Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Larissa Soares de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luft, Maria Conceição Melo Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12459
Resumo: Objetivo:O presente estudo objetiva validar uma escala multidimensional para mensurao do comportamento de utilizao de mdias sociais, por meio da Teoria do Comportamento Planejado - TPB (Ajzen, 1991), em uma amostra de usurios de Internet brasileiros. Mtodo:Foram abordados os caminhos e procedimentos para a validao da escala estabelecida por Analise Fatorial Confirmatria, em uma amostra de 165 internautas brasileiros de todas as regies do pas.Originalidade/Relevncia:Apesar de basear-se em um modelo terico consagrado, este estudo possui certo teor de originalidade medida que a escala construda pode ser utilizada na verificao do comportamento do usurio em diversas modalidades de mdias sociais.Resultados:A anlise dos dados apresentou a escala multidimensional proposta com 24 itens de construto assim como os resultados obtidos por meio da Anlise Fatorial Confirmatria (AFC) que promoveram o ajustamento da escala, resultando na validao de 19 itens e, consequentemente, da estrutura que a abarca, alcanando ndices satisfatrios nos critrios de confiabilidade, validade convergente e validade discriminante. Contribuies tericas/metodolgicas:A tentativa de construo de uma escala para o uso de mdias sociais, referenciada na TPB, se provou consistente de modo a contribuir para o avano de pesquisas sobre adoo de mdias sociais e comportamento dos usurios.Contribuies sociais / para a gesto:De igual modo, tal escala tambm pode ser utilizada por profissionais na investigao do engajamento de clientes com aplicativos de mdia social e dedues sobre o comportamento volitivo.
id RBM-1_ab5afc52536eb8ff979416aeb15f10bd
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/12459
network_acronym_str RBM-1
network_name_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository_id_str
spelling Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias SociaisValidation of a Multidimensional Scale for the Use of Social MediaMídias Sociais. Teoria do Comportamento Planejado. Escala. Análise Fatorial Confirmatória.Social Media. Theory of Planned Behavior. Scale. Confirmatory Factor Analysis.Objetivo:O presente estudo objetiva validar uma escala multidimensional para mensurao do comportamento de utilizao de mdias sociais, por meio da Teoria do Comportamento Planejado - TPB (Ajzen, 1991), em uma amostra de usurios de Internet brasileiros. Mtodo:Foram abordados os caminhos e procedimentos para a validao da escala estabelecida por Analise Fatorial Confirmatria, em uma amostra de 165 internautas brasileiros de todas as regies do pas.Originalidade/Relevncia:Apesar de basear-se em um modelo terico consagrado, este estudo possui certo teor de originalidade medida que a escala construda pode ser utilizada na verificao do comportamento do usurio em diversas modalidades de mdias sociais.Resultados:A anlise dos dados apresentou a escala multidimensional proposta com 24 itens de construto assim como os resultados obtidos por meio da Anlise Fatorial Confirmatria (AFC) que promoveram o ajustamento da escala, resultando na validao de 19 itens e, consequentemente, da estrutura que a abarca, alcanando ndices satisfatrios nos critrios de confiabilidade, validade convergente e validade discriminante. Contribuies tericas/metodolgicas:A tentativa de construo de uma escala para o uso de mdias sociais, referenciada na TPB, se provou consistente de modo a contribuir para o avano de pesquisas sobre adoo de mdias sociais e comportamento dos usurios.Contribuies sociais / para a gesto:De igual modo, tal escala tambm pode ser utilizada por profissionais na investigao do engajamento de clientes com aplicativos de mdia social e dedues sobre o comportamento volitivo.Objective: This paper aims to validate a multidimensional scale for measuring the behavior of social media use, through the Theory of Planned Behavior - TPB (Ajzen, 1991), in a sample of brazilian Internet users. Method: We analyzed the forms and procedures for the validation of the scale established by Confirmatory Factor Analysis, in a sample of 165 Brazilian internauts from all regions of the country. Originality / relevance: Although it is based on a well-established theoretical model, this study has a certain content of originality as the constructed scale can be used to verify user behavior in various social media modalities. Results: The analysis of the data presented the proposed multidimensional scale with 24 items of construct as well as the results obtained through the Confirmatory Factor Analysis (AFC) that promoted the adjustment of the proposed scale, resulting in the validation of 19 items and, consequently, of the structure that includes: showed satisfactory indices in the reliability criteria, convergent