Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanola, Fernanda de Aguiar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Ana Cristina, Antunes, Luiz Guilherme Rodrigues, Vieira, Lucas Rocha, Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17774
Resumo: Objetivo: Buscou-se compreender como o item de higiene íntima coletor menstrual se relaciona com a construção da identidade das consumidoras.Método: Este trabalho é qualitativo, exploratório, e foi utilizado o método focus group, em dois momentos distintos, com quinze mulheres que possuíam idade, escolaridade e estado civil diversos. A análise de conteúdo foi usada para interpretação dos dados.Originalidade/Relevância: Este estudo se refere a como funciona o consumo do coletor menstrual no contexto contemporâneo e como as mudanças no consumo reforçaram a necessidade de contestação política, social e econômica.Resultados: O consumo do coletor menstrual vai além da busca por componentes racionais. A obtenção deste produto está relacionada a símbolos associados a preocupações ambientais, aspectos relacionados a saúde, autoconhecimento e autonomia. Além disso, este item é capaz de comunicar a identidade e transformar a realidade das consumidoras no contexto investigado.Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo supre as lacunas sobre como funciona o consumo do coletor menstrual e como este consumo transforma velhas identidades, de modo que proporciona aos atores sociais estudados o discernimento sobre aspectos capazes de transformar a sociedade contemporânea.Contribuições sociais/para a gestão: Este estudo aponta que o uso do coletor menstrual auxiliou na ruptura de padrões limitantes que circundam as relações sociais e comportamentais das mulheres participantes do estudo. Ademais, as empresas que atuam em segmentos similares podem fomentar seu mercado de atuação, a partir da construção de novas consciências mercadológicas relativas a sustentabilidade, a saúde e promoção da autonomia das consumidoras.
id RBM-1_9e6702ccb0b1cebe74184f0ea1e0923f
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/17774
network_acronym_str RBM-1
network_name_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository_id_str
spelling Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrualInside the cup: symbolic and identificatory consumption of menstrual cup consumersConsumo; Mulheres; Coletor menstrual; IdentidadeConsumption; Women; Menstrual cup; Identity.Objetivo: Buscou-se compreender como o item de higiene íntima coletor menstrual se relaciona com a construção da identidade das consumidoras.Método: Este trabalho é qualitativo, exploratório, e foi utilizado o método focus group, em dois momentos distintos, com quinze mulheres que possuíam idade, escolaridade e estado civil diversos. A análise de conteúdo foi usada para interpretação dos dados.Originalidade/Relevância: Este estudo se refere a como funciona o consumo do coletor menstrual no contexto contemporâneo e como as mudanças no consumo reforçaram a necessidade de contestação política, social e econômica.Resultados: O consumo do coletor menstrual vai além da busca por componentes racionais. A obtenção deste produto está relacionada a símbolos associados a preocupações ambientais, aspectos relacionados a saúde, autoconhecimento e autonomia. Além disso, este item é capaz de comunicar a identidade e transformar a realidade das consumidoras no contexto investigado.Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo supre as lacunas sobre como funciona o consumo do coletor menstrual e como este consumo transforma velhas identidades, de modo que proporciona aos atores sociais estudados o discernimento sobre aspectos capazes de transformar a sociedade contemporânea.Contribuições sociais/para a gestão: Este estudo aponta que o uso do coletor menstrual auxiliou na ruptura de padrões limitantes que circundam as relações sociais e comportamentais das mulheres participantes do estudo. Ademais, as empresas que atuam em segmentos similares podem fomentar seu mercado de atuação, a partir da construção de novas consciências mercadológicas relativas a sustentabilidade, a saúde e promoção da autonomia das consumidoras.Study Goal: To understand how the menstrual intimate hygiene item is related to the construction of the identity of consumers. Method: This study is qualitative, exploratory, and the focus group method was used in two distinct moments, with fifteen women who had diverse age, education and marital status. The content analysis was used for data interpretation. Originality/Relevance: This study refers to how menstrual cup consumption works in the contemporary context and how changes in consumption have reinforced the need for political, social and economic contestation. Results: The consumption of the menstrual cup goes beyond the search for rational components. Obtaining this product is related to symbols associated to environmental concerns, health-related aspects, self-knowledge and autonomy. Furthermore, this item is able to communicate the identity and transform the reality of consumers in the investigated context. Theoretical/Method Contributions: This article closes the gaps on how menstrual cup consumption works and how this consumption transforms old identities, so that it provides the studied social actors with discernment on aspects capable of transforming contemporary society.Management/social contributions: This study points out that the use of the menstrual cup helped to break the limiting patterns that surround the social and behavioral relationships of the women participating in the study. In addition, companies that operate in similar segments can foster their market by building new market awareness of sustainability, health and promoting consumer autonomy.Universidade Nove de Julho - UninoveZanola, Fernanda de AguiarFerreira, Ana CristinaAntunes, Luiz Guilherme RodriguesVieira, Lucas RochaVilas Boas, Luiz Henrique de Barros2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1777410.5585/remark.v19i2.17774ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 2 (2020): (abr./jun.); 361-3872177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17774/8380Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-18T18:06:22Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17774Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-01-18T18:06:22REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual
Inside the cup: symbolic and identificatory consumption of menstrual cup consumers
title Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual
spellingShingle Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual
Zanola, Fernanda de Aguiar
Consumo; Mulheres; Coletor menstrual; Identidade
Consumption; Women; Menstrual cup; Identity.
