Traços de Personalidade e Consumo Sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Juliane de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Veiga, Ricardo Teixeira, Higuchi, Agnaldo Keiti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12132
Resumo: A sustentabilidade ambiental hoje um tema de muitas discusses, tanto no campo da biologia e ecologia quanto da economia. Entre os desdobramentos dessas discusses esto a realizao de fruns internacionais por parte de governos, a promoo de programas de responsabilidade socioambiental por parte das empresas e a realizao de prticas de consumo sustentvel por parte de estratos de consumidores que tentam estimular as empresas a adotar um comportamento ecologicamente correto. Nesse estudo abordou-se o fenmeno do consumo sustentvel, do ponto de vista do consumidor. Mais especificamente, investigaram-se quais traos de personalidade poderiam ser antecedentes do comportamento de consumo sustentvel. O arcabouo terico utilizado para analisar a relao entre traos de personalidade e comportamento de consumo sustentvel foi o Modelo Metaterico de Motivao e Personalidade (Mowen, 2000). Os dados, coletados por meio da aplicao de questionrios e analisados com a modelagem de equaes estruturais, revelaram que os traos frugalidade e conscienciosidade so os que possuem maior relao com o trao propenso ao comportamento de consumo sustentvel, representado pela preferncia por compra de produtos ecolgicos, economia de recursos e realizao da reciclagem de materiais.
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