validity and discriminant validity. Theoretical / Methodological contributions: The attempt to build a scale for the use of social media, referenced in the TPB, has proven consistent in order to contribute to the advancement of research on adoption of social media and user behavior. Social / Managerial contributions: Similarly, such scale can also be used by professionals in research engagement of customers with social media applications and deductions on volitional behavior.Universidade Nove de Julho - Uninove2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1245910.5585/remark.v17i4.3905ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 17, n. 4 (2018): Outubro - Dezembro; 603-6192177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12459/6018Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Larissa Soares deLuft, Maria Conceição Melo Silva2019-02-27T02:18:03Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12459Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-27T02:18:03REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
Validation of a Multidimensional Scale for the Use of Social Media
title Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
spellingShingle Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
Queiroz, Larissa Soares de
Mídias Sociais. Teoria do Comportamento Planejado. Escala. Análise Fatorial Confirmatória.
Social Media. Theory of Planned Behavior. Scale. Confirmatory Factor Analysis.
title_short Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
title_full Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
title_fullStr Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
title_full_unstemmed Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
title_sort Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
author Queiroz, Larissa Soares de
author_facet Queiroz, Larissa Soares de
Luft, Maria Conceição Melo Silva
author_role author
author2 Luft, Maria Conceição Melo Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Larissa Soares de
Luft, Maria Conceição Melo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias Sociais. Teoria do Comportamento Planejado. Escala. Análise Fatorial Confirmatória.
Social Media. Theory of Planned Behavior. Scale. Confirmatory Factor Analysis.
topic Mídias Sociais. Teoria do Comportamento Planejado. Escala. Análise Fatorial Confirmatória.
Social Media. Theory of Planned Behavior. Scale. Confirmatory Factor Analysis.
description Objetivo:O presente estudo objetiva validar uma escala multidimensional para mensurao do comportamento de utilizao de mdias sociais, por meio da Teoria do Comportamento Planejado - TPB (Ajzen, 1991), em uma amostra de usurios de Internet brasileiros. Mtodo:Foram abordados os caminhos e procedimentos para a validao da escala estabelecida por Analise Fatorial Confirmatria, em uma amostra de 165 internautas brasileiros de todas as regies do pas.Originalidade/Relevncia:Apesar de basear-se em um modelo terico consagrado, este estudo possui certo teor de originalidade medida que a escala construda pode ser utilizada na verificao do comportamento do usurio em diversas modalidades de mdias sociais.Resultados:A anlise dos dados apresentou a escala multidimensional proposta com 24 itens de construto assim como os resultados obtidos por meio da Anlise Fatorial Confirmatria (AFC) que promoveram o ajustamento da escala, resultando na validao de 19 itens e, consequentemente, da estrutura que a abarca, alcanando ndices satisfatrios nos critrios de confiabilidade, validade convergente e validade discriminante. Contribuies tericas/metodolgicas:A tentativa de construo de uma escala para o uso de mdias sociais, referenciada na TPB, se provou consistente de modo a contribuir para o avano de pesquisas sobre adoo de mdias sociais e comportamento dos usurios.Contribuies sociais / para a gesto:De igual modo, tal escala tambm pode ser utilizada por profissionais na investigao do engajamento de clientes com aplicativos de mdia social e dedues sobre o comportamento volitivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed Article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12459
10.5585/remark.v17i4.3905
url https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12459
identifier_str_mv 10.5585/remark.v17i4.3905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12459/6018
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
dc.source.none.fl_str_mv ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 17, n. 4 (2018): Outubro - Dezembro; 603-619
2177-5184
reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:RBM
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str RBM
institution RBM
reponame_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
collection REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository.name.fl_str_mv REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org
_version_ 1799138642004803584