title_short Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual
title_full Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual
title_fullStr Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual
title_full_unstemmed Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual
title_sort Por dentro do copinho: consumo simbólico e identitário das consumidoras de coletor menstrual
author Zanola, Fernanda de Aguiar
author_facet Zanola, Fernanda de Aguiar
Ferreira, Ana Cristina
Antunes, Luiz Guilherme Rodrigues
Vieira, Lucas Rocha
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
author_role author
author2 Ferreira, Ana Cristina
Antunes, Luiz Guilherme Rodrigues
Vieira, Lucas Rocha
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Zanola, Fernanda de Aguiar
Ferreira, Ana Cristina
Antunes, Luiz Guilherme Rodrigues
Vieira, Lucas Rocha
Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo; Mulheres; Coletor menstrual; Identidade
Consumption; Women; Menstrual cup; Identity.
topic Consumo; Mulheres; Coletor menstrual; Identidade
Consumption; Women; Menstrual cup; Identity.
description Objetivo: Buscou-se compreender como o item de higiene íntima coletor menstrual se relaciona com a construção da identidade das consumidoras.Método: Este trabalho é qualitativo, exploratório, e foi utilizado o método focus group, em dois momentos distintos, com quinze mulheres que possuíam idade, escolaridade e estado civil diversos. A análise de conteúdo foi usada para interpretação dos dados.Originalidade/Relevância: Este estudo se refere a como funciona o consumo do coletor menstrual no contexto contemporâneo e como as mudanças no consumo reforçaram a necessidade de contestação política, social e econômica.Resultados: O consumo do coletor menstrual vai além da busca por componentes racionais. A obtenção deste produto está relacionada a símbolos associados a preocupações ambientais, aspectos relacionados a saúde, autoconhecimento e autonomia. Além disso, este item é capaz de comunicar a identidade e transformar a realidade das consumidoras no contexto investigado.Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo supre as lacunas sobre como funciona o consumo do coletor menstrual e como este consumo transforma velhas identidades, de modo que proporciona aos atores sociais estudados o discernimento sobre aspectos capazes de transformar a sociedade contemporânea.Contribuições sociais/para a gestão: Este estudo aponta que o uso do coletor menstrual auxiliou na ruptura de padrões limitantes que circundam as relações sociais e comportamentais das mulheres participantes do estudo. Ademais, as empresas que atuam em segmentos similares podem fomentar seu mercado de atuação, a partir da construção de novas consciências mercadológicas relativas a sustentabilidade, a saúde e promoção da autonomia das consumidoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17774
10.5585/remark.v19i2.17774
url https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17774
identifier_str_mv 10.5585/remark.v19i2.17774
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17774/8380
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketing
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketing
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
dc.source.none.fl_str_mv ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 2 (2020): (abr./jun.); 361-387
2177-5184
reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:RBM
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str RBM
institution RBM
reponame_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
collection REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository.name.fl_str_mv REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org
_version_ 1799138643009339392