Traços de Personalidade e Consumo Sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12132 |
Resumo: | A sustentabilidade ambiental hoje um tema de muitas discusses, tanto no campo da biologia e ecologia quanto da economia. Entre os desdobramentos dessas discusses esto a realizao de fruns internacionais por parte de governos, a promoo de programas de responsabilidade socioambiental por parte das empresas e a realizao de prticas de consumo sustentvel por parte de estratos de consumidores que tentam estimular as empresas a adotar um comportamento ecologicamente correto. Nesse estudo abordou-se o fenmeno do consumo sustentvel, do ponto de vista do consumidor. Mais especificamente, investigaram-se quais traos de personalidade poderiam ser antecedentes do comportamento de consumo sustentvel. O arcabouo terico utilizado para analisar a relao entre traos de personalidade e comportamento de consumo sustentvel foi o Modelo Metaterico de Motivao e Personalidade (Mowen, 2000). Os dados, coletados por meio da aplicao de questionrios e analisados com a modelagem de equaes estruturais, revelaram que os traos frugalidade e conscienciosidade so os que possuem maior relao com o trao propenso ao comportamento de consumo sustentvel, representado pela preferncia por compra de produtos ecolgicos, economia de recursos e realizao da reciclagem de materiais. |
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Traços de Personalidade e Consumo SustentávelPersonality Traits and Sustainable ConsumptionConsumo Sustentável; Traços de Personalidade; Modelo 3M; Modelagem de Equações Estruturais.Sustainable Consumption; Personality Traits; 3M Model; Structural Equation Modeling.A sustentabilidade ambiental hoje um tema de muitas discusses, tanto no campo da biologia e ecologia quanto da economia. Entre os desdobramentos dessas discusses esto a realizao de fruns internacionais por parte de governos, a promoo de programas de responsabilidade socioambiental por parte das empresas e a realizao de prticas de consumo sustentvel por parte de estratos de consumidores que tentam estimular as empresas a adotar um comportamento ecologicamente correto. Nesse estudo abordou-se o fenmeno do consumo sustentvel, do ponto de vista do consumidor. Mais especificamente, investigaram-se quais traos de personalidade poderiam ser antecedentes do comportamento de consumo sustentvel. O arcabouo terico utilizado para analisar a relao entre traos de personalidade e comportamento de consumo sustentvel foi o Modelo Metaterico de Motivao e Personalidade (Mowen, 2000). Os dados, coletados por meio da aplicao de questionrios e analisados com a modelagem de equaes estruturais, revelaram que os traos frugalidade e conscienciosidade so os que possuem maior relao com o trao propenso ao comportamento de consumo sustentvel, representado pela preferncia por compra de produtos ecolgicos, economia de recursos e realizao da reciclagem de materiais. Currently, environmental sustainability is the subject of many discussions, both in biology and ecology and also in economy. The results of these discussions are shown in international forums promoted by governments, programs of social and environmental responsibility carried out by companies, and sustainable consumption initiatives adopted by consumers trying to make a difference through their consumption. This study analyzes the sustainable consumption phenomenon, from the consumer point of view, investigating which personality traits could be antecedents of sustainable consumption behavior. The theoretical framework used to analyze this relationship was the Metatheoretical Model of Motivation and Personality, proposed by Mowen (2000). The data, collected through questionnaires and analyzed with Structural Equation Modeling-SEM, revealed that the traits frugality and conscientiousness were the ones with greater relationship with the superficial trait propensity to sustainable consumption behavior, represented by the traits ecologically-correct purchase, resources saving and recycling. Universidade Nove de Julho - Uninove2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1213210.5585/remark.v15i3.3218ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 15, n. 3 (2016): Julho - Setembro; 297-3132177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12132/5777Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Juliane de AlmeidaVeiga, Ricardo TeixeiraHiguchi, Agnaldo Keiti2019-02-19T17:40:36Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12132Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-19T17:40:36REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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