Perspectivas da Psicologia Evolucionista em Comportamento do Consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12200 |
Resumo: | O homo sapiens vai s compras com uma mente moldada em um ambiente de caadores e coletores.O estudo da biologia evolutiva no se restringe s caractersticas fsicas selecionadas por meio de presses ambientais e sua contribuio para a sobrevivncia e reproduo de organismos. Caractersticas comportamentais tambm so selecionadas e h pouca ou nenhuma discordncia a esse respeito quando o no se trata de comportamentos da espcie homo sapiens. Mdulos mentais selecionados ao longo de um passado ancestral e no necessariamente adaptados ao mundo moderno influenciam, ainda que no percebidos, as decises de seres humanos em ambientes de compra. Mdulos mentais distintos como a atrao de parceiros ou flerte, sua manuteno e cuidado com a prole, a reputao e status perante o grupo e a resposta frente ameaas sobrevivncia, foram selecionados, tal qual caractersticas fsicas, por sua capacidade de resposta aos problemas recorrentes nesse passado ancestral.Vieses cognitivos, sintomas da irracionalidade que para os economistas comportamentais, desafiam os fundamentos da economia clssica, so, para a Psicologia Evolucionista, o resultado de uma racionalidade profunda selecionada em um ambiente ancestral para a resoluo de problemas recorrentes e no perfeitamente adaptada ao mundo atual. Os vieses de hoje so resultados da racionalidade que no passado promoveu adaptao e sobrevivncia.A Psicologia Evolucionista um campo de estudo que visa unificar os domnios da Teoria da Evoluo e da Psicologia Cognitiva procurando responder como um comportamento particular, cognio, emoo e/ou percepo constituiu uma soluo funcional para um problema adaptativo no passado evolutivo. A incorporao de princpios da Psicologia Evolucionista ao estudo do Comportamento do Consumidor oferece uma potencial meta teoria capaz de unificar os diversos subcampos da psicologia, contribuindo para a gerao e testes de hipteses que podem auxiliar na compreenso de fenmenos de consumo universais, em tendncias de consumo distintas dados estmulos que evoquem cada um dos mdulos mentais e no entendimento de decises de consumo em diferentes fases de nossa vida.O estudo da Psicologia Evolucionista pode, luz do carter integrativo do campo de Comportamento do Consumidor, oferecer subsdios baseados em nosso passado evolutivo para a elaborao e teste de hipteses referentes ao desencadeamento de emoes, processo decisrio e diferenas comportamentais em ambientes de compra.Apresentamos nesse ensaio, os pressupostos da Psicologia Evolucionista, fundamentados a partir dos estudos de Darwin e do surgimento das correntes comportamentais darwinistas, suas principais contribuies j publicadas no campo do Comportamento do Consumidor e desenvolvemos doze proposies de pesquisa. |
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Perspectivas da Psicologia Evolucionista em Comportamento do ConsumidorPerspectives of Evolutionary Psychology in Consumer BehaviorComportamento do consumidor, seleção sexual, Darwin, psicologia evolucionista, seleção de pares, heurísticas, módulos cognitivos.Consumer Behavior; Darwin; Evolutionary Psychology; Mate Selection; Heuristics; Cognitive Modules.O homo sapiens vai s compras com uma mente moldada em um ambiente de caadores e coletores.O estudo da biologia evolutiva no se restringe s caractersticas fsicas selecionadas por meio de presses ambientais e sua contribuio para a sobrevivncia e reproduo de organismos. Caractersticas comportamentais tambm so selecionadas e h pouca ou nenhuma discordncia a esse respeito quando o no se trata de comportamentos da espcie homo sapiens. Mdulos mentais selecionados ao longo de um passado ancestral e no necessariamente adaptados ao mundo moderno influenciam, ainda que no percebidos, as decises de seres humanos em ambientes de compra. Mdulos mentais distintos como a atrao de parceiros ou flerte, sua manuteno e cuidado com a prole, a reputao e status perante o grupo e a resposta frente ameaas sobrevivncia, foram selecionados, tal qual caractersticas fsicas, por sua capacidade de resposta aos problemas recorrentes nesse passado ancestral.Vieses cognitivos, sintomas da irracionalidade que para os economistas comportamentais, desafiam os fundamentos da economia clssica, so, para a Psicologia Evolucionista, o resultado de uma racionalidade profunda selecionada em um ambiente ancestral para a resoluo de problemas recorrentes e no perfeitamente adaptada ao mundo atual. Os vieses de hoje so resultados da racionalidade que no passado promoveu adaptao e