childs social norms of consumption reduces the mothers guilt.Relevance/Originality: Most of research on guilt in consumer behavior lies in the antecedents of such emotion, and few articles have investigated the consequences of guilt. However, no study thus far has investigated coping strategies (to reduce guilt) used by guilty mothers, towards their children, that are associated to consumption decisions concerning their children.Research implications: The implications of this work consist in stimulating the understanding of how guilt interferes in mothers decisions pertaining to consumption of products for the children.Universidade Nove de Julho - Uninove2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1489310.5585/remark.v18i2.3970ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 18, n. 2 (2019): (abr./jun.); 171-1972177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14893/7122https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14893/7123Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente Battistella-Lima, SuzanaBotelho, Delane2022-01-18T16:26:15Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14893Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-01-18T16:26:15REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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