Experiência de consumo: proposta de um conceito unificador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16103 |
Resumo: | Objetivo: O propósito deste ensaio teórico é identificar os elementos constitutivos da experiência de consumo, a partir de uma análise da literatura, e propor um conceito unificador.Abordagem teórica: A base da experiência de consumo é a compreensão do consumidor não somente como um indivíduo que compra determinado produto em uma perspectiva funcional, mas que adquire bens e serviços pensando nas experiências que vai ter (Sundbo, 2015).Originalidade/relevância: Um dos principais entraves ao desenvolvimento do conteúdo sobre experiência de consumo está na ausência de um conceito que seja consensual entre os principais pesquisadores da área. Ademais, caminhar para a consolidação de um conceito pode contribuir para que o termo receba o reconhecimento acadêmico devido, deixando de limitar-se ao cenário gerencial (Pine Gilmore, 1999; 2013).Resultados: Tem-se que a palavra interação é um aspecto basilar ao conceito de experiência, uma vez que estabelece o início desse fenômeno. Portanto, a construção de um conceito para experiência de consumo deve abarcar o caráter processual que lhe é inerente e contemplar as perspectivas do consumidor e da organização.Contribuições teóricas/metodológicas: A primeira implicação deste conceito refere-se ao fato de a experiência de consumo ser concebida como um processo interativo entre consumidor e propostas de valor de uma organização. Contudo, e aqui reside a principal contribuição deste conceito, ele não se resume à interação destas duas perspectivas, indo além da dualidade entre consumidor e organização. |
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Experiência de consumo: proposta de um conceito unificadorConsumption experience: proposal for a unifying conceptExperiência de consumo; Conceito unificador; Proposta de valor.Consumption experience; Unifying concept; Value offer.Objetivo: O propósito deste ensaio teórico é identificar os elementos constitutivos da experiência de consumo, a partir de uma análise da literatura, e propor um conceito unificador.Abordagem teórica: A base da experiência de consumo é a compreensão do consumidor não somente como um indivíduo que compra determinado produto em uma perspectiva funcional, mas que adquire bens e serviços pensando nas experiências que vai ter (Sundbo, 2015).Originalidade/relevância: Um dos principais entraves ao desenvolvimento do conteúdo sobre experiência de consumo está na ausência de um conceito que seja consensual entre os principais pesquisadores da área. Ademais, caminhar para a consolidação de um conceito pode contribuir para que o termo receba o reconhecimento acadêmico devido, deixando de limitar-se ao cenário gerencial (Pine Gilmore, 1999; 2013).Resultados: Tem-se que a palavra interação é um aspecto basilar ao conceito de experiência, uma vez que estabelece o início desse fenômeno. Portanto, a construção de um conceito para experiência de consumo deve abarcar o caráter processual que lhe é inerente e contemplar as perspectivas do consumidor e da organização.Contribuições teóricas/metodológicas: A primeira implicação deste conceito refere-se ao fato de a experiência de consumo ser concebida como um processo interativo entre consumidor e propostas de valor de uma organização. Contudo, e aqui reside a principal contribuição deste conceito, ele não se resume à interação destas duas perspectivas, indo além da dualidade entre consumidor e organização.Objective: To discuss the theoretical and epistemological foundations of consumption experience, in order to reveal its constitutive dimensions and, moreover, to propose a unifying concept.Theoretical approach: Consumption experience is investigated by two research streams, a functionalist, regarding strategic marketing, and an interpretative one, concerning cultural studies of consumption. Both perspectives are analyzed in this paper, with the purpose of elaborating a concept that encompasses the complexity of this phenomenon.Originality/relevance: This paper seeks to overcome the duality between traditional perspectives on consumption experience, analyzing this construct as a complex phenomenon, composed by consumers, market resources and cultural and social structures, based on a knowledge production system generated by epistemic matrices.Results: six dimensions – emotional, cognitive, utilitarian, pragmatic, material and contextual, form consumption experience. Based on them, a new concept is presented, reconciling the functionalist and interpretive perspectives, understanding consumption experience as a complex phenomenon that encompasses the subjectivity of the consumer, the market logic and the socio-cultural context.Theoretical/methodological contributions: This paper challenges the traditional analysis of consumption experience, presenting a concept that overcomes the consumer-firm duality, situating the phenomenon in time and space, contributing not only to the development of future empirical studies on the theme, but also essays about epistemological intersections necessary for the development of the marketing discipline.Keywords: Consumption experience; unifying concept; value offer.Universidade Nove de Julho - UninoveScussel, Fernanda Bueno CardosoFogaça, NatashaDemo, Gisela2021-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1610310.5585/remark.v20i1.16103ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 20, n. 1 (2021): (jan./mar.); 175-1982177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16103/8824Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketing – ReMarkhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-12T17:39:14Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/16103Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2021-08-12T17:39:14REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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