Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12459 |
Resumo: | Objetivo:O presente estudo objetiva validar uma escala multidimensional para mensurao do comportamento de utilizao de mdias sociais, por meio da Teoria do Comportamento Planejado - TPB (Ajzen, 1991), em uma amostra de usurios de Internet brasileiros. Mtodo:Foram abordados os caminhos e procedimentos para a validao da escala estabelecida por Analise Fatorial Confirmatria, em uma amostra de 165 internautas brasileiros de todas as regies do pas.Originalidade/Relevncia:Apesar de basear-se em um modelo terico consagrado, este estudo possui certo teor de originalidade medida que a escala construda pode ser utilizada na verificao do comportamento do usurio em diversas modalidades de mdias sociais.Resultados:A anlise dos dados apresentou a escala multidimensional proposta com 24 itens de construto assim como os resultados obtidos por meio da Anlise Fatorial Confirmatria (AFC) que promoveram o ajustamento da escala, resultando na validao de 19 itens e, consequentemente, da estrutura que a abarca, alcanando ndices satisfatrios nos critrios de confiabilidade, validade convergente e validade discriminante. Contribuies tericas/metodolgicas:A tentativa de construo de uma escala para o uso de mdias sociais, referenciada na TPB, se provou consistente de modo a contribuir para o avano de pesquisas sobre adoo de mdias sociais e comportamento dos usurios.Contribuies sociais / para a gesto:De igual modo, tal escala tambm pode ser utilizada por profissionais na investigao do engajamento de clientes com aplicativos de mdia social e dedues sobre o comportamento volitivo. |
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Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias SociaisValidation of a Multidimensional Scale for the Use of Social MediaMídias Sociais. Teoria do Comportamento Planejado. Escala. Análise Fatorial Confirmatória.Social Media. Theory of Planned Behavior. Scale. Confirmatory Factor Analysis.Objetivo:O presente estudo objetiva validar uma escala multidimensional para mensurao do comportamento de utilizao de mdias sociais, por meio da Teoria do Comportamento Planejado - TPB (Ajzen, 1991), em uma amostra de usurios de Internet brasileiros. Mtodo:Foram abordados os caminhos e procedimentos para a validao da escala estabelecida por Analise Fatorial Confirmatria, em uma amostra de 165 internautas brasileiros de todas as regies do pas.Originalidade/Relevncia:Apesar de basear-se em um modelo terico consagrado, este estudo possui certo teor de originalidade medida que a escala construda pode ser utilizada na verificao do comportamento do usurio em diversas modalidades de mdias sociais.Resultados:A anlise dos dados apresentou a escala multidimensional proposta com 24 itens de construto assim como os resultados obtidos por meio da Anlise Fatorial Confirmatria (AFC) que promoveram o ajustamento da escala, resultando na validao de 19 itens e, consequentemente, da estrutura que a abarca, alcanando ndices satisfatrios nos critrios de confiabilidade, validade convergente e validade discriminante. Contribuies tericas/metodolgicas:A tentativa de construo de uma escala para o uso de mdias sociais, referenciada na TPB, se provou consistente de modo a contribuir para o avano de pesquisas sobre adoo de mdias sociais e comportamento dos usurios.Contribuies sociais / para a gesto:De igual modo, tal escala tambm pode ser utilizada por profissionais na investigao do engajamento de clientes com aplicativos de mdia social e dedues sobre o comportamento volitivo.Objective: This paper aims to validate a multidimensional scale for measuring the behavior of social media use, through the Theory of Planned Behavior - TPB (Ajzen, 1991), in a sample of brazilian Internet users. Method: We analyzed the forms and procedures for the validation of the scale established by Confirmatory Factor Analysis, in a sample of 165 Brazilian internauts from all regions of the country. Originality / relevance: Although it is based on a well-established theoretical model, this study has a certain content of originality as the constructed scale can be used to verify user behavior in various social media modalities. Results: The analysis of the data presented the proposed multidimensional scale with 24 items of construct as well as the results obtained through the Confirmatory Factor Analysis (AFC) that promoted the adjustment of the proposed scale, resulting in the validation of 19 items and, consequently, of the structure that includes: showed satisfactory indices in the reliability criteria, convergent validity and discriminant validity. Theoretical / Methodological contributions: The attempt to build a scale for the use of social media, referenced in the TPB, has proven consistent in order to contribute to the advancement of research on adoption of social media and user behavior. Social / Managerial contributions: Similarly, such scale can also be used by professionals in research engagement of customers with social media applications and deductions on volitional behavior.Universidade Nove de Julho - Uninove2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1245910.5585/remark.v17i4.3905ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 17, n. 4 (2018): Outubro - Dezembro; 603-6192177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12459/6018Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Larissa Soares deLuft, Maria Conceição Melo Silva2019-02-27T02:18:03Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12459Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-27T02:18:03REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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