sobrevivncia.A Psicologia Evolucionista um campo de estudo que visa unificar os domnios da Teoria da Evoluo e da Psicologia Cognitiva procurando responder como um comportamento particular, cognio, emoo e/ou percepo constituiu uma soluo funcional para um problema adaptativo no passado evolutivo. A incorporao de princpios da Psicologia Evolucionista ao estudo do Comportamento do Consumidor oferece uma potencial meta teoria capaz de unificar os diversos subcampos da psicologia, contribuindo para a gerao e testes de hipteses que podem auxiliar na compreenso de fenmenos de consumo universais, em tendncias de consumo distintas dados estmulos que evoquem cada um dos mdulos mentais e no entendimento de decises de consumo em diferentes fases de nossa vida.O estudo da Psicologia Evolucionista pode, luz do carter integrativo do campo de Comportamento do Consumidor, oferecer subsdios baseados em nosso passado evolutivo para a elaborao e teste de hipteses referentes ao desencadeamento de emoes, processo decisrio e diferenas comportamentais em ambientes de compra.Apresentamos nesse ensaio, os pressupostos da Psicologia Evolucionista, fundamentados a partir dos estudos de Darwin e do surgimento das correntes comportamentais darwinistas, suas principais contribuies j publicadas no campo do Comportamento do Consumidor e desenvolvemos doze proposies de pesquisa.Homo sapiens goes shopping with a mind shaped in an environment of hunters and gatherers. The study of evolutionary biology is not restricted to the physical characteristics selected through environmental pressures and their contribution to the survival and reproduction of organisms. Behavioral characteristics are also selected and there is little or no disagreement about that when the behavior is not about the homo sapiens species. Mental modules over a selected ancestor past and not necessarily adapted to the modern world influence, although not perceived, decisions to humans in shopping environments. Different mental modules as attracting partners or flirtation, its maintenance and care of the offspring, reputation and status to the group, and the response against threats to survival were selected, like physical characteristics, for their responsiveness to recurring problems this ancestral past. Cognitive biases, irrationality symptoms to behavioral economists who challenges the foundations of classical economics, are for Evolutionary Psychology the result of a deep rationality selected in an ancestral environment to solve recurring problems and not perfectly adapted to today's world. Biases today are the rationality of the past that promoted adaptation and survival. The Evolutionary Psychology is a field of study that seeks to unify the fields of evolutionary theory and cognitive psychology seeking to respond how a particular behavior, cognition, emotion and / or perception was a functional solution to an adaptive problem in evolutionary past. Incorporating principles of Evolutionary Psychology in Consumer Behavior study provides a potential target theory capable of unifying the various subfields of psychology, contributing to the generation and hypothesis testing that can help in the understanding of universal consumption phenomena in consumer trends, different stimuli that evoke each of mental modules, and understanding consumption decisions at different stages of our life. The study of Evolutionary Psychology can, in the light of the integrative characterist of Consumer Behavior field, provide subsidies based on our evolutionary past for the development and testing of hypotheses regarding the triggering of emotions, decision-making and behavioral differences in purchasing environments. We present in this paper, the assumptions of Evolutionary Psychology, based on studies of Darwin and the rise of Darwinist Behavioral schools of thought, its main contributions already published in Consumer Behavior field and developed twelve propositions research.Universidade Nove de Julho - Uninove2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1220010.5585/remark.v16i4.3776ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 16, n. 4 (2017): Outubro - Dezembro; 549-5622177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12200/5844Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessVils, LeonardoStrehlau, SuzaneMazzieri, Marcos RogérioMaccari, Emerson Antonio2019-02-19T17:38:12Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12200Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-19T17:38:12REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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